Detalhes do Projeto de Pesquisa

A (IN) EFICÁCIA DA APLICAÇÃO DO INSTITUTO DA DESCONSIDERAÇÃO DA PERSONALIDADE JURÍDICA A EMPRESAS QUE COMETEM CRIME AMBIENTAL NO BRASIL

Dados do Projeto

629

A (IN) EFICÁCIA DA APLICAÇÃO DO INSTITUTO DA DESCONSIDERAÇÃO DA PERSONALIDADE JURÍDICA A EMPRESAS QUE COMETEM CRIME AMBIENTAL NO BRASIL

2016/1 até 2026/2

ESCOLA DE DIREITO, NEGÓCIOS E COMUNICAÇÃO

GRUPO DE ESTUDOS EM DIREITO EMPRESARIAL

Empresa e atuação empresarial

HELENA BEATRIZ DE MOURA BELLE

Resumo do Projeto

Na presente pesquisa tem-se por objetivo realizar estudo envolvendo o instituto da Desconsideração da Personalidade Jurídica (disregard doctrine), relacionado ao direito ambiental, notadamente, consoante a Lei 9.605, de 12 de fevereiro de 1988, artigo 4º. Atenção especial será empreendida aos acontecimentos que envolvem as empresas ¿Samarco Mineradora¿ e ¿Vale S.A.¿ pela notoriedade e grande comoção que causaram com o rompimento das barragens de Mariana e de Brumadinho, administradas pelas duas companhias, respectivamente. Ademais, de início serão abordadas a personalidade jurídica e a visão geral sobre a desconsideração dessas pessoas. Por conseguinte, passa-se ao ordenamento jurídico brasileiro, de forma a aprofundar os estudos na teoria menor da desconsideração, posto que acolhida pelo direito ambiental. Por fim, serão analisados casos em que houve a má aplicação da personalidade jurídica e, dessa forma, a sua desconsideração seria decisão oportuna e justa, todavia, por algum motivo, assim não ocorreu. O método dedutivo e a metodologia qualitativa serão adotados para viabilizar o estudo, mediante técnica de pesquisa bibliográfica, envolvendo referências especiais, fontes primárias do direito e jurisprudências que tratam do objeto delimitado.

Objetivos

A temática que norteou a estruturação do presente projeto enseja a apresentação dos seguintes objetivos geral e específicos.


2.1. Objetivo Geral (ou primário)

Analisar a (in) eficácia da aplicação do instituto da desconsideração da personalidade jurídica nos casos de crimes ambientais no Brasil, com base na análise em jurisprudência brasileira em decisões proferidas na vigência de ordenamento legal que dispõe sobre sanções penais e administrativas derivadas de condutas e atividades lesivas ao meio ambiente.


2.2. Objetivos Específicos (ou secundários)

 Verificar as pessoas jurídicas envolvidas, com destaque para as empresas envolvidas em crimes ambientais, a forma como atuam e seus objetos, os danos causados ao meio ambiente e a desconsideração da personalidade jurídica por meio de casos concretos; apresentar as consequências para a organização e ao meio ambiente, seu cumprimento da função social; e aprofundar no estudo das leis, como a de Crimes Ambientais, e outros fundamentos que conduzirão as interpretações e análises apresentadas. 

Justificativa

Contida na introdução.

Equipe do Projeto

Nome Função no projeto Função no Grupo Tipo de Vínculo Titulação
Nível de Curso
ADRIANA LIMA FAQUINELI
Email: dricafaquineli22@gmail.com
Pesquisador Estudante [aluno] [null]
ALYSSON ALVES MARTINS
Email: alysson.amartins@gmail.com
Pesquisador Estudante [aluno] [null]
ANNE ELISE KUCHNIR CARVALHO
Email: akuchnircarvalho@gmail.com
Pesquisador Estudante [aluno] [null]
FERNANDA DE PAULA FERREIRA MOI
Email: paula@pucgoias.edu.br
Pesquisador Pesquisador [professor] [doutor]
HELENA BEATRIZ DE MOURA BELLE
Email: helena@pucgoias.edu.br
Coordenador Líder [professor] [doutor]