Detalhes do Projeto de Pesquisa

O TRÂNSITO SEMIÓTICO DA OBRA DE MIGUEL JORGE

Dados do Projeto

725

O TRÂNSITO SEMIÓTICO DA OBRA DE MIGUEL JORGE

2022/1 até 2025/2

ESCOLA DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES E HUMANIDADES

CRÍTICA, TRADUÇÃO E TRANSCRIAÇÃO

CRÍTICA LITERÁRIA, TRADUÇÃO E TRANSCRIAÇÃO

CUSTODIA ANNUNZIATA SPENCIERI DE OLIVEIRA

Resumo do Projeto

O processo de semiose, natural e vivo no ser humano, apresenta-se como um processo de intercomunicação social, como uma troca. Em algumas situações, mostra-se na forma da arte, assumindo características diversas, segundo o sistema semiótico que utiliza para apresentar-se como signo. Miguel Jorge, ilustre escritor goiano, reconhecido internacionalmente, tem uma obra vasta e diversificada, que utiliza a ação do signo em toda sua possibilidade, criando uma obra literária rica não só no sentido estético, mas na sua capacidade de produzir e crescer o processo de semiose. O processo de intersemiose na obra literária de Miguel Jorge já foi analisado em pesquisa anterior e faz-se importante analisar as obras não literárias do autor. O trânsito por diversos sistemas semióticos, que Miguel Jorge empreende, faz de sua obra um manancial muito rico para pesquisa. O presente estudo quer alcançar o trabalho de Miguel Jorge na sua criação em outros sistemas semióticos, que não o literário. Analisará cinema, teatro e ópera, sistemas semióticos pelos quais transita M. Semiótica; cinema; teatro; ópera.

Objetivos

2 OBJETIVO


2.1. Objetivo Geral 

Analisar na obra cinematográfica, teatral e operística de Miguel Jorge, como o autor organiza o processo de semiose. 

2.2. Objetivos Específicos 

Comparar a produção do processo de semiose dos gêneros cinematográfico, teatral e operístico com os gêneros literários já analisados.

Justificativa

Justificativa

A Semiótica é uma ciência nascida, contemporaneamente, na América do Norte, na Europa Ocidental e na Europa Oriental. Surgiu da consciência de que o mundo é representação, que todas as coisas são signos que se expõem à interpretação. 

Na Arte, em suas diversas formas de apresentação, bem como na Comunicação, faz-se, de real importância seu estudo, porque ele demonstra a capacidade de ação do signo em suas variadas formas significantes, provocando investigações que transitarão por outras áreas do conhecimento. Usar o texto artístico  como instrumento de investigação do processo de semiose provocado pelas variadas formas significantes que se apresentam em sistemas semióticos diversos, é criar a possibilidade de avanço das reflexões sobre esse sistemas. Para além deles, cria-se a possibilidade de analogia com investigações com outras áreas do conhecimento.

Equipe do Projeto

Nome Função no projeto Função no Grupo Tipo de Vínculo Titulação
Nível de Curso
CUSTODIA ANNUNZIATA SPENCIERI DE OLIVEIRA
Email: csoliveira09@gmail.com
Coordenador Pesquisador [professor] [doutor]