Detalhes do Projeto de Pesquisa

AMOR, DESEJO E GOZO NAS PARCERIAS SINTOMÁTICAS

Dados do Projeto

668

AMOR, DESEJO E GOZO NAS PARCERIAS SINTOMÁTICAS

2021/2 até 2026/2

ESCOLA DE CIÊNCIAS SOCIAIS E DA SAÚDE

GRUPO DE ESTUDO E PESQUISA EM ESPORTE, MÍDIA E GÊNERO - DIREITOS HUMANOS

Subjetividade e Cultura

ELIZABETH CRISTINA LANDI DE LIMA E SOUZA

Resumo do Projeto

As primeiras experiências de satisfação pulsional que acontecem na infância deixam marcas que irão perdurar nos encontros amorosos. Tais encontros por vezes desencontrados se configuram como parcerias sintomáticas, pois expressam um modo típico e inconsciente de atualizar o modo de amar e desejar, bem como ser amado e desejado inaugurado na infância. Nesta pesquisa, que tem por base teórica a psicanálise, interroga-se as modalidades de amor, desejo e gozo que sustentam as parcerias sintomáticas nas quais prevalece a violência, bem como as parcerias sintomáticas contemporâneas, destacando as especificidades das relações monogâmicas e não monogâmicas, hetero e homossexuais. Investiga-se a lógica inconsciente, pautada nas categorias psicanalíticas de amor, desejo e gozo, presentes nas parcerias sintomáticas. Será realizada uma pesquisa bibliográfica, que recorrerá às publicações psicanalíticas clássicas, presentes nas obras de Freud e de Lacan, bem como publicações mais recentes de psicanalistas contemporâneos.

Objetivos

Objetivo Geral

Investigar a lógica inconsciente, pautada nas categorias psicanalíticas de amor, desejo e gozo, que sustenta as parcerias sintomáticas.

Objetivos Específicos

  1. Conceituar amor, desejo e gozo nas obras de Freud, Lacan e psicanalistas contemporâneos.
  2. Articular amor, desejo e gozo nas parcerias sintomáticas em que prevalece a violência.
  3. Compreender as transformações nas parcerias amorosas contemporâneas à luz da psicanálise, destacando as especificidades das relações monogâmicas e não monogâmicas, hetero e homossexuais.

Justificativa

Vários fenômenos complexos comparecem na cultura, e consequentemente na clínica psicanalítica, envolvendo os encontros por vezes desencontrados entre parceiros amorosos, sejam eles hetero ou homossexuais. No ápice dessas parcerias desencontradas, estão as altas incidências de violência conjugal que termina em feminicídio. Em 2020, o Atlas da Violência do Instituto de Pesquisa Econômica e Aplicada (IPEA) indicou que 30,4% dos homicídios de mulheres ocorridos em 2018 foram assassinatos de mulheres na sua residência, configurando o feminicídio. A problemática da violência contra mulher, que inclusive antecede em suas várias formas o feminicídio, é resultado de vários fatores. Nesta pesquisa, que tem por base teórica a psicanálise, interroga-se as modalidades de amor, desejo e gozo que prevalecem nessas relações abusivas e violentas, as quais acontecem entre parceiros heterossexuais, mas também homossexuais. Sem deixar de considerar as dimensões sociais e econômicas que estão diretamente relacionadas à manutenção de várias relações conjugais abusivas, é de fundamental importância compreender as dimensões inconscientes, inscritas na cultura patriarcal e androcêntrica, que sustenta tais parcerias amorosas.

Esse projeto de pesquisa também recorta como objeto de estudo as parcerias amorosas na contemporaneidade, momento histórico que tem forjado parcerias amorosas alternativas à tradicional monogamia heterossexual. Em tempos de aplicativos de encontro, abertura das relações estritamente monogâmicas, instauração de encontros amorosos plurais, e não apenas duais, interrogar como operam o amor, o desejo e o gozo nesses novos modos de estabelecer parcerias sintomáticas é lançar mão das categorias psicanalíticas no intuito de ampliar a compreensão desses fenômenos contemporâneos.

Equipe do Projeto

Nome Função no projeto Função no Grupo Tipo de Vínculo Titulação
Nível de Curso
ELIZABETH CRISTINA LANDI DE LIMA E SOUZA
Email: elizabethclandi@gmail.com
Coordenador Pesquisador [professor] [doutor]