Detalhes do Projeto de Pesquisa

O ACOMPANHAMENTO DE EGRESSOS DO PROGRAMA DE DOUTORADO EM EDUCAÇÃO PUC/GOIÁS: UMA AÇÃO ESTRATÉGICA

Dados do Projeto

716

O ACOMPANHAMENTO DE EGRESSOS DO PROGRAMA DE DOUTORADO EM EDUCAÇÃO PUC/GOIÁS: UMA AÇÃO ESTRATÉGICA

2022/2 até 2026/2

ESCOLA DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES E HUMANIDADES

POLÍTICAS EDUCACIONAIS E GESTÃO ESCOLAR

Estado, Políticas e Instituições Educacionais

MARIA ESPERANÇA FERNANDES CARNEIRO

Resumo do Projeto

Visando contribuir para a construção e viabilização do Projeto Institucional do Programa de Educação PUC/GO de Doutorado que promove o acompanhamento de seus egressos, pretendemos continuar a pesquisa com os 53 autores egressos que produziram as teses do PPGE (2007/2017), finalizada no ano de 2022 e intitulada ¿ESTADO DA ARTE: a produção de teses do Programa de Doutorado em Educação PUC/Goiás 2007 a 2017¿. Portanto, situamos nosso problema em conhecer e mensurar os impactos que o curso de doutorado causou segundo a percepção de seus egressos/as, doutores/as. Assim, com vistas a interpretar e analisar tais dados, buscaremos determinar os seguintes aspectos e influências nos textos: 1. produção científica para o avanço do conhecimento; 2. formação de profissionais da educação; 3. desenvolvimento regional e nacional e; 4. reestruturação dos próprios cursos como processos de intercâmbio de projetos de pesquisa; e produção conjunta de conhecimento científico interinstitucionais. Nosso propósito é que os dados recolhidos e analisados possam viabilizar uma política de acompanhamento de egressos do PPGE/GO de modo a constituir uma Comissão Permanente de Avaliação da Pós-Graduação. Antes de terminarmos a nossa pesquisa o ¿ESTADO DA ARTE: a produção de teses do Programa de Doutorado em Educação PUC/Goiás 2007 a 2017¿, diante dos registros alcançados, começamos a pensar em outro projeto de acompanhamento desses/as egressos/as. Como proposto no projeto de pesquisa do estudo referenciado, reescrevemos a história do Programa de Educação da Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC/GO) quando ele completou a produção de 100 teses. Mapeamos, catalogamos e sistematizamos o conhecimento produzido de 53 teses desde às suas dimensões quantiqualitativas, às principais temáticas tratadas, bem como as categorias de análise, metodologias anunciadas e bibliografias mais usadas, o que fez emergir a importância de realizarmos um trabalho sobre esses doutores/as autores/as, ou seja, os/as egressos/as do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação (PUC/GO, 2016). Inferimos a necessidade de acompanharmos a carreira profissional dos egressos/as do PPGE, os autores das 53 teses pesquisadas, procurando mensurar a qualidade do curso realizado por eles quanto a formação profissional docente, assim como de pesquisador, que lhes foram ofertadas e que podem ser constatadas na evolução do percurso da produção do conhecimento científico, feita por eles, e em sua atuação no desenvolvimento socioeconômico e cultural que desenvolvem nas instituições onde trabalham. De forma que este projeto de pesquisa tem o intuito de construir instrumentos para viabilizar o acompanhamento desses egressos do nosso Programa de Educação, ou seja, produzir contribuições para a Comissão Permanente de Avaliação da Pós-Graduação. Assim, propomos uma organização dos passos a serem seguidos nesta pesquisa. Como estratégia metodológica iniciaremos os estudos com os autores/as egressos/as das 53 teses analisadas na pesquisa anterior ¿ESTADO DA ARTE: a produção de teses do Programa de Doutorado em Educação PUC/Goiás 2007 a 2017¿ (CARNEIRO e outros), que contempla três Linhas de Pesquisa do Programa de Educação PUC/GO, nos valendo dos conhecimentos científicos, socialmente produzidos, estabelecendo as conexões com o real na compreensão, interpretação e análise dos dados coletados.

Objetivos

OBJETIVO GERAL


Nosso propósito é recolher dados e analisá-los para viabilizar uma política de acompanhamento de egressos/as do PPGE/GO que subsidiem a Comissão Permanente de Avaliação da Pós-Graduação.


Objetivos Específicos


1) Verificar a produção científica dos egressos/as para o avanço do conhecimento e para o desenvolvimento regional/nacional; 

2)  conhecer quais são as contribuições futuras para a  formação de profissionais da educação com base nas atividades que os egressos/as têm participado;

3) apreender as sugestões dos egressos/as para a reformulação da grade curricular e reestruturação dos próprios cursos como processos de intercâmbio de projetos de pesquisa, produção conjunta de conhecimento científico interinstitucionais. 

