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LETRAMENTO FUNCIONAL EM SAÚDE DE PACIENTES COM LESÃO MEDULAR E DOS SEUS CUIDADORES FAMILIARES
2020/2 até 2022/2
ESCOLA DE CIÊNCIAS SOCIAIS E DA SAÚDE
GRUPO DE INVESTIGAÇÃO EM PROMOÇÃO DA SAÚDE E INTEGRALIDADE DO CUIDADO
Teorias, Métodos e Processos de Cuidar em Saúde
FRANCINE AGUILERA RODRIGUES DA SILVA
Objetivo Geral
Avaliar a influência de uma capacitação no LFS de pacientes com LM e dos seus cuidadores familiares.
Objetivos Específicos
Devido ao crescimento nos episódios de violência urbana, agressões por arma de fogo e acidentes de trânsito, houve aumento no número de cidadãos que enfrentam as limitações físicas consequentes à LM, este aumento vem se constituindo como um problema de saúde pública, o que torna a pesquisa com esta população relevante.
A ausência ou pouco conhecimento dos pacientes e dos seus cuidadores familiares, sobre aspectos relacionados à lesão, e cuidados necessários após a alta, provoca grande impacto na vida da pessoa afetada e na dinâmica familiar.
A internação hospitalar representa um período de transição em que o cuidador ainda não é totalmente responsável pelos cuidados. Na pós-alta, a tensão aumenta exponencialmente e o apoio diminui, portanto esta transição entre os dois momentos deve ser compensada por várias estratégias (FERNANDES; ANGELO, 2016).
A capacitação do paciente e do seu cuidador deve fazer parte das estratégias educacionais, como forma de melhorar os resultados da formação, qualidade dos cuidados e ganhos funcionais (LANDEIRO et al., 2015).
Um conceito importante ligado ao LFS é a promoção de autonomia das pessoas, pois promove a capacidade dos cidadãos tomarem decisões assertivas em relação a situações cotidianas. Sua avaliação tem importância especial nas Doenças Crônicas não Transmissíveis, destacando-se a LM, pela necessidade de cuidados contínuos em saúde (CHEHUEN NETO et al., 2017).
Estudos sobre o LFS são escassos e necessários no Brasil (SAMPAIO et al., 2015). Considerando a população adulta no contexto brasileiro, é preocupante o percentual de analfabetos absolutos ou indivíduos com nível rudimentar de alfabetização (MARQUES et al., 2018). Tais condições de educação formal mostram-se pouco favoráveis ou limitantes para o desenvolvimento das habilidades de letramento em saúde (PASSAMAI et al., 2012).
Estratégias educacionais para o cuidado centradas na família e no paciente, de acordo com suas habilidades e condições de compreensão, ou seja de acordo com o seu letramento, geram redução nos custos da atenção à saúde, tanto para a família como para o Estado, por propiciar melhor sistematização do trabalho desenvolvido pelos cuidadores e pacientes (MENEGUIN; RIBEIRO, 2016).
Avaliar e determinar os níveis de LFS é muito importante para o sistema de saúde, uma vez que indivíduos com baixo LFS têm pior saúde física, mental, limitações funcionais, riscos maiores para morbidades, pior qualidade de vida. (BOSTOCK; STEPTOE, 2012; SOARES, 2014; HEIJMANS et al., 2015).
Este conhecimento contribuirá para a reflexão dos profissionais da saúde, sobre a necessidade do desenvolvimento de estratégias para a transmissão de informações, direcionadas à pessoas com LM e cuidadores com habilidades limitadas de leitura e compreensão, de modo a assegurar que possam entender e executar orientações repassadas pela equipe multiprofissional.
Diante disso, o estudo sobre o LFS em indivíduos com sequelas de doenças neurológicas e dos seus cuidadores, e a investigação de fatores que influenciam ou estão associados ao LFS, é relevante para compreensão mais abrangente do assunto, bem como para o planejamento de intervenções que favoreçam a saúde dos indivíduos envolvidos nesse processo.
Nome | Função no projeto | Função no Grupo | Tipo de Vínculo | Titulação Nível de Curso |
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FRANCINE AGUILERA RODRIGUES DA SILVA
Email: francine.fisio@hotmail.com |
Coordenador | Pesquisador | [professor] | [mestre] |
KATIA DE OLIVEIRA NERES
Email: katiakon18@gmail.com |
Pesquisador | Estudante | [aluno] | [null] |