Detalhes do Projeto de Pesquisa

AUTOMAÇÃO FLEXÍVEL EM PROCESSOS DE SELEÇÃO DE PRODUTOS EM ARMAZÉNS

Dados do Projeto

642

AUTOMAÇÃO FLEXÍVEL EM PROCESSOS DE SELEÇÃO DE PRODUTOS EM ARMAZÉNS

2021/2 até 2025/2

ESCOLA DE DIREITO, NEGÓCIOS E COMUNICAÇÃO

INOVAÇÃO TECNOLÓGICA EM OPERAÇÕES E LOGÍSTICA

Inovação Tecnológica em Operações e Logística

RICARDO LUIZ MACHADO

Resumo do Projeto

Sistemas logísticos vem sendo influenciados práticas organizacionais como a da filosofia Just-in-Time, a distribuição omnichannel, o e-commerce e a customização em massa. Devido a essas tendências, clientes optam por adquirir produtos em menor quantidade e maior variedade, em um menor intervalo de tempo. Nesse contexto, armazéns e centros de distribuição operam atividades mais complexas, devido à grande variedade de produtos com que lidam em suas operações. Para gerenciar essa complexidade, uma das alternativas é a adoção da automação no sistema logístico dos armazéns e centros de distribuição. Apesar de seus benefícios em relação à melhoria das operações de produção, a automação pode não ser benéfica para atividades de alta complexidade, tornando-as rígidas, devido às limitações das tecnologias existentes. Nesse contexto, o conceito de automação flexível surge com o desafio de conciliar os benefícios da automação convencional com a flexibilidade exigida modernamente pelas organizações. Trabalhos sobre a aplicação e implementação de automação flexível em armazéns ainda se encontram em estágio preliminar. Nesse contexto, esta pesquisa tem como objetivo analisar e comparar os processos de order picking em armazéns, através da construção de diferentes cenários , a partir de uma configuração manual tradicional evoluindo para um armazém automatizado totalmente flexível, aumentando progressivamente o nível de automação. A Design Science Research é adotada como abordagem metodológica para esta pesquisa, a fim de construir e simular processos automatizados para aumentar a eficiência e a produtividade do armazém através da aplicação de automação flexível nas atividades de separação de pedidos. Como um dos principais resultados, espera-se obter com esta pesquisa uma estrutura de automação flexível que possa ser aplicada para aumentar a flexibilidade em processos de armazéns.

Objetivos

Objetivo Geral:

Analisar, comparativamente, processos de order picking (seleção e movimentação de produtos) em centros de distribuição, por meio da construção de modelos de simulação computacional, avaliando, progressivamente, configurações considerando inicialmente operações realizadas de forma manual até um cenário pleno de aplicação da proposta de automação flexível (flexible automation).

Objetivos Específicos:

Como desdobramentos do objetivo geral emergem os seguintes objetivos específicos:

- Identificar configurações e tecnologias de automação flexível em armazéns;

- Propor modelo de automação flexível para o processo de order picking de um centro de distribuição, considerando alta variedade de produtos e retirada fracionada de itens, partindo de um cenário manual e avançando até um cenário totalmente automatizado;

- Validar e avaliar os desempenhos dos modelos de simulação desenvolvidos;

- Analisar o impacto nos indicadores de desempenho operacional propostos para verificação do ganho de eficiência e flexibilidade.


Justificativa

O mercado logístico tem sido impactado pelo aumento do e-commerce, customização em massa, omni-channel, e pela filosofia just-in-time. Para atender esse mercado dinâmico e permanecer competitivo, a automação está sendo aplicada nos armazéns e centros de distribuição. No entanto, como armazéns possuem atividades complexas que dependem de certa flexibilidade, a maioria das atividades são realizadas por operadores. A aplicação de automação fixa ou automação programável não garante a permanência de competitividade no mercado. Logo, justifica-se a necessidade de aplicar automação flexível em processos logísticos, para aumentar a produtividade, atender as novas tendências logísticas e reduzir custos com a mão de obra.

Baseado na necessidade de automatizar e na falta de flexibilidade nos processos que são automatizados, este estudo busca solucionar esse problema. A maioria das ações e decisões em armazéns e centros de distribuição são baseados somente na experiência dos gerentes. Pouco se encontra na literatura sobre aplicação de automação flexível em armazéns.

Este estudo se concentra em: i) desenvolver simulações que comparem a eficiência entre sistemas complexos que dependem de mão de obra humana com um sistema de automação flexível; e ii) analisar os impactos nos indicadores de desempenho operacional propostos para verificação do ganho de flexibilidade.

Equipe do Projeto

Nome Função no projeto Função no Grupo Tipo de Vínculo Titulação
Nível de Curso
CLARICE GONCALVES BARRETO
Email: clarice_barreto@hotmail.com
Pesquisador Estudante [aluno] [null]
HEMMANOEL FEITOSA E SILVA
Email: hemmanoel.feitosa@gmail.com
Pesquisador Estudante [aluno] [null]
MARCOS LAJOVIC CARNEIRO
Email: marcoslajovic@hotmail.com
Pesquisador Pesquisador [professor] [doutor]
RICARDO LUIZ MACHADO
Email: drrmachado@gmail.com
Coordenador Líder [professor] [doutor]
SHAYENE KARLA MARQUES CORREA
Email: shayenekarla@gmail.com
Pesquisador Estudante [aluno] [null]