Detalhes do Projeto de Pesquisa

LETRAMENTO FUNCIONAL EM SAÚDE DE PACIENTES COM LESÃO MEDULAR E DOS SEUS CUIDADORES FAMILIARES

Dados do Projeto

583

LETRAMENTO FUNCIONAL EM SAÚDE DE PACIENTES COM LESÃO MEDULAR E DOS SEUS CUIDADORES FAMILIARES

2020/2 até 2022/2

ESCOLA DE CIÊNCIAS SOCIAIS E DA SAÚDE

GRUPO DE INVESTIGAÇÃO EM PROMOÇÃO DA SAÚDE E INTEGRALIDADE DO CUIDADO

Teorias, Métodos e Processos de Cuidar em Saúde

FRANCINE AGUILERA RODRIGUES DA SILVA

Resumo do Projeto

Na sociedade atual as doenças crônicas não transmissíveis vêm apresentando aumento gradativo e significante, e dentre estas destaca-se a Lesão Medular (LM), os comprometimentos funcionais decorrentes da LM variam de um indivíduo para o outro, e os desempenhos nas habilidades das atividades da vida diária são fortemente prejudicados. Considerando a diminuição da independência funcional, o impacto psicológico e social na vida do indivíduo após a lesão, seu núcleo familiar sofrerá consequências que exigem reestruturação para atender as necessidades geradas por essa nova condição. Toda a família é afetada, porém geralmente, um de seus membros, denominado cuidador familiar, assume a responsabilidade pelo cuidado do indivíduo em suas necessidades. A vida após a LM torna-se um aprendizado constante, as pessoas com LM e seus cuidadores requerem informações de saúde contínua ao longo da vida. Compete aos profissionais atuantes nesta área providenciarem a informação em tempo útil, no local próprio e de forma personalizada. Muitas vezes as informações em saúde são apresentadas de forma complexa, com terminologia médica ou linguagem formal, que comprometem a compreensão, e consequentemente, também a qualidade do cuidado. Além dos aspectos referentes à qualidade do material educativo, é preciso levar em consideração as habilidades de leitura e escrita de quem receberá essas informações, ou seja, conhecer as condições de Letramento Funcional em Saúde (LFS) dessas pessoas. LFS é definido pela habilidade e conhecimento que os indivíduos possuem ao receberem alguma informação na área da saúde, seja ela escrita ou falada. É suposto que uma pessoa com nível de LFS adequado tenha melhor condição de saúde do que um indivíduo com nível inadequado, já que este teria menos entendimento da importância de medidas preventivas, ou maior dificuldade de entender instruções necessárias para a manutenção e ganhos na funcionalidade, e na qualidade de vida O LFS tem papel importante na condução do tratamento pelo paciente, uma vez que se faz necessária a participação ativa do indivíduo e da família durante todas as etapas da reabilitação e readaptação. O estudo sobre o LFS em indivíduos com LM e dos seus cuidadores, e a investigação de fatores que influenciam ou estão associados ao LFS, é relevante para compreensão mais abrangente do assunto, bem como para o planejamento de intervenções que favoreçam a saúde dos indivíduos envolvidos nesse processo. Estratégias educacionais para o cuidado centradas na família e no paciente, de acordo com suas habilidades e condições de compreensão, ou seja de acordo com o seu letramento, geram redução nos custos da atenção à saúde, tanto para a família como para o Estado, por propiciar melhor sistematização do trabalho desenvolvido pelos cuidadores e pacientes. Através de um estudo observacional longitudinal prospectivo, com abordagem quantitativa pretende-se avaliar a influência de uma capacitação no LFS de pacientes com LM e dos seus cuidadores familiares.

Objetivos

Objetivo Geral

Avaliar a influência de uma capacitação no LFS de pacientes com LM e dos seus cuidadores familiares.


