Detalhes do Projeto de Pesquisa

IMPACTOS EM SAÚDE COLETIVA DA FARMACOTERAPIA

Dados do Projeto

657

IMPACTOS EM SAÚDE COLETIVA DA FARMACOTERAPIA

2021/2 até 2027/2

ESCOLA DE CIÊNCIAS MÉDICAS E DA VIDA

PROSPECÇÃO DE ATIVIDADES BIOLÓGICAS DE PRODUTOS NATURAIS

Estudos de doenças crônico degenerativas

WANESSA MACHADO ANDRADE

Resumo do Projeto

A população apresenta necessidades em saúde ligadas aos fármacos, cosméticos e medicamentos, e portanto, a assistência farmacêutica torna-se cada vez mais imprescindível. Tais necessidades envolvem a gestão do produto, do processo de uso, dos resultados e do próprio descarte, e, por isso, várias ações devem acontecer em momentos adequados e diferentes para que sejam utilizados de forma segura e racional. Dentro deste contexto, o objetivo deste projeto será obter conhecimentos e informações sobre a importância da assistência farmacêutica, os quais poderão a longo prazo contribuir para a melhoria da saúde da população e processos de tomada de decisão frente a políticas públicas. Para isso, diferentes metodologias serão empregadas, utilizando buscas de informações em bases de dados, plataformas digitais tais como DataSUS, Epocrates, Medscape e Drugs.com, e sites relacionados ao varejo farmacêutico, tais como a Associação Brasileira do Comércio Farmacêutico (ABCFARMA), Associação Brasileira de Redes de Farmácias e Drogarias (ABRAFARMA) e Federação Nacional dos Farmacêuticos (FENAFAR).

Objetivos

        O objetivo geral desse projeto será obter conhecimentos e informações sobre a importância da assistência farmacêutica, os quais poderão a longo prazo contribuir para a melhoria da saúde da população e processos de tomada de decisão frente a políticas públicas. Para isso, os objetivos específicos serão:

  • Realizar um levantamento dos medicamentos mais vendidos na região; 
  • Verificar o potencial de interações medicamentosas entre fármacos (classe terapêutica) frequentemente prescritos;
  • Realizar um levantamento de substâncias utilizadas na gravidez e na amamentação com potencial em desencadear interações medicamentosas;
  • Realizar um levantamento dos efeitos colaterais e reações adversas mais prevalentes;
  • Verificar sobre a frequência da realização do descarte de medicamentos, cosméticos e correlatos nos pontos de coleta;

Justificativa

        Diante ao quantitativo expressivo de problemas relacionados a medicamentos (PRMs), envolvendo erros de prescrição, erros de administração e possibilidades de interações medicamentosas que podem culminar em internações, justifica-se a necessidade de se realizar investigações mais acuradas em relação a aspectos de segurança quanto ao uso e ao descarte de medicamentos.

Equipe do Projeto

Nome Função no projeto Função no Grupo Tipo de Vínculo Titulação
Nível de Curso
JAQUELINE GLEICE APARECIDA DE FREITAS
Email: jgjgleice@gmail.com
Pesquisador Pesquisador [] []
WANESSA MACHADO ANDRADE
Email: wanessa.essa@gmail.com
Coordenador Pesquisador [professor] [doutor]