Detalhes do Projeto de Pesquisa

O PENSAR TRANSESTÉTICO E A POÉTICA DA HIPERMODERNIDADE

Dados do Projeto

648

O PENSAR TRANSESTÉTICO E A POÉTICA DA HIPERMODERNIDADE

2021/1 até 2025/2

ESCOLA DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES E HUMANIDADES

ESTUDOS DA LITERATURA

CORRENTES CRÍTICAS CONTEMPORÂNEAS

MARIA APARECIDA RODRIGUES

Resumo do Projeto

A proposta é estudar, apresentar e realizar as investigações sobre o pensar e o fazer transestético da sociedade do final do século XX e, principalmente, do XXI, com ênfase, na poética da hipermodernidade, considerando, também, as concepções da modernidade stricto sensu e da pós-modernidade, tais como as apresentados pelos filósofos Walter Benjamin, Martin Heidegger, Michel Foucault, Maurice Blanchot, Jean-François Lyotard, Jacques Derrida, Guy Debord, Zygmunt Bauman, Nicolas Bourriaud, Giorgio Agamben, Gilles Deleuze e Félix Guatarri, Jean Baudrillard e Gilles Lipovetsky. Assim, pesquisa será fundamentada no estudo e nas análises, a princípio, das teorias sobre as três fases estéticas da modernidade, destacando a terceira fase: a hipermodernidade. O método de estudo será o das estéticas comparadas. Palavras-chave: Transestético. Poética. Hipermodernidade. Teoria. Estéticas Comparadas

Objetivos

1. A proposta é estudar as concepções teóricas e o fazer artístico da hipermodernidade.

2.  Estabelecer uma conexão com as artes do final do século XX ao XXI.

3. fazer um estudo comparado entre a literatura e outras artes.

4. Estabelecer vínculos teóricos entre os pensamentos filosóficos e estéticos dos séculos XX e XXI.

5. Analisar obras de artes de diferentes categorias estéticas das produções do século XX e XXI.

6. Reconhecer os limites entre as artes e o saber teórico nas relações entre o estético e o transestético.

7. Criar um Texto teórico e analítico sobre a poética da hipermodernidade.


Justificativa

        A importância deste estudo se deve ao conhecimento das teorias estéticas da hipermodernidade e suas relações com as artes produzido no trânsito entre a pós-modernidade e a hipermodernidade. Essas delimitações permitem ao crítico de artes tomarem ciência do objeto analisado e das teorias que lhes dão suporte. O ajuizamento crítico é uma faca de vários gumes, porém não dissociado de uma lógica crítica que possibilita apreender o efeito estético que obra de arte sugere ao crítico. O valor principal será o de dar conhecimento aos estudiosos das artes a respeito do pensar e fazer transestético da poética do século XX e XXI. 

        Desse modo, a pesquisa quer enxergar os efeitos desse mundo de simulacros, no qual está previsto o crepúsculo do ser como paradigma, como modelo, como coisa em série, repetindo-se continuamente, na forma material das obras de arte contemporâneas. Aqui a função do crítico pesquisador pressupõe a abordagem das teorias e das práticas contemporâneas, distinguindo o que não é mais pertinente e o que permanece atual, observando a originalidade e a inovação no engenho artístico transestético. 

Equipe do Projeto

Nome Função no projeto Função no Grupo Tipo de Vínculo Titulação
Nível de Curso
MARIA APARECIDA RODRIGUES
Email: mariacidarodrigues2013@gmail.com
Coordenador Líder [professor] [doutor]