Detalhes do Projeto de Pesquisa

CONSOLAR E LIBERTAR: MISSÃO PROFÉTICA DO DÊUTERO-ISAÍAS

Dados do Projeto

712

CONSOLAR E LIBERTAR: MISSÃO PROFÉTICA DO DÊUTERO-ISAÍAS

2022/1 até 2025/2

ESCOLA DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES E HUMANIDADES

RELIGIÃO, TEOLOGIA E SOCIEDADE

RELIGIÃO, LITERATURA SAGRADA E IDENTIDADE ÉTNICA

ROSEMARY FRANCISCA NEVES SILVA

Resumo do Projeto

O objeto de pesquisa é o livro de Dêutero-Isaías a partir da leitura conflitual, com o intuito de evidenciar como os exilados experienciaram a libertação e a consolação no cotidiano marcado pela escravidão. O estudo busca ainda retratar a memória dos exilados do período exílico da Babilônia na busca pela libertação e esperança como consolo de uma vida melhor, sem opressão. Compreendendo como era o cotidiano, as questões políticas, econômicas, sociais e religiosas vivenciadas tanto pelos exilados no exílio babilônico, bem como das mulheres negras refugiadas e migrantes no Brasil nos anos de 2020 a 2022. Evidenciando assim, as aproximações de libertação e afirmação de sua identidade nos dois períodos, a partir do Dêutero-Isaías. Espera-se que os resultados desta pesquisa sejam relevantes para futuras reflexões e ensino das questões de escravidão, libertação, esperança, as representações coletivas e a concepção de sociedade tanto no exílico babilônico, como no Brasil nos dias atuais.

Objetivos

Objetivo Geral


          Compreender como era o cotidiano dos exilados no exílio babilônico a partir do Dêutero-Isaías, bem como as de dor, escravidão e opressão vivenciada pela mulheres negras refugiadas no Brasil, evidenciando as aproximações de libertação e esperança e consolo tanto dos exilados do período babilônico, como as mulheres negras refugiadas e migrantes no Brasil.


 Objetivos Específicos


  •   Verificar no livro de Dêutero-Isaías os relatos explícitos e implícitos do cotidiano dos exilados.
  •   Conhecer e entender o cotidiano dos exilados no período exílico.
  •   Identificar como se dava as representações coletivas que levavam a crer na consolação e na e libertação.
  •    Mostrar qual é a concepção de sociedade, a partir do contexto social vivido pelos exilados.
  •   Fazer uma leitura das aproximações de busca pela libertação e consolo por meio da esperança experienciadas pelas mulheres do exílio babilônico e as mulheres negras refugiadas e migrantes no Brasil.

Justificativa

        A proposta da temática em questão é dar continuidade em uma pesquisa que já venho desenvolvendo desde o mestrado e que aos poucos vamos ampliando e ao mesmo tempo delimitando o objeto de investigação em cada projeto. No projeto que proponho busco investigar como o povo do cativeiro vivenciaram a consolação e a libertação em meio a dor e a escravidão? Qual o contexto histórico, social, político e religioso vivenciado pelos exilados no período exílico? Dentre as pessoas exiladas no exílio da Babilônia qual o era a situação particular da mulher estrangeira? Apesar da distância histórica entre o exílio da Babilônia e a atualidade quais as aproximações entre a mulher estrangeira e pobre no exílio da Babilônia e a mulher estrangeira, refugiada e migrante no Brasil nos anos de 2020 a 2022?

        Por meio da análise das categorias esperança, consolação, libertação, e sociedade  é possível afirmar que os exiliados do exílio da Babilônia estavam sem esperança e em busca de consolação, porque estavam vivendo em outra nação, longe de seu templo, de suas raízes. 

Sentiam sem esperança e desconsolados, porque foram levados à força para uma terra estrangeira, viviam em condições precárias como se fossem presos, trabalhavam muito nas plantações e nunca ficavam com a colheita.

        A pesquisa propõe mostrar a figura do exilado que é apresentado no Dêutero-Isaías, tendo como referenciais teóricos para comprovar nossa hipótese o método histórico-crítico, a leitura conflitual e a hermenêutica que nos possibilitará uma melhor compreensão do texto proposto.

No que tange à exegese, o método histórico-crítico permitirá trabalhar o texto bíblico como fonte histórica e, nesta perspectiva, analisá-lo como produto que passou por um processo de evolução histórica permeada por realidades concretas (WEGNER, 1998, p. 17).

Equipe do Projeto

Nome Função no projeto Função no Grupo Tipo de Vínculo Titulação
Nível de Curso
AGNES GOMES MORAIS
Email: agnesgmorais05@gmail.com
Pesquisador Estudante [aluno] [null]
ALDA LOUREIRO DE PAULA SANTOS
Email: aldaloureiro16@gmail.com
Pesquisador Estudante [aluno] [null]
ANTONIO COSTA MIRANDA JUNIOR
Email: antoniocosta171@gmail.com
Pesquisador Estudante [aluno] [null]
JOAO BASILIO FERNANDES JUNIOR
Email: joaobasilius@outlook.com
Pesquisador Estudante [] []
KARINE MARQUES RODRIGUES TEIXEIRA
Email: karinemrt@yahoo.com.br
Pesquisador Estudante [externo, aluno] [mestre, null]
LAURA NAVES OLIVEIRA
Email: laauranaves@gmail.com
Pesquisador Estudante [aluno] [null]
NAYARA DO VALE MOREIRA
Email: nayaramoreiras2@gmail.com
Pesquisador Estudante [aluno] [null]
ROSEMARY FRANCISCA NEVES SILVA
Email: rosemarynf@gmail.com
Coordenador Líder [professor] [doutor]
SEBASTIAO RODRIGUES FRANCO JUNIOR
Email: menorah1707@gmail.com
Pesquisador Estudante [aluno] [null]
VERONNICA TELES DOS SANTOS SILVA
Email: veteles03051818@hotmail.com
Pesquisador Estudante [aluno] [null]