685
PRESENTE PORQUE HÁ DE VIR: DEUS E MÍSTICA NO PENSAMENTO DE MARTIN HEIDEGGER
2021/1 até 2022/2
ESCOLA DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES E HUMANIDADES
GRUPO DE PESQUISA EM RELIGIÃO, CULTURA E SOCIEDADE
CULTURA E SISTEMAS SIMBÓLICOS
JOSE REINALDO FELIPE MARTINS FILHO
Objetivo geral:
Objetivos específicos:
O itinerário de estudos que se pretende construir a partir deste projeto tem como justificativa premente a carência de uma leitura arrojada sobre Deus, o fenômeno religioso, mística e/ou espiritualidade no pensamento heideggeriano, tomado em sentido abrangente e em diálogo com outros expoentes seja da Teologia, seja da Filosofia na contemporaneidade. Este argumento pode ser particularizado no que segue:
I) Em primeiro lugar, como já aludido desde a introdução deste projeto, no âmbito das pesquisas em Fenomenologia da Religião e Teologia no Brasil ainda são bastante tímidas as que se dedicam ao fenômeno religioso em sentido estrito a partir do pensamento de Martin Heidegger (nos seus mais variados desdobramentos: Deus, mística, espiritualidade). Em geral, toma-se como ponto relativamente pacífico que Heidegger tenha se omitido em tratar a questão de Deus em sua filosofia, o que não é de forma alguma procedente ante uma análise mais detalhada de sua produção. Mais que isso, cria-se uma espécie de repulsa à possibilidade de fazer dialogar Filosofia e Teologia a partir do pensamento de Heidegger, muitas vezes movida por preconceitos que não se sustentam diante da contribuição realmente presente no texto do autor. Uma investigação como a que aqui se propõe, na medida em que explora o potencial conceitual presente no pensamento heideggeriano a respeito da questão de Deus, da religião, da mística e da espiritualidade, contribui no diálogo com uma série de autores quer da tradição fenomenológica, quer de áreas correlatas. Tal empreendimento, preencheria uma importante lacuna nas pesquisas sobre Heidegger no Brasil, projetando-se ao diálogo com pesquisas realizadas em diferentes partes do mundo. Aliás, esse dado pode ser confirmado pela experiência que o pesquisador tem construído junto a grupos de pesquisa em fenomenologia de outros países, especialmente na Itália e Alemanha, cujo exemplo mais explícito é a sua recente admissão como membro do corpo editorial da revista internacional trilíngue Heidegger Studies, fundada e ainda hoje dirigida pelo prof. Friedrich-Wilhelm von Herrmann, último secretário de Heidegger e seu sucessor na cátedra de fenomenologia da Freiburg Universität.
II) Além disso, trata-se de uma forma incrementar a Linha de Pesquisa “Religião e Modernidade”, na área de concentração Teologia Sistemático-Pastoral, do Programa de Pós-Graduação em Teologia da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. Na medida em que a pesquisa estende-se à possibilidade de ser subsidiada pela bolsa de Pós-Doutorado Júnior no país (cf. Edital CNPQ 008/2019), seus impactos sobre a construção acadêmico-científica na área do conhecimento em que se aplica são altamente potencializados, tendo como principais consequências: o fortalecimento de redes de investigação em diálogo com os diferentes níveis da pesquisa, tanto na IES vinculante do projeto, quanto na Pontifícia Universidade Católica de Goiás – IES de origem do pesquisador e em que este coordena o projeto “Religião e construções de sentido”, articulado junto a estudantes de iniciação científica e mestrado acadêmico. Tais fatores fazem com que a pesquisa possa se firmar como um importante elo no encadeamento de uma série de pesquisas colaborativas, não somente entre pesquisadores de diferentes instituições no Brasil e no exterior, mas oriundos dos diferentes níveis da investigação. Isso para não dizer de sua capacidade de articulação entre saberes de diferentes ordens, como é o caso da Filosofia, da Teologia e das Ciências da Religião (área de atuação do pesquisador titular, como docente em nível de Pós-Graduação Stricto Sensu). Daí o seu caráter interdisciplinar e inovador, já que se projeta ao diálogo com múltiplas matizes de leitura do fenômeno religioso, a partir da ênfase fenomenológica, ensejando um fluxo que sempre permitirá o surgimento de novos desdobramentos numa corrente de pesquisas – para não dizer dos resultados efetivamente inovadores no campo dos estudos em Teologia, mística e espiritualidade.
III) Em terceiro lugar, a experiência conquistada pelo pesquisador coordenador do projeto parece garantir a sua viabilidade e repercussão. Como endosso a este argumento, vale a pena observar o seu conjunto de publicações no último quadriênio, bem como o impacto já conquistado – embora recentemente titulado em nível de doutoramento. Nesse sentido, os resultados derivados da presente investigação possuem reais condições de projeção em cenário nacional e internacional, através de publicação em periódicos com Qualis superior ao estrato A4, edições cooperativas, organizadas a respeito de temáticas afins, apresentações em congressos de pesquisa e demais formas de veiculação – sobretudo valendo-se dos meios de comunicação social, que tornam a incidência dos resultados significativa também para além dos limites da academia, num diálogo com a sociedade em geral. Por um lado, esses indícios fazem-se relevantes dado o credenciamento e constante atividade do pesquisador coordenador junto à Linha de Pesquisa “Cultura e Sistemas Simbólicos”, do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Religião da Pontifícia Universidade Católica de Goiás (que já possui conceito 5 da CAPES e fortes chances de avançar para conceito 6 na próxima avaliação quadrienal) e, por outro, graças à contribuição direta e supervisão da professora Dra. Maria Clara Lucchetti Bingemer, do corpo docente efetivo do Programa de Pós-Graduação em Teologia da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, com reconhecida experiência na formação de quadros para o ensino superior (docência e pesquisa) e um significativo número de obras publicadas no Brasil e no exterior, muito acima da média nacional para a área de pesquisa – o que, por si só, deve ser considerado com altamente relevante. Com relação ao critério de elegibilidade para conquista da Bolsa de Pós-Doutorado Júnior (cf. Edital CNPQ 008/2019), os requisitos com maior impacto assentam-se justamente sobre a produção do proponente/coordenador da pesquisa e da atestada experiência por parte da supervisão. Nesse caso, então, ambos estes itens estariam satisfeitos plenamente.
Esses são, em suma, alguns dos principais argumentos que demonstram a pertinência do presente estudo, sua adequação à identidade e às necessidades da Área de Concentração, Linha de Pesquisa e escopo temático do Programa de Pós-Graduação em Teologia da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. São, ainda, condizentes com os requisitos para obtenção da Bolsa de Pós-Doutorado Júnior (PDJ) no país, conforme indicação no Edital 008/2019 do CNPQ, atentando-se particularmente para a prioridade indicada para candidato com vínculo empregatício em instituição de ensino e pesquisa (cf. Anexo I – Edital CNPQ 008/2019).
Nome | Função no projeto | Função no Grupo | Tipo de Vínculo | Titulação Nível de Curso |
---|---|---|---|---|
JOSE REINALDO FELIPE MARTINS FILHO
Email: jreinaldomartins@gmail.com |
Coordenador | Pesquisador | [professor, externo] | [doutor, doutor] |