Detalhes do Projeto de Pesquisa

ESTUDO HODIERNO DA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR A PARTIR DO APARATO HISTÓRICO NORMATIVO CURRICULAR DA ESCOLA PÚBLICA ESTADUAL DE GOIÁS

Dados do Projeto

626

ESTUDO HODIERNO DA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR A PARTIR DO APARATO HISTÓRICO NORMATIVO CURRICULAR DA ESCOLA PÚBLICA ESTADUAL DE GOIÁS

2021/1 até 2022/2

ESCOLA DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES E HUMANIDADES

TEORIAS DA EDUCAÇÃO E PROCESSOS PEDAGÓGICOS

Teoria histórico-cultural e práticas pedagógicas

MADE JUNIOR MIRANDA

Resumo do Projeto

Este projeto tem com propósito contribuir para discussão das finalidades e dos moldes de educação física escolar que vêm sendo desenvolvidos historicamente no contexto escolar. Assim, o seu problema quer saber sobre as legislações históricas que demarcaram o fazer da educação física nas escolas públicas do Estado de Goiás e sua relação com as condições hodiernas postas para o trabalho desta dimensão formativa. Podemos dizer que este estudo quer ver, em determinados aspectos, como o passado da educação física escolar tem se projetado no presente no sentido de demonstrar as dinâmicas do trabalho pedagógico da disciplina diante do movimento de seus conceitos e demandas atribuídas a educação escolar ao longo do tempo. Portanto, o objetivo geral será estudar os documentos oficiais que regularam a educação física escolar no Estado de Goiás, especialmente a partir da Nova República (1985), ou seja, ao período da História do Brasil caracterizado pela ampla democratização política que se seguiu do fim do período de governos militares aos dias atuais. Os seus objetivos específicos inclui levantamento, estudo e análise das leis, portarias, decretos e documentos reguladores da educação física no período em questão; busca, escolha e análise de pesquisas científicas de teses e dissertações a respeito das investigações da educação física escolar durante a vigência das normativas que orientaram o seu desenvolvimento nas escolas; análise crítica das legislações históricas, dos movimentos concomitantes de pesquisas do campo do saber e da condição atual. Para as análises utilizaremos o método materialista histórico-dialético, que na sua essência pretende compreender a realidade distinguindo-a do objeto e do que é da ordem do pensamento. Deste modo, na perspectiva materialista pretende-se no confronto dos dados reais obtidos com os dados concretos poder pensar e elaborar um constructo teórico que possibilite trazer à tona elucidações a respeito do que há de mais concreto na realidade da educação física escolar relacionado com as suas normativas cronológicas. Portanto, este estudo fará uma exploração qualitativa a partir de pesquisas bibliográfica e documental. O aporte teórico de base para se pensar os conceitos, reflexões e análises interpretativas será pela Teoria Histórico-cultural de Lev S. Vigotsky e dos seus seguidores da psicologia da educação russa.

Objetivos

2 OBJETIVOS


Objetivo Geral (ou primário)

O objetivo geral será estudar os documentos oficiais que regularam a educação física escolar no Estado de Goiás, especialmente a partir da Nova República (1985), ou seja, ao período da História do Brasil caracterizado pela ampla democratização política que se seguiu do fim do período de governos militares aos dias atuais e amparados pela Constituição Federal de 1988. 


Objetivos Específicos (ou secundários)

- Levantamento, estudo e análise das leis, portarias, decretos e documentos reguladores da educação física escolar goiana a partir de 1985; 

- Busca, escolha e análise de pesquisas científicas de teses e dissertações a respeito das investigações da educação física escolar durante a vigência das normativas que orientaram o seu desenvolvimento nas escolas; 

- Análise crítica das legislações históricas, dos movimentos concomitantes de pesquisas do campo do saber e das condições atuais que estão postas hodiernamente para a educação física escolar do Estado de Goiás.

Justificativa

O cenário atual da educação e educação física requer de seus sujeitos envolvidos uma leitura atenta no sentido da compreensão das mudanças conjunturais e de suas reais fundamentações, sob pena de poder haver perdas para os estudantes das escolas públicas decorrentes da falta de uma maior participação da sociedade como prevê o artigo 205 da Constituição Federal de 1988.

Numa breve reflexão hodierna percebemos que tem havido mudanças impactantes nos moldes de desenvolvimento da educação física escolar. Outrora, as aulas eram no contra turno dos alunos; havia uma maior carga horária de atividades e um número maior de professores dentro das escolas. Hoje, sabemos que a escola tem problemas de espaço, estrutura, instalações, equipamentos e materiais para satisfazer as possibilidades de atuação desta área do conhecimento nas escolas. A tudo isso se soma os problemas metodológicos da organização e da prática pedagógica que ao nosso ver, por si só, justificaria plenamente este estudo sobre o contexto de desenvolvimento da educação física escolar.

Portanto, este projeto se justifica pelo propósito contribuir para discussão das finalidades e dos moldes de educação física escolar que vêm sendo desenvolvidos historicamente no contexto escolar. Nesse excerto, o seu problema quer saber sobre as legislações históricas que demarcaram o fazer da educação física nas escolas públicas do Estado de Goiás e sua relação com as condições hodiernas postas para o trabalho desta dimensão formativa. Podemos dizer que este estudo quer ver, em determinados aspectos, como o passado da educação física escolar tem se projetado no presente no sentido de demonstrar as dinâmicas do trabalho pedagógico da disciplina diante do movimento de seus conceitos e demandas atribuídas a educação escolar ao longo do tempo. De outra forma, este estudo quer jogar um “facho de luz” na realidade da educação física escolar, destacar os seus avanços e retrocessos e contribuir para a conscientização e formação de conceitos fundamentados nas necessidades formativas dos estudantes.

Equipe do Projeto

Nome Função no projeto Função no Grupo Tipo de Vínculo Titulação
Nível de Curso
MADE JUNIOR MIRANDA
Email: 118made118@gmail.com
Coordenador Pesquisador [] []