Detalhes do Projeto de Pesquisa

HISTÓRIA E MEMORIA: O PATRIMÔNIO HISTÓRICO COMO PROCESSO FORMATIVO DE JOVENS

Dados do Projeto

691

HISTÓRIA E MEMORIA: O PATRIMÔNIO HISTÓRICO COMO PROCESSO FORMATIVO DE JOVENS

2022/1 até 2024/2

ESCOLA DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES E HUMANIDADES

JUVENTUDE E EDUCAÇÃO

Educação, Sociedade e Cultura

ALDIMAR JACINTO DUARTE

Resumo do Projeto

Este trabalho se vincula ao Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação da Pontifícia Universidade Católica de Goiás na linha de pesquisa: Educação, Sociedade e Cultura. Tem aderência ao grupo de pesquisa `Juventude e Educação cadastrado no CNPq. O objeto da pesquisa é investigar o patrimônio histórico como processo formativo em três municípios do Estado de Goiás que serão definidos no decorrer da pesquisa a partir de critérios elaborados resultantes da investigação. Pretende-se compreender quais os sentidos que um grupo de jovens atribui ao patrimônio histórico e cultural de sua cidade e como tal percepção contribui na compreensão da história e da memória coletiva de sua comunidade. Parte-se do seguinte problema de pesquisa: Quais os sentidos atribuídos por um grupo de jovens em três cidades Goianas acerca do patrimônio histórico material e imaterial e quais as relações que estabelecem quanto à sua identidade cultural e social? Orienta-se teórica e metodologicamente pelos referenciais vinculados à História e à Memória, bem como no conjunto de autores que abordam sobre Patrimônio Histórico Cultural e Educação Patrimonial. A hipótese é que há um distanciamento considerável entre o patrimônio histórico das cidades e a formação dos jovens, consubstanciando-se em uma lacuna entre a história e memória de um povo e a formação das novas gerações.

Objetivos

Objetivo geral 

Compreender os sentidos atribuídos por um grupo de jovens de três diferentes cidades do Estado do Goiás quanto à importância, relevância e historicidade dos monumentos históricos de sua localidade, bem como, o significado de tais monumentos na formação de uma concepção de povo, nação e distinções sociais. 


 Objetivos específicos 


  1. Investigar acerca do papel formativo do patrimônio histórico e educação patrimonial na construção de identidade e cultura de um povo; 
  2. Analisar as correntes teóricas que fundamentam a importância do Patrimônio Histórico na sociedade; 
  3. Verificar os dados e resultados obtidos a partir da implementação para resolução da situação problema.
  4. Investigar e Entender a relação dos jovens com o Patrimônio Histórico em suas respectivas cidades.
  5. Envolver estudantes da iniciação científica, mestrado e doutorado na pesquisa. 

Justificativa

O presente projeto pretende investigar a importância do Patrimônio Histórico e Cultural, no processo de formação de jovens quanto às concepções de povo, nação e identidade cultural. 

Considera-se que os jovens, em diferentes culturas apreendem no decorrer da sua educação sobre a importância da sua cultura e seus Patrimônios Históricos e participam da vida social na escola, de sua cidade, de seu Estado e de seu país. Nesse processo produzem modos de viver e conduzir seus conhecimentos. Busca-se Investigar como um grupo de jovens entre 15 e 20 anos de idade atribui sentido ao Patrimônio Histórico Material e Imaterial no seu país e região em que vivem, e como interpretam a relação apresentada entre Patrimônio, Cultura e identidade cultural e social. E assim, por meio da Educação compreender as diferentes formas de participação desses jovens na vivência cultural em espaços urbanos. 

O impacto do Patrimônio histórico e cultural em uma sociedade pode ser de grande representatividade para um povo, uma nação. E quando destacamos a importância aos jovens, atribuímos que a formação pode ser a base para o entendimento do passado, presente e o futuro. 

Dessa forma, o presente estudo não tem interesse em desqualificar ou apenas comparar alguma cidade, povo ou nação. A pesquisa, os estudos e as reflexões apresentam um grande respeito às práticas realizadas e que refletem a forma de pensar e agir no que diz a respeito à cidade de Goiânia.

Equipe do Projeto

Nome Função no projeto Função no Grupo Tipo de Vínculo Titulação
Nível de Curso
ALDIMAR JACINTO DUARTE
Email: aldimarjd@hotmail.com
Coordenador Líder Adjunto [professor] [doutor]
GINEGLEYSON AMORIM DA COSTA
Email: ginegleyson3579@gmail.com
Pesquisador Estudante [aluno] [null]
LILIAN AURELI MIRANDA LAPA
Email: lilianaureli22@yahoo.com.br
Pesquisador Estudante [aluno] [null]
ONELIDIA DA SILVA OLIVEIRA
Email: lidia2509_@hotmail.com
Pesquisador Estudante [aluno] [null]