Detalhes do Projeto de Pesquisa

PRESENTE PORQUE HÁ DE VIR: DEUS E MÍSTICA NO PENSAMENTO DE MARTIN HEIDEGGER

Dados do Projeto

685

PRESENTE PORQUE HÁ DE VIR: DEUS E MÍSTICA NO PENSAMENTO DE MARTIN HEIDEGGER

2021/1 até 2022/2

ESCOLA DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES E HUMANIDADES

GRUPO DE PESQUISA EM RELIGIÃO, CULTURA E SOCIEDADE

CULTURA E SISTEMAS SIMBÓLICOS

JOSE REINALDO FELIPE MARTINS FILHO

Resumo do Projeto

O presente Projeto de Estágio Pós-doutoral, desenvolvido junto ao Programa de Pós-Graduação em Teologia da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, toma como campo de investigação o pensamento de Martin Heidegger, considerado amplamente, desde os primeiros seminários oferecidos sobre teologia e religião, no início da década de 1920, em Freiburg, como debutante à investigação fenomenológica, até os textos emanados posteriormente à década de 1930, período em que a questão de Deus retornaria ao centro da produção do autor ¿ quiçá, com incidência direta para se pensar a mística na contemporaneidade. Para isso, elege como hipótese que, embora na avalição de outros expoentes da fenomenologia Heidegger tenha relegado o problema de Deus para fora do alcance de suas intenções mais imediatas, concentrando-se na reestruturação da ontologia por uma perspectiva pré-conceitual, um exame mais detalhado de seu caminho filosófico pode revelar a importância com que esse tema sempre lhe compareceu, sobretudo como mote para uma concepção mais alargada seja do fenômeno religioso, seja do delineamento de uma nova mística/espiritualidade. Nesse sentido, além do que pode ser tomado especificamente da produção heideggeriana, entre as principais ressonâncias da discussão sobre Deus e mística em Heidegger detectamos sua influência numa gama de autores de diferentes campos das ciências humanas, particularmente no que se consolidou como Fenomenologia da Religião, mas também, para além dessa seara, no constante diálogo com a Teologia, a Psicologia e a Antropologia. Esse é o caso de Edith Stein, Jean-Luc Marion, Karl Rahner, Rudolf Bultmann, Paul Ricoeur, Paul Tillich, Emmanuel Lévinas, Gianni Vattimo, entre tantos outros, cujas contribuições e diálogo certamente enriquecerão o caminho que aqui se pretende trilhar. Em suma, o pensamento de Heidegger guarda importantes pistas para a compreensão do fenômeno religioso tal como se expressa atualmente, podendo resultar em indicações altamente relevantes para a pesquisa especializada, sobretudo nas áreas de Teologia e Ciências da Religião.

Objetivos

Objetivo geral:


  • Elaborar uma compreensão ampla e profunda a respeito de como a questão de Deus, da religião, da mística e da espiritualidade comparecem no pensamento de Martin Heidegger, tomado em sentido abrangente, desde as obras da juventude ao período da maturidade. Além disso, apresentar os principais desdobramentos dessa concepção no pensamento contemporâneo, extrapolando os ditames da Fenomenologia da Religião, em seu diálogo com a Teologia.


Objetivos específicos:


  • Fornecer à academia subsídios atualizados a respeito da investigação heideggeriana sobre Deus, religião, espiritualidade e mística, que questionem as categorias conceituais utilizadas até então, extraindo o que ainda se adequa ao novo cenário que se apresenta e, simultaneamente, propondo novos caminhos para a interpretação do autor. 
  • Aprofundar-se na compreensão da filosofia de Martin Heidegger em sua contribuição para a Teologia, sobretudo quanto ao suporte necessário para a elaboração de novas formas de conceber a mística e a espiritualidade no tempo presente.
  • Preencher a lacuna existente no diálogo entre Teologia e Fenomenologia da Religião, particularmente considerando a potencial contribuição do pensamento de Martin Heidegger para ambas estas áreas, através da análise cuidadosa dos textos do autor e da explicitação de uma corrente orgânica que o possibilitou tratar a questão de Deus e da religião em diferentes momentos de sua produção.
  • Suscitar o efeito articulador da pesquisa junto a outras agremiações e círculos brasileiros e do exterior, a partir de publicações conjuntas e participação em eventos científicos.  
  • Publicar os resultados obtidos pela pesquisa em veículos qualificados, como periódicos da área e com potencial de impacto significativo, organização de livros e publicação de capítulos, organização e participação em congressos e seminários, apresentação de comunicações, conferências e aulas inaugurais, traduções, rodas de discussão e problematização, formação de grupos de leitura e de estudo e disponibilidade de cursos e disciplinas em nível de graduação e pós-graduação.

Justificativa

O itinerário de estudos que se pretende construir a partir deste projeto tem como justificativa premente a carência de uma leitura arrojada sobre Deus, o fenômeno religioso, mística e/ou espiritualidade no pensamento heideggeriano, tomado em sentido abrangente e em diálogo com outros expoentes seja da Teologia, seja da Filosofia na contemporaneidade. Este argumento pode ser particularizado no que segue:

