Detalhes do Projeto de Pesquisa

QUALIDADE DO SONO EM ESTUDANTES UNIVERSITÁRIOS DURANTE PERÍODOS AVALIATIVOS

Dados do Projeto

719

QUALIDADE DO SONO EM ESTUDANTES UNIVERSITÁRIOS DURANTE PERÍODOS AVALIATIVOS

2022/2 até 2024/2

ESCOLA DE CIÊNCIAS MÉDICAS E DA VIDA

GRUPO DE FISIOLOGIA APLICADA

Sociedade, Ambiente e Saúde

GRAZIELA TORRES BLANCH

Resumo do Projeto

Estudos recentes provam que a qualidade do sono está relacionada com o desempenho de estudantes universitários. Além disso, o sono é imprescindível para a consolidação de memória e a manutenção da neuroplasticidade do cérebro, dessa forma, a diminuição da qualidade do sono no que se refere à quantidade de horas dormidas, barulhos no ambiente, quantidade de luz e uso de medicamentos, entre outros, ocasionam na diminuição da atenção e cognição o que em um ambiente de aprendizagem pode influenciar na performance acadêmica do estudante. Atividades propostas pelas universidades como abundância de trabalhos, alta carga horária e, ainda, a conciliação de atividade laboral com a faculdade caracterizando uma rotina exaustiva, acabam interferindo na qualidade do sono dos discentes. A partir do projeto de pesquisa intitulado ¿Qualidade do sono em estudantes durante períodos avaliativos¿ almeja-se explorar a influência do sono na performance acadêmica de estudantes além de analisar sexo, faixa etária, atividade laboral, renda familiar, uso de medicamentos psicotrópicos e saúde mental dos universitários. O público-alvo deste estudo serão estudantes universitários maiores de 18 anos. Esse levantamento será realizado a partir de dois formulários usando a ferramenta Google Forms®. Espera-se ampliar os conhecimentos acerca da relação entre qualidade do sono e desempenho acadêmico e estimular debates e ponderações sobre o assunto.

Objetivos

Geral

Estabelecer a relação entre a qualidade do sono e o desempenho acadêmico dos estudantes universitários durante períodos avaliativos.

Específicos

  • Compreender a importância do sono no aprendizado.
  • Quantificar e caracterizar esses universitários, por meio de 2 formulários, com perguntas coerentes e objetivas, que serão disponibilizados por meio do Google Forms®.

Avaliar se há piora do sono do decorrer dos cursos

Justificativa

Esse trabalho demonstra ampla pertinência, pois há uma correlação negativa entre a inconsistência da qualidade do sono e a pontuação em avaliações, indicando que uma maior inconsistência na duração do sono e qualidades ambientais está associada a uma pontuação geral mais baixa (4). Além disso, estudos feitos na Arábia Saudita revelam que mais de 50% dos participantes universitários relataram ter menos de 7 horas de sono e apresentavam vários tipos de distúrbios do sono e sentiam-se cansados ao acordar, sonolentos durante o período diurno, ficavam irritados facilmente, tinham dificuldade de concentração e preocupações com a quantidade de sono e dormiam mal durante a faculdade (11). Com isso, o sono insuficiente é um empecilho comum em estudantes universitários, especialmente, durante períodos avaliativos que geram maiores níveis de estresse, impactando negativamente na performance diária dos alunos.

Dessa forma, há precisão de analisar estudantes universitário, principalmente quando estes estiverem em período de avaliações para certificar-se se a qualidade do sono dos discentes está apropriada, porque uma má qualidade do sono possui consequências preocupantes, principalmente, em universitários, pois o corpo discente está se preparando para assumir as responsabilidades de suas futuras profissões e a ausência de hábitos saudáveis no que tange à qualidade do sono influenciará na saúde quando de fato assumirem as posições no mercado de trabalho para as quais estão sendo preparados. Assim, hábitos não saudáveis de sono influenciam futuramente nas atividades laborais e, consequentemente, no desenvolvimento das empresas do país.

Por fim, é necessário evidenciar a importância de desenvolver e aprimorar as grades curriculares dos cursos universitários de forma a permitir períodos de descanso e estudo ao alunoOutrossim, salientar a necessidade de divulgar recomendações referentes a quantidade de sono necessária ao aprendizado evitando, desse modo, a exaustão.

Equipe do Projeto

Nome Função no projeto Função no Grupo Tipo de Vínculo Titulação
Nível de Curso
GRAZIELA TORRES BLANCH
Email: grazielatb@gmail.com
Coordenador Líder [professor] [doutor]