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CONSOLAR E LIBERTAR: MISSÃO PROFÉTICA DO DÊUTERO-ISAÍAS
2022/1 até 2025/2
ESCOLA DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES E HUMANIDADES
RELIGIÃO, TEOLOGIA E SOCIEDADE
RELIGIÃO, LITERATURA SAGRADA E IDENTIDADE ÉTNICA
ROSEMARY FRANCISCA NEVES SILVA
Objetivo Geral
Compreender como era o cotidiano dos exilados no exílio babilônico a partir do Dêutero-Isaías, bem como as de dor, escravidão e opressão vivenciada pela mulheres negras refugiadas no Brasil, evidenciando as aproximações de libertação e esperança e consolo tanto dos exilados do período babilônico, como as mulheres negras refugiadas e migrantes no Brasil.
Objetivos Específicos
A proposta da temática em questão é dar continuidade em uma pesquisa que já venho desenvolvendo desde o mestrado e que aos poucos vamos ampliando e ao mesmo tempo delimitando o objeto de investigação em cada projeto. No projeto que proponho busco investigar como o povo do cativeiro vivenciaram a consolação e a libertação em meio a dor e a escravidão? Qual o contexto histórico, social, político e religioso vivenciado pelos exilados no período exílico? Dentre as pessoas exiladas no exílio da Babilônia qual o era a situação particular da mulher estrangeira? Apesar da distância histórica entre o exílio da Babilônia e a atualidade quais as aproximações entre a mulher estrangeira e pobre no exílio da Babilônia e a mulher estrangeira, refugiada e migrante no Brasil nos anos de 2020 a 2022?
Por meio da análise das categorias esperança, consolação, libertação, e sociedade é possível afirmar que os exiliados do exílio da Babilônia estavam sem esperança e em busca de consolação, porque estavam vivendo em outra nação, longe de seu templo, de suas raízes.
Sentiam sem esperança e desconsolados, porque foram levados à força para uma terra estrangeira, viviam em condições precárias como se fossem presos, trabalhavam muito nas plantações e nunca ficavam com a colheita.
A pesquisa propõe mostrar a figura do exilado que é apresentado no Dêutero-Isaías, tendo como referenciais teóricos para comprovar nossa hipótese o método histórico-crítico, a leitura conflitual e a hermenêutica que nos possibilitará uma melhor compreensão do texto proposto.
No que tange à exegese, o método histórico-crítico permitirá trabalhar o texto bíblico como fonte histórica e, nesta perspectiva, analisá-lo como produto que passou por um processo de evolução histórica permeada por realidades concretas (WEGNER, 1998, p. 17).
Nome | Função no projeto | Função no Grupo | Tipo de Vínculo | Titulação Nível de Curso |
---|---|---|---|---|
AGNES GOMES MORAIS
Email: agnesgmorais05@gmail.com |
Pesquisador | Estudante | [aluno] | [null] |
ALDA LOUREIRO DE PAULA SANTOS
Email: aldaloureiro16@gmail.com |
Pesquisador | Estudante | [aluno] | [null] |
ANTONIO COSTA MIRANDA JUNIOR
Email: antoniocosta171@gmail.com |
Pesquisador | Estudante | [aluno] | [null] |
JOAO BASILIO FERNANDES JUNIOR
Email: joaobasilius@outlook.com |
Pesquisador | Estudante | [] | [] |
KARINE MARQUES RODRIGUES TEIXEIRA
Email: karinemrt@yahoo.com.br |
Pesquisador | Estudante | [externo, aluno] | [mestre, null] |
LAURA NAVES OLIVEIRA
Email: laauranaves@gmail.com |
Pesquisador | Estudante | [aluno] | [null] |
NAYARA DO VALE MOREIRA
Email: nayaramoreiras2@gmail.com |
Pesquisador | Estudante | [aluno] | [null] |
ROSEMARY FRANCISCA NEVES SILVA
Email: rosemarynf@gmail.com |
Coordenador | Líder | [professor] | [doutor] |
SEBASTIAO RODRIGUES FRANCO JUNIOR
Email: menorah1707@gmail.com |
Pesquisador | Estudante | [aluno] | [null] |
VERONNICA TELES DOS SANTOS SILVA
Email: veteles03051818@hotmail.com |
Pesquisador | Estudante | [aluno] | [null] |