I) Em primeiro lugar, como já aludido desde a introdução deste projeto, no âmbito das pesquisas em Fenomenologia da Religião e Teologia no Brasil ainda são bastante tímidas as que se dedicam ao fenômeno religioso em sentido estrito a partir do pensamento de Martin Heidegger (nos seus mais variados desdobramentos: Deus, mística, espiritualidade). Em geral, toma-se como ponto relativamente pacífico que Heidegger tenha se omitido em tratar a questão de Deus em sua filosofia, o que não é de forma alguma procedente ante uma análise mais detalhada de sua produção. Mais que isso, cria-se uma espécie de repulsa à possibilidade de fazer dialogar Filosofia e Teologia a partir do pensamento de Heidegger, muitas vezes movida por preconceitos que não se sustentam diante da contribuição realmente presente no texto do autor. Uma investigação como a que aqui se propõe, na medida em que explora o potencial conceitual presente no pensamento heideggeriano a respeito da questão de Deus, da religião, da mística e da espiritualidade, contribui no diálogo com uma série de autores quer da tradição fenomenológica, quer de áreas correlatas. Tal empreendimento, preencheria uma importante lacuna nas pesquisas sobre Heidegger no Brasil, projetando-se ao diálogo com pesquisas realizadas em diferentes partes do mundo. Aliás, esse dado pode ser confirmado pela experiência que o pesquisador tem construído junto a grupos de pesquisa em fenomenologia de outros países, especialmente na Itália e Alemanha, cujo exemplo mais explícito é a sua recente admissão como membro do corpo editorial da revista internacional trilíngue Heidegger Studies, fundada e ainda hoje dirigida pelo prof. Friedrich-Wilhelm von Herrmann, último secretário de Heidegger e seu sucessor na cátedra de fenomenologia da Freiburg Universität.

II) Além disso, trata-se de uma forma incrementar a Linha de Pesquisa “Religião e Modernidade”, na área de concentração Teologia Sistemático-Pastoral, do Programa de Pós-Graduação em Teologia da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. Na medida em que a pesquisa estende-se à possibilidade de ser subsidiada pela bolsa de Pós-Doutorado Júnior no país (cf. Edital CNPQ 008/2019), seus impactos sobre a construção acadêmico-científica na área do conhecimento em que se aplica são altamente potencializados, tendo como principais consequências: o fortalecimento de redes de investigação em diálogo com os diferentes níveis da pesquisa, tanto na IES vinculante do projeto, quanto na Pontifícia Universidade Católica de Goiás – IES de origem do pesquisador e em que este coordena o projeto “Religião e construções de sentido”, articulado junto a estudantes de iniciação científica e mestrado acadêmico. Tais fatores fazem com que a pesquisa possa se firmar como um importante elo no encadeamento de uma série de pesquisas colaborativas, não somente entre pesquisadores de diferentes instituições no Brasil e no exterior, mas oriundos dos diferentes níveis da investigação. Isso para não dizer de sua capacidade de articulação entre saberes de diferentes ordens, como é o caso da Filosofia, da Teologia e das Ciências da Religião (área de atuação do pesquisador titular, como docente em nível de Pós-Graduação Stricto Sensu). Daí o seu caráter interdisciplinar e inovador, já que se projeta ao diálogo com múltiplas matizes de leitura do fenômeno religioso, a partir da ênfase fenomenológica, ensejando um fluxo que sempre permitirá o surgimento de novos desdobramentos numa corrente de pesquisas – para não dizer dos resultados efetivamente inovadores no campo dos estudos em Teologia, mística e espiritualidade. 

III) Em terceiro lugar, a experiência conquistada pelo pesquisador coordenador do projeto parece garantir a sua viabilidade e repercussão. Como endosso a este argumento, vale a pena observar o seu conjunto de publicações no último quadriênio, bem como o impacto já conquistado – embora recentemente titulado em nível de doutoramento. Nesse sentido, os resultados derivados da presente investigação possuem reais condições de projeção em cenário nacional e internacional, através de publicação em periódicos com Qualis superior ao estrato A4, edições cooperativas, organizadas a respeito de temáticas afins, apresentações em congressos de pesquisa e demais formas de veiculação – sobretudo valendo-se dos meios de comunicação social, que tornam a incidência dos resultados significativa também para além dos limites da academia, num diálogo com a sociedade em geral. Por um lado, esses indícios fazem-se relevantes dado o credenciamento e constante atividade do pesquisador coordenador junto à Linha de Pesquisa “Cultura e Sistemas Simbólicos”, do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Religião da Pontifícia Universidade Católica de Goiás (que já possui conceito 5 da CAPES e fortes chances de avançar para conceito 6 na próxima avaliação quadrienal) e, por outro, graças à contribuição direta e supervisão da professora Dra. Maria Clara Lucchetti Bingemer, do corpo docente efetivo do Programa de Pós-Graduação em Teologia da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, com reconhecida experiência na formação de quadros para o ensino superior (docência e pesquisa) e um significativo número de obras publicadas no Brasil e no exterior, muito acima da média nacional para a área de pesquisa – o que, por si só, deve ser considerado com altamente relevante. Com relação ao critério de elegibilidade para conquista da Bolsa de Pós-Doutorado Júnior (cf. Edital CNPQ 008/2019), os requisitos com maior impacto assentam-se justamente sobre a produção do proponente/coordenador da pesquisa e da atestada experiência por parte da supervisão. Nesse caso, então, ambos estes itens estariam satisfeitos plenamente.

Esses são, em suma, alguns dos principais argumentos que demonstram a pertinência do presente estudo, sua adequação à identidade e às necessidades da Área de Concentração, Linha de Pesquisa e escopo temático do Programa de Pós-Graduação em Teologia da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. São, ainda, condizentes com os requisitos para obtenção da Bolsa de Pós-Doutorado Júnior (PDJ) no país, conforme indicação no Edital 008/2019 do CNPQ, atentando-se particularmente para a prioridade indicada para candidato com vínculo empregatício em instituição de ensino e pesquisa (cf. Anexo I – Edital CNPQ 008/2019).

Equipe do Projeto

Nome Função no projeto Função no Grupo Tipo de Vínculo Titulação
Nível de Curso
JOSE REINALDO FELIPE MARTINS FILHO
Email: jreinaldomartins@gmail.com
Coordenador Pesquisador [professor, externo] [doutor, doutor]