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O ACOMPANHAMENTO DE EGRESSOS DO PROGRAMA DE DOUTORADO EM EDUCAÇÃO PUC/GOIÁS: UMA AÇÃO ESTRATÉGICA
2022/2 até 2026/2
ESCOLA DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES E HUMANIDADES
POLÍTICAS EDUCACIONAIS E GESTÃO ESCOLAR
Estado, Políticas e Instituições Educacionais
MARIA ESPERANÇA FERNANDES CARNEIRO
OBJETIVO GERAL
Nosso propósito é recolher dados e analisá-los para viabilizar uma política de acompanhamento de egressos/as do PPGE/GO que subsidiem a Comissão Permanente de Avaliação da Pós-Graduação.
Objetivos Específicos
1) Verificar a produção científica dos egressos/as para o avanço do conhecimento e para o desenvolvimento regional/nacional;
2) conhecer quais são as contribuições futuras para a formação de profissionais da educação com base nas atividades que os egressos/as têm participado;
3) apreender as sugestões dos egressos/as para a reformulação da grade curricular e reestruturação dos próprios cursos como processos de intercâmbio de projetos de pesquisa, produção conjunta de conhecimento científico interinstitucionais.
Antes de terminarmos a nossa pesquisa o “ESTADO DA ARTE: a produção de teses do Programa de Doutorado em Educação PUC/Goiás 2007 a 2017”, diante dos registros alcançados, começamos a pensar em outro projeto de acompanhamento desses/as egressos/as. Como proposto no projeto de pesquisa do estudo referenciado, reescrevemos a história do Programa de Educação da Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC/GO) quando ele completou a produção de 100 teses. Mapeamos, catalogamos e sistematizamos o conhecimento produzido de 53 teses desde às suas dimensões quantiqualitativas, às principais temáticas tratadas, bem como as categorias de análise, metodologias anunciadas e bibliografias mais usadas, o que fez emergir a importância de realizarmos um trabalho sobre esses doutores/as autores/as, ou seja, os/as egressos/as do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação (PUC/GO, 2016).
Inferimos a necessidade de acompanharmos a carreira profissional dos egressos/as do PPGE, os autores das 53 teses pesquisadas, procurando mensurar a qualidade do curso realizado por eles quanto a formação profissional docente, assim como de pesquisador, que lhes foram ofertadas e que podem ser constatadas na evolução do percurso da produção do conhecimento científico, feita por eles, e em sua atuação no desenvolvimento socioeconômico e cultural que desenvolvem nas instituições onde trabalham.
Os Planos Institucionais dos Programas de Pós-Graduação têm como um de seus objetivos avaliar a qualidade dos programas stricto sensu que disponibiliza via acompanhamento de seus egressos/as. Parte desse objetivo de acompanhamento de egressos/as advém da necessidade de conhecer, interpretar e analisar os impactos que os cursos de doutorado e sua produção científica produzem e na contribuição para o avanço do conhecimento que proporcionam, bem como impactam na formação de profissionais da educação, de pesquisadores e no desenvolvimento regional e nacional como caminho de reestruturação dos próprios cursos. Visa, ainda, construir subsídios para possibilitar o intercâmbio de projetos de pesquisa, isto é, produção conjunta de conhecimento científico; e mais, investigar e historicizar qual a percepção dos egressos/as do curso, doutores/as, quanto a contribuição do doutorado para as suas carreiras profissionais, e se o doutorado os motiva ao aperfeiçoamento continuado como a realização do pós-doutorado.
Como visto, muitas são as questões que nos instigam a realizar este projeto de pesquisa, e outra importante questão envolvida é a contribuição que ele representa na construção de um banco de dados que subsidie o acompanhamento da evolução da produção de conhecimento do PPGE e de seus egressos via instituição.
Corrêa et al. (2016, p. 11) perceberam que
o acompanhamento de egressos da pós-graduação stricto sensu é uma ação estratégica necessária nas universidades, pelos benefícios que tal ação poderá promover, sejam eles: fornecimento de subsídios que permitem ao curso avaliar o seu impacto na carreira dos egressos, potencializar a formação de seus futuros alunos[...]
A Pós-Graduação stricto sensu, no Brasil, segundo Azevedo e Santos (2009, p. 534), é muito bem avaliada e reconhecida enquanto sistema por parte da comunidade científica, nacional e internacional.
Tal reconhecimento se deve ao formato e à seriedade que as políticas públicas para a pós-graduação tomaram em termos de definições e das ações voltadas para esse setor, o que se expressou, entre outros modos, em sua expansão contínua, com qualidade, nos últimos 40 anos (ibidem).
Os programas de pós-graduação foram institucionalizados via parecer nº. 977, em 3 de dezembro de 1965, aprovado pela Câmara de Ensino Superior (CES) do então Conselho Federal de Educação (CFE), em plena ditadura militar. Como explicam Azevedo e Santos (2009, p. 535), não se pode deixar de criticar dois pontos: “[...] a repressão que mutilou bibliotecas e programas e expulsou professores e alunos do sistema educacional” e a fundamentação na filosofia tecnicista apoiada em “regulação própria de regimes de exceção” que, “além de se basearem no modelo norte-americano”, mostravam um “país que procurava estabelecer controles sobre as sociedades periféricas – como era o nosso caso”. Entretanto, deve-se reconhecer o aporte de recursos disponibilizados para a produção da pesquisa científica e tecnológica para a formação da elite, ainda que o alicerce de tais recursos residissem na repressão e no autoritarismo.
