Detalhes do Projeto de Pesquisa

SINTOMAS OSTEOMUSCULARES EM ESTUDANTES DE FISIOTERAPIA DURANTE A PANDEMIA PELO COVID-19

Dados do Projeto

726

SINTOMAS OSTEOMUSCULARES EM ESTUDANTES DE FISIOTERAPIA DURANTE A PANDEMIA PELO COVID-19

2022/1 até 2024/2

ESCOLA DE CIÊNCIAS SOCIAIS E DA SAÚDE

GRUPO DE INVESTIGAÇÃO EM PROMOÇÃO DA SAÚDE E INTEGRALIDADE DO CUIDADO

Teorias, Métodos e Processos de Cuidar em Saúde

CEJANE OLIVEIRA MARTINS PRUDENTE

Resumo do Projeto

Relatos de sintomas osteomusculares têm sido frequentes no ambiente acadêmico e o período de pandemia pelo COVID-19 pode ter agravado ainda mais estes sintomas nos estudantes, devido mudanças importantes nos hábitos de vida. O objetivo desta pesquisa é analisar os fatores relacionados aos sintomas osteomusculares em estudantes de Fisioterapia durante a pandemia pelo COVID-19. Estudo transversal analítico. A amostra será composta por estudantes, de qualquer região do Brasil, que estiverem cursando graduação em Fisioterapia, com idade igual ou superior a 18 anos e que não estejam fazendo outra graduação ou especialização. O Termo de Consentimento Livre e Esclarecido, juntamente com o Questionário sociodemográfico e acadêmico, Questionário Nórdico de Sintomas Osteomusculares e Escala de Percepção de Estresse serão disponibilizados por meio de formulário online e distribuídos segundo o método Snowball. Os resultados encontrados poderão contribuir para que as instituições de ensino superior possam oferecer maior suporte aos estudantes, planejando e subsidiando ações de promoção da saúde.

Objetivos

Objetivo Geral 

            Analisar os sintomas osteomusculares em estudantes de Fisioterapia durante a pandemia pelo COVID-19.


Objetivos Específicos

  • Analisar os estudos que investigaram os sintomas osteomusculares em estudantes do ensino superior durante a pandemia pelo COVID-19;
  • Descrever o perfil sociodemográfico e acadêmico dos graduandos em Fisioterapia, das diferentes regiões do Brasil;
  • Identificar a localização dos sintomas osteomusculares dos graduandos em Fisioterapia, das diferentes regiões do Brasil, durante a pandemia pelo COVID-19;
  • Avaliar o nível de estresse em estudantes da Fisioterapia durante pandemia pelo COVID-19;
  • Relacionar fatores sociodemográficos e acadêmicos com a presença e localização dos sintomas osteomusculares dos graduandos de Fisioterapia, durante a pandemia pelo COVID-19.

Justificativa

      A dor musculoesquelética é um problema que afeta fisioterapeutas e estudantes de fisioterapia (SILVA; SILVA, 2005). Conhecer e prevenir este problema nestes estudantes é importante, tendo em vista que a vida profissional se inicia na academia (MORAIS et al., 2019).

        As medidas de prevenção de contágio, durante a pandemia pelo COVID-19, provocaram mudanças no estilo de vida das pessoas, com redução da prática de atividade física e aumento do uso de dispositivos tecnológicos (MALTA et al., 2020). Assim, os estudantes passaram por desafios neste período, como o isolamento social e o aprendizado por meio de atividades remotas (VIEIRA et al., 2020).

        Conhecer os fatores relacionados aos sintomas osteomusculares dos estudantes de Fisioterapia durante a pandemia pelo COVID-19, irá auxiliar na implementação de estratégias de promoção da saúde, que garantam bem-estar na graduação, favorecendo um ambiente propício à aprendizagem, incentivando um estilo de vida saudável na futura vida profissional.

Equipe do Projeto

Nome Função no projeto Função no Grupo Tipo de Vínculo Titulação
Nível de Curso
CEJANE OLIVEIRA MARTINS PRUDENTE
Email: cejanemp@hotmail.com
Coordenador Pesquisador [professor] [doutor]
LETICIA AGUIAR GUIMARAES
Email: leticia.aguiarguimaraes@gmail.com
Pesquisador Estudante [aluno] [null]
MAYSA FERREIRA MARTINS RIBEIRO
Email: maysa.enf@pucgoias.edu.br
Pesquisador Líder Adjunto [] []