Justificativa

Antes de terminarmos a nossa pesquisa o “ESTADO DA ARTE: a produção de teses do Programa de Doutorado em Educação PUC/Goiás 2007 a 2017”, diante dos registros alcançados, começamos a pensar em outro projeto de acompanhamento desses/as egressos/as. Como proposto no projeto de pesquisa do estudo referenciado, reescrevemos a história do Programa de Educação da Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC/GO) quando ele completou a  produção de 100 teses. Mapeamos, catalogamos e sistematizamos o conhecimento produzido de 53 teses desde às suas dimensões quantiqualitativas, às principais temáticas tratadas, bem como as categorias de análise, metodologias anunciadas e bibliografias mais usadas,  o que fez emergir a importância de realizarmos um trabalho sobre esses doutores/as autores/as, ou seja, os/as egressos/as do  Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação (PUC/GO, 2016)

Inferimos a necessidade de acompanharmos a carreira profissional dos egressos/as do PPGE, os autores das 53 teses pesquisadas, procurando mensurar a qualidade do curso realizado por eles quanto a formação profissional docente, assim como de pesquisador, que lhes foram ofertadas e que podem ser constatadas na evolução do percurso da produção do conhecimento científico, feita por eles, e em sua atuação no desenvolvimento socioeconômico e cultural que desenvolvem nas instituições onde trabalham. 

Os Planos Institucionais dos Programas de Pós-Graduação têm como um de seus objetivos avaliar a qualidade dos programas stricto sensu que disponibiliza via acompanhamento de seus egressos/as. Parte desse objetivo de acompanhamento de egressos/as advém da necessidade de conhecer, interpretar e analisar os impactos que os cursos de doutorado e sua produção científica produzem e na contribuição para o avanço do conhecimento que proporcionam, bem como impactam na formação de profissionais da educação, de pesquisadores e no desenvolvimento regional e nacional como caminho de reestruturação dos próprios cursos. Visa, ainda, construir subsídios para possibilitar o intercâmbio de projetos de pesquisa, isto é, produção conjunta de conhecimento científico; e mais, investigar e historicizar qual a percepção dos egressos/as do curso, doutores/as, quanto a contribuição do doutorado para as suas carreiras profissionais, e se o doutorado os motiva ao aperfeiçoamento continuado como a realização do pós-doutorado. 

Como visto, muitas são as questões que nos instigam a realizar este projeto de pesquisa, e outra importante questão envolvida é a contribuição que ele representa na construção de um banco de dados que subsidie o acompanhamento da evolução da produção de conhecimento do PPGE e de seus egressos via instituição.

Corrêa et al. (2016, p. 11) perceberam que


o acompanhamento de egressos da pós-graduação stricto sensu é uma ação estratégica necessária nas universidades, pelos benefícios que tal ação poderá promover, sejam eles: fornecimento de subsídios que permitem ao curso avaliar o seu impacto na carreira dos egressos, potencializar a formação de seus futuros alunos[...] 


A Pós-Graduação stricto sensu, no Brasil, segundo Azevedo e Santos (2009, p. 534), é muito bem avaliada e reconhecida enquanto sistema por parte da comunidade científica, nacional e internacional. 


Tal reconhecimento se deve ao formato e à seriedade que as políticas públicas para a pós-graduação tomaram em termos de definições e das ações voltadas para esse setor, o que se expressou, entre outros modos, em sua expansão contínua, com qualidade, nos últimos 40 anos (ibidem). 


Os programas de pós-graduação foram institucionalizados via parecer nº. 977, em 3 de dezembro de 1965, aprovado pela Câmara de Ensino Superior (CES) do então Conselho Federal de Educação (CFE), em plena ditadura militar. Como explicam Azevedo e Santos (2009, p. 535), não se pode deixar de criticar dois pontos: “[...] a repressão que mutilou bibliotecas e programas e expulsou professores e alunos do sistema educacional” e a fundamentação na filosofia tecnicista apoiada em “regulação própria de regimes de exceção” que, “além de se basearem no modelo norte-americano”, mostravam um “país que procurava estabelecer controles sobre as sociedades periféricas – como era o nosso caso”. Entretanto, deve-se reconhecer o aporte de recursos disponibilizados para a produção da pesquisa científica e tecnológica para a formação da elite, ainda que o alicerce de tais recursos residissem na repressão e no autoritarismo.

Azevedo, Oliveira e Catani (2016, 791) destacam que a CAPES, desde sua criação 1951, constituiu-se em Agência Nacional de Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal da pós-graduação stricto sensu (mestrado e doutorado) em todos os estados da Federação tem papel fundamental na expansão e consolidação, pois 


desempenha papel fundamental no apoio, mas, em contrapartida, na heteronomia do campo científico, aí incluída a pós-graduação (mestrados e doutorados), pois, ao mesmo tempo, a CAPES acredita, credencia, avalia, supervisiona, financia e regula o Sistema Nacional de Pós-graduação no Brasil, estabelecendo políticas, programas e ações de manutenção e expansão. A CAPES incentiva a cooperação internacional e a internacionalização da ciência e do campo da Educação Superior. 