Azevedo, Oliveira e Catani (2016, 791) destacam que a CAPES, desde sua criação 1951, constituiu-se em Agência Nacional de Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal da pós-graduação stricto sensu (mestrado e doutorado) em todos os estados da Federação tem papel fundamental na expansão e consolidação, pois
desempenha papel fundamental no apoio, mas, em contrapartida, na heteronomia do campo científico, aí incluída a pós-graduação (mestrados e doutorados), pois, ao mesmo tempo, a CAPES acredita, credencia, avalia, supervisiona, financia e regula o Sistema Nacional de Pós-graduação no Brasil, estabelecendo políticas, programas e ações de manutenção e expansão. A CAPES incentiva a cooperação internacional e a internacionalização da ciência e do campo da Educação Superior.
Corrêa et al. (2016, p.8) chamam a atenção para a necessidade das Universidades realizarem o acompanhamento dos egressos/as, uma vez que, é exigência da CAPES, vinculada ao Ministério da Educação (MEC), em seu processo de avaliação do impacto social da formação inicial e continuada de professores e pesquisadores egressos/as dos cursos de Pós-graduação stricto sensu. Dentre as suas atribuições a CAPES realiza
avaliação e reconhecimento da pós-graduação stricto sensu, acesso e divulgação da produção científica, investimentos na formação de recursos no país e no exterior, promoção da cooperação científica internacional e indução e fomento da formação inicial e continuada de professores para a educação básica (ibidem).
Teixeira (2015), em sua dissertação de mestrado, faz uma interessante abordagem sobre a sinalização realizada pela CAPES no sentido da importância do acompanhamento dos egressos/as como instrumento de avaliação dos cursos de Pós-graduação da carreira docente, da qualidade do aprimoramento técnico-científico construído, da produção científica, sobretudo das sugestões dos egressos para a reformulação da grade curricular. Portanto, há pertinência na estruturação de um projeto de pesquisa de acompanhamento de egressos/as do PPGE da PUC/GO, no que concerne ao curso de doutorado, considerando que tal iniciativa pode resgatar a experiência acumulada nos 15 anos de sua atividade de formação de profissionais da área da educação, sendo este um desafio inadiável.
O Programa de Pós-Graduação em Educação da Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PPGE) foi fundado em 1999. Os projetos iniciais de mestrado e doutorado foram implantados e coordenados pelos professores Dr.ª Iria Brzezinski e Dr. José Carlos Libâneo, nos primeiros anos.
A idealização/criação do Mestrado (em 1999) foi oficializado por recomendação da CAPES, em março de 2001, e reconhecido pelo Ministério da Educação/CNE, conforme Processo n.º 23001 - 000114/2001 - 34 e Parecer da Câmara do Ensino Superior (CES) 0859/2001.
Já o curso de Doutorado foi credenciado, com conceito 4, pelo Ministério da Educação/CAPES, conforme Processo 23001 000114/2001 e Parecer da Câmara do Ensino Superior nº. 0859/2001, do Conselho Nacional de Educação, nos termos do Diário Oficial da União, de 21/2/2007, Seção nº. 35, ISSN 17677-7042. O Programa de Doutorado constituiu-se em três linhas de pesquisa, quais sejam: Teorias da Educação e Processos Pedagógicos; Estado, Políticas e Instituições Educacionais; Educação, Sociedade e Cultura.
Na sequência dos acontecimentos, a Universidade Católica de Goiás, instituição de ensino superior comunitária, privada, e vinculada a Igreja Católica foi reconhecida pelo Vaticano, em 8 setembro de 2009, como Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC/Goiás).
A Pós-graduação em Educação, de 1999 a 14 de fevereiro de 2022, já formou 457 mestres e 163 doutores.
De forma que este projeto de pesquisa tem o intuito de construir instrumentos para viabilizar o acompanhamento desses egressos do nosso Programa de Educação, ou seja, produzir contribuições para a Comissão Permanente de Avaliação da Pós-Graduação.
Nome | Função no projeto | Função no Grupo | Tipo de Vínculo | Titulação Nível de Curso |
---|---|---|---|---|
ARISTOTELES MESQUITA DE LIMA NETTO
Email: aristoteles@unifimes.edu.br |
Pesquisador | Estudante | [aluno] | [null] |
IRIA BRZEZINSKI
Email: iriaucg@yahoo.com.br |
Pesquisador | Pesquisador | [] | [] |
JOSE GERALDO DA SILVA
Email: geraldo.viana@ifgoiano.edu.br |
Pesquisador | Estudante | [aluno] | [null] |
LUCIA HELENA RINCON AFONSO
Email: luciarincon@gmail.com |
Pesquisador | Líder Adjunto | [professor] | [doutor] |
MARIA CRISTINA DAS GRACAS DUTRA MESQUITA
Email: mcristinadm@yahoo.com.br |
Pesquisador | Pesquisador | [professor] | [doutor] |
MARIA ESPERANÇA FERNANDES CARNEIRO
Email: esperancacarneiro@outlook.com |
Coordenador | Pesquisador | [professor] | [doutor] |
MARIA JOSE PEREIRA DE OLIVEIRA DIAS
Email: mjpgoster@gmail.com |
Pesquisador | Estudante | [] | [] |
RENATO BARROS DE ALMEIDA
Email: renatobalmeida@hotmail.com |
Pesquisador | Pesquisador | [professor] | [doutor] |
RITA DE CASSIA RODRIGUES DEL BIANCO
Email: ritadelbianco63@gmail.com |
Pesquisador | Estudante | [aluno] | [null] |
SERGIO CARUSO
Email: sergioccaruso@gmail.com |
Pesquisador | Estudante | [aluno] | [null] |
SUELY VIEIRA LOPES
Email: suelyvl51@gmail.com |
Pesquisador | Estudante | [] | [] |