Detalhes do Projeto de Pesquisa

AVALIAÇÃO DA QUALIDADE DE VIDA EM PACIENTES COM CÂNCER HEMATOLÓGICO

Dados do Projeto

678

AVALIAÇÃO DA QUALIDADE DE VIDA EM PACIENTES COM CÂNCER HEMATOLÓGICO

2021/1 até 2022/2

ESCOLA DE CIÊNCIAS MÉDICAS E DA VIDA

MARCADORES MOLECULARES EM SAÚDE E DOENÇA

DESENVOLVIMENTO E PADRONIZAÇÃO DE MARCADORES MOLECULARES PARA DIAGNÓSTICO EM HUMANOS E ANIMAIS

VERA APARECIDA SADDI

Resumo do Projeto

Resumo: A qualidade de vida dos pacientes com leucemias e linfomas pode ser comprometida pelos sintomas da doença, pelas reações adversas do tratamento e também pelos aspectos financeiros relacionados ao alto custo do tratamento e à incapacidade de trabalho durante algumas fases da doença. O presente projeto visa avaliar a qualidade de vida relacionada à saúde em pacientes com câncer hematológico em tratamento com quimioterapia. O estudo é prospectivo, de corte transversal, observacional, de abordagem quantitativa e será realizado no Honcord-Clínica de Hematologia e Oncologia de Goiânia-GO. A amostra é de conveniência e espera-se que cerca de 50 pacientes com câncer hematológico, de ambos os sexos, maiores de 18 anos, que estejam em tratamento com quimioterapia participem do estudo. Os instrumentos de coleta de dados serão aplicados no retorno do paciente após a quimioterapia. Dois instrumentos de avaliação serão aplicados, sendo um sobre os dados sócio demográficos e clínicos e o segundo instrumento de avaliação da qualidade de vida relacionada à saúde (EORTC) QLQ-C-30. Espera-se que este estudo possa elucidar possíveis associações entre os aspectos sociodemográficos, clínicos e os domínios de qualidade de vida relacionados a saúde dos pacientes incluídos Palavras-chave: qualidade de vida relacionada à saúde; leucemias; linfomas; quimioterapia.

Objetivos

3-Objetivos

3.1- Objetivo geral:

- Avaliar a qualidade de vida relacionada à saúde em um grupo de pacientes com câncer hematológico, em um serviço de quimioterapia de Goiânia-GO.

3.2 Objetivos específicos:

- Descrever os aspectos sociodemográficos e clínicos dos participantes do estudo.

- Investigar a qualidade de vida dos pacientes oncohematológicos por meio do instrumento QLQ-C30.

- Investigar as associações entre os aspectos sócio demográficos e clínicos e os domínios de qualidade de vida relacionados a saúde dos pacientes incluídos no estudo.

- Comparar os índices de qualidade de vida dos pacientes oncohematológicos em relação aos diferentes tipos de neoplasias hematológicas diagnosticadas.

Justificativa

A qualidade de vida de pacientes com leucemias e linfomas pode ser comprometida pelos sintomas da doença, pelas reações adversas aos medicamentos, incluindo insônia, dor, fadiga, dispneia e perda de apetite, e também pelos aspectos financeiros relacionados ao alto custo do tratamento e a incapacidade de trabalho durante algumas fases do tratamento (KOROL et al., 2017). 

Os domínios psicossociais relacionados à qualidade de vida também são afetados em pacientes com leucemias e linfomas e abrangem vários aspectos como angústia, dificuldade nos relacionamentos sociais e interpessoais, função cognitiva e ansiedade. Estima-se que até 75% dos pacientes com diagnóstico de câncer apresentem sofrimento psicológico (STINGLER; ZAFAR, 2017). No aspecto sexual e da autoimagem, a qualidade de vida dos pacientes com câncer hematológico também é afetada, como exemplificado pelas alterações observadas na pele e a queda de cabelo durante a quimioterapia (VORELLI et al., 2015).

Nas leucemias e linfomas o tratamento de escolha é a quimioterapia, que consiste no uso de substâncias químicas, muito vezes combinadas, com o objetivo de destruir as células neoplásicas malignas. As drogas usadas em quimioterapia agem sistemicamente, em nível celular, especialmente nas células em divisão, interferindo com o crescimento e a multiplicação dessas células. Vários efeitos adversos e alta toxicidade são descritos para os quimioterápicos, com efeitos tóxicos hepáticos, gastrintestinais, pulmonares, cardíacos, neuronais, renais, hematológicos, dentre outros (BONASSA, 2005).

Estudos de qualidade de vida relacionada à saúde apresentam o objetivo de verificar o quanto uma doença ou um estado crônico e seus sintomas interferem na vida diária de um indivíduo (ANDRADE; SAWADA; BARICHELLO, 2013). A avaliação da qualidade de vida em pacientes com câncer hematológico recebendo quimioterapia pode fornecer informações relevantes a respeito dos aspectos de saúde afetados de forma adversa, tanto pela doença quanto pelo tratamento. Essas medidas podem ajudar os profissionais de saúde na tomada de decisões em relação ao tratamento e as equipes de apoio aos pacientes, no sentido de amenizar o impacto da doença e do tratamento (SALAS et al., 2020). Assim, o presente estudo visa avaliar a qualidade de vida relacionada à saúde em pacientes com câncer hematológico assistidos em uma clínica particular de onco-hematologia, em Goiânia, Goiás, no ano de 2021.

Equipe do Projeto

Nome Função no projeto Função no Grupo Tipo de Vínculo Titulação
Nível de Curso
VERA APARECIDA SADDI
Email: verasaddi@gmail.com
Coordenador Líder [professor] [doutor]