Detalhes do Projeto de Pesquisa

AMBIENTE FORMATIVO E DISCIPLINAS COMUNS ECISS: INDICADORES DE PREDISPOSIÇÃO À EDUCAÇÃO E COLABORAÇÃO INTERPROFISSIONAL DE GRADUANDOS DA ÁREA DA SAÚDE

Dados do Projeto

729

AMBIENTE FORMATIVO E DISCIPLINAS COMUNS ECISS: INDICADORES DE PREDISPOSIÇÃO À EDUCAÇÃO E COLABORAÇÃO INTERPROFISSIONAL DE GRADUANDOS DA ÁREA DA SAÚDE

2022/2 até 2024/1

ESCOLA DE CIÊNCIAS SOCIAIS E DA SAÚDE

CLÍNICA, SUBJETIVIDADES E SAÚDE

Saúde: educação, avaliação e intervenção

SEBASTIÃO BENICIO DA COSTA NETO

Resumo do Projeto

Este estudo tem por objetivo geral avaliar a percepção do ambiente formativo oferecido pelas disciplinas comuns da ECISS e indicadores de predisposição à interprofissiona-lidade. Interprofissionalidade se refere à quando duas ou mais profissões aprendem juntas sobre si mesma, sobre a outra profissão é sobre como colaborar mutualmente. Ambiente formativo é o conjunto de aspectos materiais, logísticos e pedagógicos utili-zados ao se propor o ensino de um determinado conhecimento ou formação de habili-dades e competências. Este estudo terá uma parte de revisão da literatura e outra em-pírica, mista, com características documental, transversal, prospectiva e correlacional. Farão parte desse estudo 120 discentes, de ambos os sexos, matriculados nas disci-plinas comuns da ECISS. Os mesmos serão avaliados no inicio e ao final da disciplina comum ECISS, por meio de um questionário sociodemográfico e de aspectos clínicos, do Questionário ¿Dundee ready educational environment measure¿ ¿ DREEM, da Es-cala Jefferson de Atitudes Relacionadas à Colaboração Interprofissional ¿ EJARCI e da Readiness for Interprofessional Learning Scale ¿ RIPLS. Os dados serão submeti-dos ao SPSS, versão 23, para análise descritiva e correlacional. Espera-se produzir evidências sobre o impacto das disciplinas ECISS na formação de habilidades e com-petências para a interprofissionalidade.

Objetivos

1.1 Geral: Avaliar a percepção do ambiente formativo oferecido pelas disciplinas comuns da ECISS e indicadores de predisposição à interprofissionalidade.


1.2 Específicos: 

  • Realizar uma revisão integrativa sobre ambientes formativo/educacionais e interprofissionalidade;
  • Avaliar características das disciplinas comuns ECISS e verificar ofertas de disciplinas optativas indicadoras de interprofissionalidade;
  • Caracterizar a condição sociodemográfica e acadêmica dos participantes das disciplinas comuns ECISS;
  • Avaliar a predisposição discente à interprofissionalidade, no início e ao final de disciplinas comuns ECISS;
  • Avaliar a percepção discente do ambiente formativo, no início e ao final de disciplinas comuns ECISS;
  • Correlacionar dados sociodemográficos, dimensões do ambiente formativo das disciplinas comuns ECISS e predisposição à interprofissionalidade.

Justificativa

Este estudo se justifica por compreender que existem poucas evidências acerca da predisposição de discentes à interprofissionalidade, bem como pouco se tem de conhecimento acumulado sobre os efeitos das disciplinas comuns da ECISS. Tal investigação pode auxiliar na sensibilização docente quanto às alterações nos processos de ensino-aprendizagem no contexto da graduação em saúde da PUC Goiás.

Equipe do Projeto

Nome Função no projeto Função no Grupo Tipo de Vínculo Titulação
Nível de Curso
SEBASTIÃO BENICIO DA COSTA NETO
Email: sebastiaobenicio@gmail.com
Coordenador Líder [professor] [doutor]