Detalhes do Projeto de Pesquisa

CRÍTICA DE ENUNCIADOS NA PERSPECTIVA DISCURSIVA

Dados do Projeto

652

CRÍTICA DE ENUNCIADOS NA PERSPECTIVA DISCURSIVA

2021/1 até 2025/2

ESCOLA DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES E HUMANIDADES

CRÍTICA, TRADUÇÃO E TRANSCRIAÇÃO

CRÍTICA LITERÁRIA, TRADUÇÃO E TRANSCRIAÇÃO

NAVIA REGINA RIBEIRO DA COSTA

Resumo do Projeto

Este projeto trata de estudo de enunciados em perspectiva discursiva, tendo como foco aqueles que emergem em textos literários materializados em diferentes suportes, prioritariamente os que emergem nas séries de filmes que o mercado do entretenimento tem produzido para streaming, a exemplo da Netflix. O interesse é observar, pelo viés da Análise de Discurso, considerando as diferentes linhas, bem como as possíveis aproximações entre elas, como se constituem as narrativas nessas séries ou, em outras palavras, analisar as condições de possibilidade e de emergência desses enunciados, não apenas focalizando o ¿que¿ emerge na narrativa, mas o ¿como¿ e ¿por que¿ a narrativa se configura de uma maneira e não de outra. Em outras palavras, a pesquisa visa a entender como os enunciados materializados nas narrativas das séries se apropriam da realidade para emergirem e se podemos afirmá-los como uma modalidade de tradução dessa realidade como referencial não literário ou de transcriação. Vincula-se, por especificidade, à linha Crítica Literária, Tradução e Transcriação, instituída academicamente no Programa de Pós-Graduação em Letras e Literatura e no Núcleo de Ensino, Pesquisa e Extensão em Linguagem, Comunicação, Estética e Arte da Escola de Formação de Professores e Humanidades da PUC Goiás.

Objetivos

Objetivo Geral

 Analisar as séries fílmicas veiculadas pelas streaming como narrativas, buscando observar, pelo viés discursivo, como elas são construídas, bem como perceber nelas regularidades e apropriações da realidade, a fim de termos elementos para as afirmarmos ou não como uma espécie de tradução de uma realidade ou de transcriação.

Objetivos Específicos

• Realizar um levantamento bibliográfico no thesaurus acadêmico disponível sobre narrativa e suas estruturas, sobre tradução e transcriação; 

• Efetuar o resenhamento crítico da bibliografia existente sobre o assunto; 

• Estudar como se constituem as séries fílmicas como narrativa; 

• Buscar perceber nas nos enunciados das séries regularidades e apropriações da realidade;

• Produzir um ou mais artigos ensaísticos relacionados às conclusões da pesquisa, a ser(em) levado(s) a eventos científicos, em especial ao Congresso de Ciência e Tecnologia da PUC Goiás.

 

Justificativa

As séries de filmes disponíveis em serviços de streaming, como o é a Netflix, ganham, cada vez mais, lugar na vida das pessoas, que as buscam para entretenimento ou mesmo para outros fins, como, por exemplo, para estudos e pesquisas. É com o olhar voltado para este último fim que este projeto se firma. Como já registramos, no universo das séries fílmicas, recortaremos aquelas em que se materializa o discurso jurídico. Isso porque nosso olhar para essas séries é lançado de um lugar específico: o campo da linguagem e da comunicação jurídica, como um campo de conhecimento no qual se busca o desenvolvimento de habilidades, em especial, de ler, de interpretar e de produzir textos jurídicos persuasivos orais e escritos. Nesse domínio, é comum as séries serem utilizadas como base para aprimoramento de práticas jurídico-forenses, considerando-se, como primordiais, as altas habilidades em leitura, interpretação e argumentação. Nosso olhar, todavia, avança, por entendermos que as habilidades de ler e interpretar não são suficientes para a produção de discursos persuasivos. É preciso que aquele que busca tal aprimoramento atue não só no circunscrito da interpretação, mas nos contornos da interpretação. Quer isso dizer que, como aponta Foucault (2008, p. 136), o enunciado explícito que se dá à interpretação, “ao mesmo tempo, dá conta do fato de que [já] pôde haver interpretação”. Ou seja: para um enunciado emergir da forma como emergiu, houve, antes, um processo de interpretação. É nesse sentido que este estudo visa a provocar debates não só sobre o “que” está inscrito na narrativa fílmica das séries como elemento de aprimoramento das práticas jurídicas, mas sobre “como” e “por que” o enunciado se firmou daquela forma específica. Dito de outro modo, o projeto se justifica com o fim de ser um estudo das narrativas veiculadas nas séries fílmicas das streaming, no sentido de despertamento do olhar crítico do leitor/estudioso que delas se valem para embasamento/aprimoramento de seus conhecimentos e de suas práticas. Justificase, em outras palavras, para provocar debates, como uma ação de reflexão 5 sistemática sobre paradigmas que constroem, por exemplo, realidades que são aceitas sem serem criticadas. Valemo-nos de Foucault (2008, p. 24) que assevera que 

É preciso pôr em questão, [...] sínteses acabadas, esses agrupamentos que, na maioria das vezes, são aceitos antes de qualquer exame, esses laços cuja validade é reconhecida desde o início; é preciso desalojar essas formas e essas forças obscuras pelas quais se tem o hábito de interligar os discursos dos homens; é preciso expulsá-las da sombra onde reinam.

Equipe do Projeto

Nome Função no projeto Função no Grupo Tipo de Vínculo Titulação
Nível de Curso
ELIZETE ALBINA FERREIRA
Email: elizete@pucgoias.edu.br
Pesquisador Pesquisador [professor] [doutor]
NAVIA REGINA RIBEIRO DA COSTA
Email: navia@pucgoias.edu.br
Coordenador Pesquisador [professor] [doutor]