Detalhes do Projeto de Pesquisa

EFEITO DE VALORES DE REFORÇO UTILITÁRIO E INFORMATIVO DE DESTINOS TURÍSTICOS SOBRE TAXA DE DESCONTO TEMPORAL

Dados do Projeto

600

EFEITO DE VALORES DE REFORÇO UTILITÁRIO E INFORMATIVO DE DESTINOS TURÍSTICOS SOBRE TAXA DE DESCONTO TEMPORAL

2020/2 até 2024/1

ESCOLA DE CIÊNCIAS SOCIAIS E DA SAÚDE

LABORATÓRIO DE ANÁLISE EXPERIMENTAL DO COMPORTAMENTO

ANÁLISE DO COMPORTAMENTO

LAURO EUGENIO GUIMARAES NALINI

Resumo do Projeto

Consequência reforçadora perde valor caso sua obtenção, mesmo garantida, ocorra somente após certo tempo transcorrido entre a resposta que a produz e a obtenção: quanto maior a duração do atraso, menor, correlatamente, o valor subjetivo da consequência. Esse processo de diminuição do valor subjetivo da consequência reforçadora como função de atraso na obtenção tem sido amplamente estudado por economistas comportamentais e analistas do comportamento sob denominação técnico-teórica de ¿desconto temporal¿. O valor reforçador de produtos complexos, tais como destinos turísticos, tem sido determinado em estudos orientados teoricamente pelo Behavioral Perspective Model (BPM). Os estudos têm mostrado, a partir de avaliações feitas por consumidores, que destinos turísticos variam no nível em que indicam consequências reforçadoras utilitárias e consequências reforçadoras informativas. O presente projeto de pesquisa articula os arcabouços teórico-conceituais do desconto temporal e do BPM, tendo como objetivo verificar se destinos turísticos indicadores de níveis reforçadores utilitários e níveis reforçadores informativos são temporalmente descontados de forma diferente. Adicionalmente, o projeto de pesquisa visa verificar se os valores de desconto temporal dos destinos turísticos com diferentes níveis reforçadores utilitários e informativos se ajustam melhor, na relação com atrasos programados, à função exponencial ou à função hiperbólica, modelos matemáticos estes comumente usados nas análises de dados obtidos em procedimentos de desconto temporal. Duzentos e vinte (220) universitários, de ambos os sexos, com idade entre 18 e 40 anos e com experiência turística de ao menos uma viagem nos últimos dois anos, serão submetidos a procedimento experimental com o uso do instrumento Cenários de Desconto Temporal em Turismo (CDTT). No CDTT, os participantes poderão indicar quanto estão dispostos a pagar, no momento presente, para antecipar viagem a destinos turísticos variáveis nos níveis reforçadores utilitário e informativo, ganha como premiação por desempenho numa empresa hipotética, mas disponíveis para realização somente 18 meses após a obtenção do prêmio. Admite-se que as evidências geradas pela pesquisa ora proposta contribuirão para adensar discussões sobre o valor descritivo-explicativo dos arcabouços do desconto temporal e do BPM, especialmente na indicação de potenciais relações funcionais entre padrões de escolha do consumidor e propriedades de produtos complexos, em interações onde múltiplas variáveis influenciam a tomada de decisão de consumo.

Objetivos

Os objetivos são: 1) verificar, em um cenário de simulação de consumo turístico e método FITB, se destinos turísticos indicadores de níveis reforçadores utilitários diferentes são temporalmente descontados de forma diferente; 2) verificar, em um cenário de simulação de consumo turístico e método FITB, se destinos turísticos indicadores de níveis reforçadores informativos diferentes são temporalmente descontados de forma diferente; 3) verificar se os valores de DT dos destinos turísticos com diferentes níveis reforçadores utilitários se ajustam melhor à função exponencial ou à função hiperbólica, e 4) verificar se os valores de DT dos destinos turísticos com diferentes níveis reforçadores informativos se ajustam melhor à função exponencial ou à função hiperbólica.

Justificativa

Considerados os achados empírico-experimentais relatados, os referenciais teórico-conceituais que os embasam e a lacuna existente na literatura sobre o processo de desconto temporal (DT) em análises de consumo de produtos complexos, a presente proposta, classificável como pesquisa básica ou fundamental, pode contribuir para o aprofundamento do conhecimento sobre processos básicos da tomada de decisão de seres humanos em interações com objetos e ambientes de consumo. Estima-se que as evidências que vierem a ser geradas contribuirão para adensamento das discussões sobre o valor descritivo-explicativo do arcabouço do desconto temporal (DT) na indicação de potenciais relações funcionais entre padrões de escolha de consumidor e propriedades de produtos complexos em interações onde múltiplas variáveis influenciam a tomada de decisão. No plano teórico, a integração do arcabouço do DT com os conceitos do Behavioral Perspective Model (BPM) pode dar vazão e, em muito, fazer avançar programas de pesquisa férteis sobre o efeito de variáveis do cenário ambiental de consumo sobre a escolha de produtos complexos. Admite-se que tais aspectos e contribuições potenciais justificam a realização do estudo proposto.

Equipe do Projeto

Nome Função no projeto Função no Grupo Tipo de Vínculo Titulação
Nível de Curso
CRISTIANO COELHO
Email: cristiano@pucgoias.edu.br
Pesquisador Pesquisador [professor] [doutor]
LAURO EUGENIO GUIMARAES NALINI
Email: nalini00@pucgoias.edu.br
Coordenador Pesquisador [professor] [doutor]