Detalhes do Projeto de Pesquisa

MATURIDADE CRIMINAL E TRAÇOS DE PERSONALIDADE

Dados do Projeto

665

MATURIDADE CRIMINAL E TRAÇOS DE PERSONALIDADE

2020/2 até 2026/2

ESCOLA DE CIÊNCIAS SOCIAIS E DA SAÚDE

GRUPO DE PESQUISA EM AVALIAÇÄO E INTERVENÇÄO PSICOLÓGICA EM SAÚDE

Avaliação Psicológica e Neuropsicológica em saúde

ANA CRISTINA RESENDE

Resumo do Projeto

Este projeto de pesquisa tem como objetivo investigar as propriedades psicométricas de instrumentos de rastreio de traços de personalidade narcísicos, antissociais, de psicopatia e maquiavelismo (Psychophy Checklist: Screening Version - PCL-SV e Short Dark Triad - SD3), bem como de um instrumento de investigação da maturidade criminal (Amacri). Participarão do estudo 300 pessoas com idades entre 18 e 65 anos subdividas em dois grupos. O G1 composto por 150 pessoas que tiverem ingressado no sistema penal, acusadas de crimes com violência ou grave ameaça. O G2 composto por pessoas da população em geral não clínica, que não estão sendo acusadas de quaisquer crimes. Todos os participantes responderão aos três instrumentos, além de um questionário sociodemográfico e ao Teste de Rorschach. Espera-se encontrar resultados satisfatórios das propriedades psicométricas para versão brasileira do SD3 e PCL-SV, seguindo o padrão atingido nas adaptações em diversos países aonde o teste vem sendo adaptado. Espera-se também encontrar propriedades psicométricas adequadas para o novo instrumento Amacri.

Objetivos

Geral:
Investigar as propriedades psicométricas de instrumentos de rastreio de traços de personalidade antissocial e psicopatia (Psychophy Checklist: Screening Version - PCL-SV), de traços sombrios (Short Dark Triad - SD3) e de maturidade criminal (Escala Macri).

Específicos:
-        Avaliar a validade de conteúdo do PCL-SV e da Macri;
-        Aferir a precisão dos três instrumentos;
-        Verificar evidências de validade dos três instrumentos por meio de estudos das relações que existem entre os construtos avaliados e entre variáveis externas (e.g. grupos de participantes tipos de crimes, modus operandi;
-        Investigar a relação entre os traços de personalidade avaliados pelos instrumentos de rastreio e o desempenho cognitivo, no manejo do stress e distress e disposição para interações interpessoais no Teste de Rorschach;
-        Verificar a relação entre maturidade criminal (Amacri) e maturidade psicológica (índice de maturidade psicológica no Rorschach).

Justificativa

A justificativa maior para este projeto de pesquisa é que no Brasil são muito poucos os instrumentos disponíveis e válidos para investigar tais traços de personalidade. Se considerarmos os testes psicológicos disponíveis para o uso profissional no Brasil, específicos para avaliar tais traços de personalidade atualmente, só encontraremos um, a Escala Hare (PCL- R), que avalia traços antissociais e de psicopatia (ver http://satepsi.cfp.org.br). Desse modo, evidenciar as propriedades científicas de instrumentos para avaliar tais traços psicológicos poderá colaborar com a atuação do psicólogo que trabalha nos mais diversos contextos, mas especialmente com aquele que trabalha na área jurídica e das organizações. Todos os traços abordados nesse projeto interferem na capacidade do indivíduo se adaptar ao contexto familiar e social. Além disso, entender as relações entre os construtos abordados neste projeto depesquisa pode ampliar a compreensão da dinâmica psicológica que envolve comportamentos socialmente indesejáveis e criminosos. E esse conhecimento pode ter algumas implicações práticas relevantes para o desenvolvimento de estratégias de tratamento e intervenção para as pessoas que apresentam traços de personalidade socialmente indesejáveis, bem como deverá apontar novos rumos de investigações nessa área.

Equipe do Projeto

Nome Função no projeto Função no Grupo Tipo de Vínculo Titulação
Nível de Curso
ANA CRISTINA RESENDE
Email: profa.resende@gmail.com
Coordenador Pesquisador [professor] [doutor]