Detalhes do Projeto de Pesquisa

EFEITOS DA TELERREABILITAÇÃO SÍNCRONA COM TREINO INTERVALADO DE ALTA INTENSIDADE EM ADULTOS COM HIPERTENSÃO ARTERIAL (TELEHIIT TRIAL)

Dados do Projeto

597

EFEITOS DA TELERREABILITAÇÃO SÍNCRONA COM TREINO INTERVALADO DE ALTA INTENSIDADE EM ADULTOS COM HIPERTENSÃO ARTERIAL (TELEHIIT TRIAL)

2020/1 até 2026/2

ESCOLA DE CIÊNCIAS SOCIAIS E DA SAÚDE

GRUPO DE PESQUISA EM ENVELHECIMENTO ATIVO E CUIDADO INTEGRAL ÀS ENFERMIDADES CARDIOVASCULARES E PULMONARES

Teorias, Métodos e Processos de Cuidar em Saúde

PRISCILA VALVERDE DE OLIVEIRA VITORINO

Resumo do Projeto

Ensaio clínico randomizado com dois braços: treinamento intervalado de alta intensidade por meio virtual e caminhada com acompanhamento virtual. A população será composta por pacientes hipertensos, que serão alocados aleatoriamente em cada um dos grupos. As intervenções terão duração de doze semanas. Os participantes serão avaliados antes e após a intervenção.

Objetivos

Objetivo geral

  • Avaliar os efeitos do High-intensity interval training (HIIT) realizado de forma virtual síncrona em adultos hipertensos.

Objetivos específicos

  • Comparar mobilidade tóraco-abdominal, a força muscular respiratória e a função pulmonar antes e após o HIIT e o ECMI realizados de forma virtual e síncrona.
  • Testar se há superioridade dos efeitos do HIIT em relação ao ECMI, realizados de forma virtual e síncrona, na mobilidade tóraco-abdominal, na força muscular respiratória e na função pulmonar.
  • Comparar a pressão arterial sistólica e o condicionamento cardiorrespiratório antes e após o HIIT e o ECMI realizados de forma virtual e síncrona.
  • Testar se há superioridade dos efeitos do HIIT em relação ao ECMI para a pressão arterial sistólica e o condicionamento cardiorrespiratório.
  • Comparar as medidas da pressão arterial sistólica central, da velocidade de onda de pulso e da variabilidade da frequência cardíaca de acordo com parâmetros pré e pós de cada uma das modalidades de exercício;
  • Testar se há superioridade dos efeitos do HIIT em relação ao ECMI na pressão arterial sistólica central, na velocidade de onda de pulso e da variabilidade da frequência cardíaca.
  • Comparar as medidas da pressão arterial obtida pela medida residencial com aquelas verificadas por meio do aplicativo AMPA intra e entre grupos.
  • Avaliar o comportamento da pressão arterial, obtido por meio da aferição da pressão arterial e registrado no aplicativo AMPA, durante todo o período de intervenção e compará-lo entre os dois grupos. 
  • Comparar as variáveis pressão arterial sistólica central, velocidade de onda de pulso, augmentation index, resistência vascular periférica e variabilidade da frequência cardíaca antes e após a intervenção do HIIT e do ECMI em pacientes hipertensos conforme carga de morbidades.

Justificativa

A literatura científica disponibiliza evidências sobre a telerreabilitação e os seus benefícios para algumas áreas específicas, como neurologia (CHEN et al., 2017), cardiologia (HILL et al., 2006) e disfunções pulmonares (KAIRY et al., 2009). Na reabilitação cardíaca, a telerreabilitação pode ser tão eficaz quanto a reabilitação convencional, recuperando a funcionalidade, qualidade de vida, capacidade aeróbica (CHEN et al., 2018) e aptidão física (BROUWERS et al., 2017). Estudo que utilizou um protocolo de HIIT por telerreabilitação comparando com o HIIT em centro com pacientes com doença arterial coronariana identificou melhora do VO2 pico em ambos os grupos (AAMOT et al., 2014).
A Resolução n º 516, de 20 de março de 2020 do Conselho Federal de Fisioterapia e Terapia Ocupacional (COFFITO) permitiu a realização do teleatendimento pelo Fisioterapeuta, de forma síncrona ou assíncrona (COFFITO, 2020).  
Porém, na literatura não há até o momento artigos que abordem a telerreabilitação cardíaca síncrona. Além disso, os estudos realizados com telerreabilitação não são direcionados aos pacientes com HAS, e ainda não foram comparados os resultados do HIIT com o ECMI no formato da telerreabilitação. Dessa forma, mostra-se necessário, sobretudo diante da atual situação da pandemia do COVID-19 e a necessidade de mudança de comportamento presente e futura, a realização de estudos para avaliar os efeitos do HIIT de forma virtual síncrona em adultos hipertensos.

Equipe do Projeto

Nome Função no projeto Função no Grupo Tipo de Vínculo Titulação
Nível de Curso
FELIPE VAZ ALVES
Email: vaz-felipe@hotmail.com
Pesquisador Estudante [aluno] [null]
LUCAS MONTEIRO LIMA
Email: lucasmonteirolima@hotmail.com
Pesquisador Egresso [] []
MATHEUS CARVALHO GUIMARAES
Email: matheus167777@gmail.com
Pesquisador Egresso [aluno] [null]
PRISCILA VALVERDE DE OLIVEIRA VITORINO
Email: pvalverde@pucgoias.edu.br
Coordenador Líder [professor] [doutor]
RAYNE RAMOS FAGUNDES
Email: rayneramos.f@gmail.com
Pesquisador Egresso [professor] [mestre]
WEIMAR KUNZ SEBBA BARROSO DE SOUZA
Email: sebbabarroso@gmail.com
Pesquisador Pesquisador Externo [externo] [doutor]