Detalhes do Projeto de Pesquisa

AVALIAÇÃO FUNCIONAL DE EPISÓDIOS DE COMPULSÃO ALIMENTAR EM MULHERES PORTADORAS DE AUTO-ESTIGMA RELACIONADO AO PESO

Dados do Projeto

631

AVALIAÇÃO FUNCIONAL DE EPISÓDIOS DE COMPULSÃO ALIMENTAR EM MULHERES PORTADORAS DE AUTO-ESTIGMA RELACIONADO AO PESO

2021/1 até 2025/2

ESCOLA DE CIÊNCIAS SOCIAIS E DA SAÚDE

LABORATÓRIO DE ANÁLISE EXPERIMENTAL DO COMPORTAMENTO

ANÁLISE DO COMPORTAMENTO

SONIA MARIA MELLO NEVES

Resumo do Projeto

A literatura descreve que indivíduos obesos estigmatizados podem desenvolver o comportamento de compulsão alimentar e o método utilizado pela análise do comportamento para observar quais fatores influenciam os comportamentos é denominada avaliação funcional. Entretanto, há carência de estudos que utilizem avaliações funcionais na analise dos episódios de compulsão alimentar. Desta forma, o presente projeto objetiva avaliar funcionalmente episódios de compulsão alimentar em três mulheres acima do peso que apresentem avaliação psicométrica indicativa de auto-estigma e compulsão alimentar. No estudo 1 será realizado a adaptação do Questionário de Auto-estigma do Peso (WSSQ) para o português brasileiro e, no Estudo 2, este será utilizado, juntamente com a Escala de Compulsão Alimentar Periódica (ECAP), para seleção de 6 voluntárias do sexo feminino que obtiverem pontuação alta nessas esaclas, Índice de Massa Corporal (IMC) 25 e possuir entre 18-59 anos. Essas participantes farão auto registros alimentares, a fim de identificar episódios característicos de compulsão alimentar e será realizado uma avaliação funcional desses episódios com ênfase na identificação de pensamentos e sentimentos relacionados ao auto-estigma. Espera-se identificar, a partir deste estudo, variáveis relacionadas ao estigma do peso antecedentes/consequentes aos episódios de compulsão alimentar em mulheres acima do peso.

Objetivos

3.1 OBJETIVO GERAL


Avaliar funcionalmente episódios de compulsão alimentar em seis mulheres acima do peso que apresentem avaliação psicométrica indicativa de auto-estigma e compulsão alimentar. 


3.2 OBJETIVOS ESPECÍFICOS


3.2.1 Estudo 1


Adaptar a escala The Weight Self-stigma Questionnaire (WSSQ) para o português brasileiro;


3.2.2 Estudo 2


Identificar através do auto registro alimentar de seis mulheres acima do peso, com scores indicativos de compulsão alimentar no ECAP e auto-estigma em relação ao peso WSSQ, episódios característicos de compulsão alimentar;

Realizar avaliação funcional desses episódios de compulsão alimentar com ênfase na identificação de pensamentos e sentimentos relacionados ao auto-estigma; 



 


Justificativa

Estudos realizados com adultos com sobrepeso e obesidade demonstraram que adultos que sofrem de estigmatização com base no peso são mais propensos a desenvolver compulsão alimentar (Annis, Cash & Hrabosky, 2004; Friedman, Ashmore & Applegate, 2008). Experiências estigmatizantes aumentam a vulnerabilidade ao mau funcionamento psicológico (causando sofrimento psicológico) e isso pode aumentar o risco de comportamentos compulsivos (Ashmore, Friedman, Reichmann & Musante, 2008).

Equipe do Projeto

Nome Função no projeto Função no Grupo Tipo de Vínculo Titulação
Nível de Curso
ANA CAROLINE MARCELO RODRIGUES
Email: nutri.acmr@gmail.com
Pesquisador Egresso [aluno] [null]
ESTER ARAUJO OLIVEIRA
Email: ester.2000@hotmail.com
Pesquisador Estudante [aluno] [null]
LORENA MARCELO RODRIGUES
Email: psilorenarodrigues@gmail.com
Pesquisador Estudante [aluno] [null]
LUCIANA PACHECO MIRANDA ROCHAEL
Email: lucianapachecomr@gmail.com
Pesquisador Estudante [aluno, aluno] [null, null]
SONIA MARIA MELLO NEVES
Email: soniamelloneves@gmail.com
Coordenador Pesquisador [professor] [doutor]