Objetivos Específicos

  • Identificar por meio de revisão sistemática o LFS em indivíduos adultos com LM;
  • Verificar o perfil sociodemográfico de pacientes com LM e dos seus cuidadores familiares internados em um centro de reabilitação de Goiânia; 
  • Verificar o perfil clínico e funcional dos pacientes com LM internados em um centro de reabilitação de Goiânia;
  • Avaliar o LFS de pacientes com LM e dos seus cuidadores familiares na admissão e alta de uma internação para reabilitação;
  • Verificar a relação entre o perfil sociodemográfico dos pacientes com LM e seu LFS;
  • Verificar a relação entre o perfil sociodemográfico dos cuidadores familiares e seu LFS; 
  • Avaliar a influência do tempo da lesão e do nível da LM no LFS dos pacientes;
  • Avaliar a influência do tempo da lesão e do nível da LM no LFS dos cuidadores familiares;
  • Verificar a associação entre o LFS dos pacientes com LM e qualidade de vida dos mesmos;
  • Verificar a associação entre o LFS dos cuidadores familiares de pacientes com LM e qualidade de vida dos mesmos;
  • Avaliar a independência funcional de pacientes com LM na admissão e alta da internação para reabilitação;
  • Verificar a associação entre o LFS dos pacientes com LM e dos seus cuidadores familiares e a evolução da independência funcional dos pacientes.


Justificativa

           Devido ao crescimento nos episódios de violência urbana, agressões por arma de fogo e acidentes de trânsito, houve aumento no número de cidadãos que enfrentam as limitações físicas consequentes à LM, este aumento vem se constituindo como um problema de saúde pública, o que torna a pesquisa com esta população relevante.

            A ausência ou pouco conhecimento dos pacientes e dos seus cuidadores familiares, sobre aspectos relacionados à lesão, e cuidados necessários após a alta, provoca grande impacto na vida da pessoa afetada e na dinâmica familiar.

         A internação hospitalar representa um período de transição em que o cuidador ainda não é totalmente responsável pelos cuidados. Na pós-alta, a tensão aumenta exponencialmente e o apoio diminui, portanto esta transição entre os dois momentos deve ser compensada por várias estratégias (FERNANDES; ANGELO, 2016).

            A capacitação do paciente e do seu cuidador deve fazer parte das estratégias educacionais, como forma de melhorar os resultados da formação, qualidade dos cuidados e ganhos funcionais (LANDEIRO et al., 2015). 

            Um conceito importante ligado ao LFS é a promoção de autonomia das pessoas, pois promove a capacidade dos cidadãos tomarem decisões assertivas em relação a situações cotidianas. Sua avaliação tem importância especial nas Doenças Crônicas não Transmissíveis, destacando-se a LM, pela necessidade de cuidados contínuos em saúde (CHEHUEN NETO et al., 2017).

       Estudos sobre o LFS são escassos e necessários no Brasil (SAMPAIO et al., 2015). Considerando a população adulta no contexto brasileiro, é preocupante o percentual de analfabetos absolutos ou indivíduos com nível rudimentar de alfabetização (MARQUES et al., 2018). Tais condições de educação formal mostram-se pouco favoráveis ou limitantes para o desenvolvimento das habilidades de letramento em saúde (PASSAMAI et al., 2012).

            Estratégias educacionais para o cuidado centradas na família e no paciente, de acordo com suas habilidades e condições de compreensão, ou seja de acordo com o seu letramento, geram redução nos custos da atenção à saúde, tanto para a família como para o Estado, por propiciar melhor sistematização do trabalho desenvolvido pelos cuidadores e pacientes (MENEGUIN; RIBEIRO, 2016).

             Avaliar e determinar os níveis de LFS é muito importante para o sistema de saúde, uma vez que indivíduos com baixo LFS têm pior saúde física, mental, limitações funcionais, riscos maiores para morbidades, pior qualidade de vida. (BOSTOCK; STEPTOE, 2012; SOARES, 2014; HEIJMANS et al., 2015).

                Este conhecimento contribuirá para a reflexão dos profissionais da saúde, sobre a necessidade do desenvolvimento de estratégias para a transmissão de informações, direcionadas à pessoas com LM e cuidadores com habilidades limitadas de leitura e compreensão, de modo a assegurar que possam entender e executar orientações repassadas pela equipe multiprofissional.

            Diante disso, o estudo sobre o LFS em indivíduos com sequelas de doenças neurológicas e dos seus cuidadores, e a investigação de fatores que influenciam ou estão associados ao LFS, é relevante para compreensão mais abrangente do assunto, bem como para o planejamento de intervenções que favoreçam a saúde dos indivíduos envolvidos nesse processo.


Equipe do Projeto

Nome Função no projeto Função no Grupo Tipo de Vínculo Titulação
Nível de Curso
FRANCINE AGUILERA RODRIGUES DA SILVA
Email: francine.fisio@hotmail.com
Coordenador Pesquisador [professor] [mestre]
KATIA DE OLIVEIRA NERES
Email: katiakon18@gmail.com
Pesquisador Estudante [aluno] [null]