Detalhes do Projeto de Pesquisa

AVALIAÇÃO DOS CONSENSOS PARA PESQUISA DE AUTOANTICORPOS EM CÉLULAS HEP-2 NA PERSPECTIVA DO CLÍNICO

Dados do Projeto

605

AVALIAÇÃO DOS CONSENSOS PARA PESQUISA DE AUTOANTICORPOS EM CÉLULAS HEP-2 NA PERSPECTIVA DO CLÍNICO

2018/2 até 2024/2

ESCOLA DE CIÊNCIAS MÉDICAS E DA VIDA

GRUPO DE FISIOLOGIA APLICADA

Sociedade, Ambiente e Saúde

WILSON DE MELO CRUVINEL

Resumo do Projeto

A pesquisa de autoanticorpos em células HEp-2 consiste em uma relevante ferramenta para auxílio diagnóstico na investigação de doenças autoimunes, especialmente as enfermidades reumáticas sistêmicas. Tal metodologia, ao longo das duas últimas décadas, passou por um intenso processo de aperfeiçoamento e padronização no âmbito nacional e, no cenário internacional, da mesma forma iniciou-se um processo de padronização e aperfeiçoamento da utilização do teste. Paralelamente melhorias foram evidenciadas no substrato antigênico, com significativo aumento na sensibilidade do teste e como consequência, indivíduos hígidos passaram a apresentar maior frequência de resultados positivos gerando desconforto para pacientes e prejuízo no raciocínio clínico. Uma ampla variedade de especialistas médicos passaram a solicitar o teste, aumentando a demanda do exame e potencializando esse problema. Nesse contexto, o presente estudo visa analisar por meio de um questionário eletrônico a percepção dos clínicos diante deste novo cenário, de um teste cada vez mais solicitado, sensível e cuja interpretação repercute positivamente no auxílio diagnóstico de enfermidades autoimunes.

Objetivos

Objetivo Geral:

Avaliar a percepção do médico diante das informações geradas pelos Consensos Brasileiros para pesquisa de autoanticorpos e Consenso Internacional para pesquisa de Autoanticorpos (International Consensus on Ana Patterns – ICAP).

Objetivos Específicos

Avaliar o conhecimento dos médicos Reumatologistas a respeito das determinações do consenso; 

Avaliar o conhecimento dos médicos de diferentes especialidades a respeito das determinações do consenso;

Avaliar como a utilização das diretrizes do consenso auxiliam os clínicos na prática clínica;

Avaliar que ações são necessárias do ponto de vista da organização dos Consensos Brasileiro e Internacional com a finalidade de potencializar o diagnóstico em autoimunidade. 


Justificativa

O presente estudo propiciará a elucidação do impacto dos Consensos Brasileiros para pesquisa de autoanticorpos em células HEp-2 no meio médico e como eles influenciam na interpretação dos exames laboratoriais e consequentemente no diagnóstico. Não existem até o momento nenhuma publicação que quantifique a abrangência desse conteúdo. Tendo em vista que o Consenso Brasileiro é uma iniciativa pioneira que tem inspirado o processo de padronização internacional, há grande demanda para conhecer como ele impacta no dia a dia dos atendimentos em saúde.

Equipe do Projeto

Nome Função no projeto Função no Grupo Tipo de Vínculo Titulação
Nível de Curso
WILSON DE MELO CRUVINEL
Email: melocruvinel@gmail.com
Coordenador Pesquisador [professor] [doutor]