Corrêa et al. (2016, p.8) chamam a atenção para a necessidade das Universidades realizarem o acompanhamento dos egressos/as, uma vez que, é exigência da CAPES, vinculada ao Ministério da Educação (MEC), em seu processo de avaliação do impacto social da formação inicial e continuada de professores e pesquisadores egressos/as dos cursos de Pós-graduação stricto sensu. Dentre as suas atribuições a CAPES realiza 

avaliação e reconhecimento da pós-graduação stricto sensu, acesso e divulgação da produção científica, investimentos na formação de recursos no país e no exterior, promoção da cooperação científica internacional e indução e fomento da formação inicial e continuada de professores para a educação básica (ibidem).


Teixeira (2015), em sua dissertação de mestrado, faz uma interessante abordagem sobre a sinalização realizada pela CAPES no sentido da importância do acompanhamento dos egressos/as como instrumento de avaliação dos cursos de Pós-graduação da carreira docente, da qualidade do aprimoramento técnico-científico construído, da produção científica, sobretudo das sugestões dos egressos para a reformulação da grade curricular. Portanto, há pertinência na estruturação de um projeto de pesquisa de acompanhamento de egressos/as do PPGE da PUC/GO, no que concerne ao curso de doutorado, considerando que tal iniciativa pode resgatar a experiência acumulada nos 15 anos de sua atividade de formação de profissionais da área da educação, sendo este um desafio inadiável.

O Programa de Pós-Graduação em Educação da Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PPGE) foi fundado em 1999. Os projetos iniciais de mestrado e doutorado foram implantados e coordenados pelos professores Dr.ª Iria Brzezinski e Dr. José Carlos Libâneo, nos primeiros anos.

A idealização/criação do Mestrado (em 1999) foi oficializado por recomendação da CAPES, em março de 2001, e reconhecido pelo Ministério da Educação/CNE, conforme Processo n.º 23001 - 000114/2001 - 34 e Parecer da Câmara do Ensino Superior (CES) 0859/2001. 

Já o curso de Doutorado foi credenciado, com conceito 4, pelo Ministério da Educação/CAPES, conforme Processo 23001 000114/2001 e Parecer da Câmara do Ensino Superior nº. 0859/2001, do Conselho Nacional de Educação, nos termos do Diário Oficial da União, de 21/2/2007, Seção nº. 35, ISSN 17677-7042. O Programa de Doutorado constituiu-se em três linhas de pesquisa, quais sejam: Teorias da Educação e Processos Pedagógicos; Estado, Políticas e Instituições Educacionais; Educação, Sociedade e Cultura. 

Na sequência dos acontecimentos, a Universidade Católica de Goiás, instituição de ensino superior comunitária, privada, e vinculada a Igreja Católica foi reconhecida pelo Vaticano, em 8 setembro de 2009, como Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC/Goiás).

A Pós-graduação em Educação, de 1999 a 14 de fevereiro de 2022, já formou 457 mestres e 163 doutores.

De forma que este projeto de pesquisa tem o intuito de construir instrumentos para viabilizar o acompanhamento desses egressos do nosso Programa de Educação, ou seja, produzir contribuições para a Comissão Permanente de Avaliação da Pós-Graduação.

Equipe do Projeto

Nome Função no projeto Função no Grupo Tipo de Vínculo Titulação
Nível de Curso
ARISTOTELES MESQUITA DE LIMA NETTO
Email: aristoteles@unifimes.edu.br
Pesquisador Estudante [aluno] [null]
IRIA BRZEZINSKI
Email: iriaucg@yahoo.com.br
Pesquisador Pesquisador [] []
JOSE GERALDO DA SILVA
Email: geraldo.viana@ifgoiano.edu.br
Pesquisador Estudante [aluno] [null]
LUCIA HELENA RINCON AFONSO
Email: luciarincon@gmail.com
Pesquisador Líder Adjunto [professor] [doutor]
MARIA CRISTINA DAS GRACAS DUTRA MESQUITA
Email: mcristinadm@yahoo.com.br
Pesquisador Pesquisador [professor] [doutor]
MARIA ESPERANÇA FERNANDES CARNEIRO
Email: esperancacarneiro@outlook.com
Coordenador Pesquisador [professor] [doutor]
MARIA JOSE PEREIRA DE OLIVEIRA DIAS
Email: mjpgoster@gmail.com
Pesquisador Estudante [] []
RENATO BARROS DE ALMEIDA
Email: renatobalmeida@hotmail.com
Pesquisador Pesquisador [professor] [doutor]
RITA DE CASSIA RODRIGUES DEL BIANCO
Email: ritadelbianco63@gmail.com
Pesquisador Estudante [aluno] [null]
SERGIO CARUSO
Email: sergioccaruso@gmail.com
Pesquisador Estudante [aluno] [null]
SUELY VIEIRA LOPES
Email: suelyvl51@gmail.com
Pesquisador Estudante [] []