Detalhes do Projeto de Pesquisa

A PRODUÇÃO CIENTÍFICA BRASILEIRA SOBRE METODOLOGIA DE ENSINO DE GEOGRAFIA NA PERSPECTIVA HISTÓRICO-CULTURAL (2018 A 2021)

Dados do Projeto

672

A PRODUÇÃO CIENTÍFICA BRASILEIRA SOBRE METODOLOGIA DE ENSINO DE GEOGRAFIA NA PERSPECTIVA HISTÓRICO-CULTURAL (2018 A 2021)

2021/1 até 2025/2

ESCOLA DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES E HUMANIDADES

TEORIAS DA EDUCAÇÃO E PROCESSOS PEDAGÓGICOS

Teoria histórico-cultural e práticas pedagógicas

BEATRIZ APARECIDA ZANATTA

Resumo do Projeto

Em eventos da Educação e da Geografia, especificamente aqueles da área do ensino de Geografia, tem sido apontado de modo recorrente que a pesquisa nesse campo tem avançado e ganhado legitimidade no contexto da Academia. Apontam também como um problema constante, em todos os campos disciplinares que compõem o currículo escolar, a dissociação entre o conhecimento disciplinar e conhecimento pedagógico-didatico (LIBÂNEO, 2008; 2015a; 2015b, 2016; SAVIANI, 2009; FREITAS, 2011; LOPES, 2010; 2018; LOPES e PONTUSCHKA, 2015; GATTI e NUNES, 2009;). É com base nessa constatação que esse projeto tem como objetivo realizar o estado do conhecimento no campo da pesquisa sobre ensino de Geografia sobre a metodologia de ensino de Geografia fundamentada na Teoria Historico Cultural no período de 2018 a 2021. Insere-se, portanto, no campo da Didática, em especial, da Metodologia de ensino de Geografia e fundamenta-se na teoria histórico-cultural, especificamente na teoria do ensino desenvolvimental de Vasili Davídov cujas contribuições fornecem argumentos significativos para a integração entre didática (geral) e as didáticas Geografias, entre a didática da Geografia e a epistemologia da Geografia. Optou-se pela pesquisa do tipo Estado do Conhecimento. O corpus será organizado com base nos dados obtidos no Portal de Periódicos Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). Adicionalmente, o projeto contribuirá para a realização de curso sobre metodologia de ensino de geografia para professores para a educação básica.

Objetivos

Em torno destas questões é que se moverá a presente pesquisa norteando-se pelo objetivo mais geral de identificar e analisar a produção cientifica sobre Metodologia do ensino de Geografia fundamentada nas contribuições da Teoria Historico Cultural de Vygotsky e seus seguidores no período de 2018 a 2022. Essa meta se desdobra nos seguintes objetivos específicos: Identificar e analisar posições teórico-epistemológicos do discurso geográfico e pedagógico assumidas pelos pesquisadores que investigam a metodologia de ensino de Geografia; Propiciar maior visibilidade a integração entre didática (geral) e didática da Geografia, entre a didática e a epistemologia da Geografia; Apreender, pelo estudo da produção analisada, a importância de investigar trajetória histórica da metodologia ensino, assim como a compreensão das particularidades da organização do ensino baseada nos pressupostos do pensamento empírico e do movimento pensamento empírico/pensamento teórico; Incentivar a produção de teses e dissertações sobre metodologias ensino; produzir trabalhos científicos sobre os resultados da pesquisa visando publicações na forma de capítulos de livro, artigos e textos em anais de eventos

Justificativa

Algumas razões justificam, a importância dessa pesquisa.

Em primeiro lugar por acreditarmos que a metodologia de ensino de Geografia tem muito a se beneficiar das contribuições da Teoria historico Cultural, particularmente da Teoria de. Davydov, cujo legado aponta caminhos para a compreensão da unidade entre o conhecimento do conteúdo e o conhecimento didático do conteúdo, sendo este último vinculado diretamente aos conteúdos e procedimentos lógicos e investigativos da ciência que está sendo ensinada. Tais atributos indicam que a Metodologia de ensino não se reduz apenas ao uso às técnicas de ensino, o uso do vídeo, do trabalho em grupo, da aula expositiva. Metodologia diz respeito ao modo pelo qual você ajuda aluno a pensar com os instrumentos conceituais e os processos de investigação da ciência. Ou seja, como você ajuda o aluno a desenvolver o pensamento teórico, isto é o processo através do qual se revela a essência e o desenvolvimento dos objetos de conhecimento e com isso a aquisição de métodos e estratégias cognoscitivas gerais de cada ciência, em função de analisar e resolver problemas profissionais. (Libaneo, 2003) 

Em segundo lugar, pelo fato que mesmo consciente das limitações dos estudos que se propõe a realizar um “estado do conhecimento” de uma área cientifica com base em produções acadêmicas, não abarcando, portanto, outros contextos de natureza diversa, julgo relevante elaborar reflexões/análises com esse foco uma vez que fornecem diagnósticos que permitem perceber e divulgar o que já foi feito e o que está ainda por fazer, bem como  apontar caminhos em direção ao seu avanço, as demandas e os limites da reflexão, podendo auxiliar na identificação da relevância da investigação para a área e para a sociedade. Nas palavras de Romanowski e Ens (2006, p. 38-39):

O interesse por pesquisas que abordam “estado da arte” deriva da abrangência desses estudos para apontar caminhos que vêm sendo tomados e aspectos que são abordados em detrimento de outros. A realização destes balanços possibilita contribuir com a organização e análise na definição de um campo, uma área, além de indicar possíveis contribuições da pesquisa para com as rupturas sociais. A análise do campo investigativo é fundamental neste tempo de intensas mudanças associadas aos avanços crescentes da ciência e da tecnologia.

Equipe do Projeto

Nome Função no projeto Função no Grupo Tipo de Vínculo Titulação
Nível de Curso
BEATRIZ APARECIDA ZANATTA
Email: beatrizapzantta@gmail.com
Coordenador Pesquisador [professor] [doutor]
JOSE CARLOS LIBANEO
Email: libaneojc@uol.com.br
Pesquisador Líder [professor] [doutor]
KARLA VITORIANO E SILVA ALMEIDA
Email: karlavitoriano@yahoo.com.br
Pesquisador Estudante [] []
RAQUEL APARECIDA MARRA DA MADEIRA FREITAS
Email: raquelmarram@gmail.com
Pesquisador Líder Adjunto [professor] [doutor]