Detalhes do Projeto de Pesquisa

AVALIAÇÃO DA PREDISPOSIÇÃO DE GRADUANDOS DA ÁREA DA SAÚDE PARA O ENSINO E COLABORAÇÃO INTERPROFISSIONAIS

Dados do Projeto

598

AVALIAÇÃO DA PREDISPOSIÇÃO DE GRADUANDOS DA ÁREA DA SAÚDE PARA O ENSINO E COLABORAÇÃO INTERPROFISSIONAIS

2020/1 até 2022/2

ESCOLA DE CIÊNCIAS SOCIAIS E DA SAÚDE

CLÍNICA, SUBJETIVIDADES E SAÚDE

Psicologia Clínica

SEBASTIÃO BENICIO DA COSTA NETO

Resumo do Projeto

O ensino e a colaboração interprofissionais (EIP/CIP) em saúde têm sido definidos por quando duas ou mais profissões aprendem juntas sobre si, sobre o outro e sobre as possibilidades de colaboração mútua. Desta forma EIP/CIP é a estratégia orientada pela organização mundial de saúde para a formação de profissionais para a área da saúde pública. Contudo, muitos profissionais de saúde têm sido formados, durante os cursos de graduação, sem quaisquer articulações entre as diferentes profissões, retardando a possibilidade de oferecer melhores serviços às populações. Parte desse problema envolve a resistência que docentes universitários têm acerca dessa estratégia de ensino, sobretudo, por considerarem que os alunos pouco se interessam pelo ensino interprofissional. Dessa forma, o objetivo primário dessa investigação é "avaliar o perfil de predisposição dos estudantes dos cursos da área da saúde, da PUC Goiás, para o ensino e para a colaboração interprofissional." São objetivos secundários: 1. Elaborar revisão sistemática da literatura (RSL) acerca do conceito de predisposição ao ensino e à colaboração interprofissional em saúde (Estudo de RSL 1); 2. Elaborar revisão sistemática da literatura acerca das metodologias aplicadas à investigação da predisposição ao ensino e à colaboração interprofissional em saúde (Estudo de RSL 2); 3. Avaliar o perfil sócio-demográfico e acadêmico dos participantes; 4. Descrever o perfil de predisposição à EIP dos discentes dos cursos de biomedicina, enfermagem, fisioterapia, fonoaudiologia, medicina, nutrição, psicologia e serviço social; 5. Comparar o perfil de predisposição à EIP dos discentes de 1º ao 3º com os dos três últimos períodos de curso; 6. Correlacionar os dados sócio-demográficos com os de perfil à EIP. Como metodologias, serão realizadas revisões sistemáticas de literatura e um estudo empírico envolvendo 600 alunos de diferentes cursos da área da saúde. Os instrumentos utilizados serão o Readiness for Interprofessional Learning Scale (RIPLS) e a Escala Jefferson de Atitudes Relacionadas à Colaboração Interprofissional (EJARCI) - formatos impressos e online. Os dados serão colhidos em grupos e/ou por um dispositivo online. Os participantes deverão assinar o Termo de consentimento livre e esclarecido e cumprir critérios, quais sejam: Critérios de Inclusão - assinar o Termo de Consentimento Livre e Esclarecido (TCLE) concordando em participar da investigação e estar matriculado no período da coleta de dados; e, Critérios de Exclusão - discentes que não completarem todos os instrumentos ou que retirarem o TCLE. Os dados serão analisados por meio do SPSS versão 22. As estatísticas utilizadas serão a descritiva simples, com teste de correlação. Os resultados finais serão utilizados em oficinas de sensibilização dos docentes quanto a pertinência do EIP/CIP no contexto da graduação.

Objetivos

Objetivo Primário:

Avaliar o perfil de predisposição dos estudantes dos cursos da área da saúde, da PUC Goiás, para o ensino e para a colaboração interprofissional.

Objetivos Secundários:

  1. Elaborar revisão sistemática da literatura (RSL) acerca do conceito de predisposição ao ensino e à colaboração interprofissional em saúde (Estudo de RSL 1); 
  2. Elaborar revisão sistemática da literatura acerca das metodologias aplicadas à investigação da predisposição ao ensino e à colaboração interprofissional em saúde (Estudo de RSL 2);
  3. Avaliar o perfil sócio-demográfico e acadêmico dos participantes;
  4. Descrever o perfil de predisposição à EIP dos discentes dos cursos de biomedicina, enfermagem, fisioterapia, fonoaudiologia, medicina, nutrição, psicologia e serviço social;
  5. Comparar o perfil de predisposição à EIP dos discentes de 1º ao 3º com os dos três últimos períodos de curso;

Correlacionar os dados sócio-demográficos com os de perfil à EIP.

Justificativa

Evidências acerca da predisposição para a educação/ensino e colaboração interprofissional (EIP/CIP)em saúde são escassas na literatura brasileira, sobretudo, relativa a graduandos do centro-oeste brasileiro. Por outro lado, a EIP/CIP trata-se de estratégia de formação indicada como importante pela Organização Mundial de Saúde para melhorar as entregas em saúde em diversas partes do mundo e em diferentes realidades sanitárias. Poucos esforços, nos cursos de graduação na área da saúde, no Brasil, têm sido feitos para desenvolver e consolidar a EIP/CIP, sendo que parte dos elementos que retardam esse processo são as representações de discentes e docentes universitários. Desta forma, torna-se imprescindível estabelecer um perfil de predisposição dos discentes, inclusive, como meio de diálogo e sensibilização aos docentes para a EIP/CIP.

Equipe do Projeto

Nome Função no projeto Função no Grupo Tipo de Vínculo Titulação
Nível de Curso
SEBASTIÃO BENICIO DA COSTA NETO
Email: sebastiaobenicio@gmail.com
Coordenador Líder [professor] [doutor]