Detalhes do Projeto de Pesquisa

ESTUDO DA PROTEÇÃO INESPECÍFICA CONTRA DOENÇAS INFECCIOSAS INDUZIDA PELA VACINAÇÃO POR INFLUENZA E MMR

Dados do Projeto

692

ESTUDO DA PROTEÇÃO INESPECÍFICA CONTRA DOENÇAS INFECCIOSAS INDUZIDA PELA VACINAÇÃO POR INFLUENZA E MMR

2021/2 até 2025/2

ESCOLA DE CIÊNCIAS MÉDICAS E DA VIDA

GRUPO DE FISIOLOGIA APLICADA

Sociedade, Ambiente e Saúde

CLAYSON MOURA GOMES

Resumo do Projeto

O efeito protetor da vacina contra influenza pode ser atribuído a indução da memória imunológica inata. Esta mesma associação também foi demonstrada para a vacinação com BCG, tríplice viral e pólio. Atualmente, vários ensaios clínicos estão sendo conduzidos para estudar o impacto da vacinação BCG, tríplice viral e pólio contra COVID-19, porém estudos com número maiores de participantes assim como dados clínicos prospectivos disponíveis, são essenciais para comprovarem os efeitos benéficos destas vacinas. Embora vacinas específicas para COVID-19 e outras doenças infecciosas tenham sido desenvolvidas e comprovadamente eficazes, há razões importantes para avaliar em um ensaio clínico randomizado controlado por grupo placebo o efeito das vacinas contra influenza e tríplice viral nessas doenças. Com isso o objetivo deste estudo é avaliar a proteção inespecífica induzida pela vacinação pela Influenza e tríplice viral (sarampo, caxumba e rubéola) em profissionais de segurança de Goiás, dependentes, colaboradores, parceiros e sociedade atendida pelos programas de extensão. O tipo de estudo será um ensaio clínico controlado randomizado controlado por placebo, onde os participantes serão monitorados através de dados fornecidos por um questionário, espera-se que o reforço destas vacinas favoreça a imunidade e proteção da população.

Objetivos

Avaliar a proteção inespecífica induzida pela vacinação pela Influenza e tríplice viral (sarampo, caxumba e rubéola) em profissionais de segurança de Goiás, dependentes, colaboradores, parceiros e sociedade atendida pelos programas de extensão. 

Justificativa

O efeito protetor da vacina contra influenza pode ser atribuído a indução da memória imunológica inata. Esta mesma associação também foi demonstrada para a vacinação com BCG, tríplice viral (sarampo, caxumba e rubéola) e pólio (contra a poliomielite) (40). Atualmente, vários ensaios clínicos estão sendo conduzidos para estudar o impacto da vacinação BCG, tríplice viral e pólio contra COVID-19, porém estudos com número maiores de participantes assim como dados clínicos prospectivos disponíveis, são essenciais para comprovarem os efeitos benéficos destas vacinas. Embora vacinas específicas para COVID-19 e outras doenças infecciosas tenham sido desenvolvidas e comprovadamente eficazes, há razões importantes para avaliar em um ensaio clínico randomizado controlado por grupo placebo o efeito das vacinas contra influenza e tríplice viral em COVID-19:

- As vacinas específicas COVID-19 ainda não estão disponíveis para todos os segmentos da população e, especialmente, não para a maioria da população nos países em desenvolvimento;

- O surgimento de novas variantes do SARS-CoV-2, especialmente a variante P1 do Brasil, pode muito bem estar associado à redução da resposta às vacinas. Uma vacina protetora, imunomoduladora que proteja de forma independente do antígeno seria de grande importância.

- Também seria conceitualmente importante saber se a vacina contra influenza ou sarampo, rubéola e caxumba podem induzir proteção heteróloga contra outras infecções virais, no contexto de futuras pandemias.

Equipe do Projeto

Nome Função no projeto Função no Grupo Tipo de Vínculo Titulação
Nível de Curso
CLAYSON MOURA GOMES
Email: claysonmoura@yahoo.com.br
Coordenador Pesquisador [professor] [doutor]
SERGIO HENRIQUE NASCENTE COSTA
Email: sergionascente17@gmail.com
Pesquisador Pesquisador [] []