Detalhes do Projeto de Pesquisa

MYTHOS E SÝMBOLON: IMAGINÁRIOS, REPRESENTAÇÕES E PERFORMANCES

Dados do Projeto

567

MYTHOS E SÝMBOLON: IMAGINÁRIOS, REPRESENTAÇÕES E PERFORMANCES

2020/2 até 2024/2

ESCOLA DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES E HUMANIDADES

CULTURA, PODER E REPRESENTAÇÕES

CULTURA E LINGUAGENS

IVAN VIEIRA NETO

Resumo do Projeto

O projeto em tela proporciona aos discentes do Curso de Licenciatura em História e áreas afins (por exemplo: Direito, Filosofia, Letras e Relações Internacionais) a oportunidade de pensar os conceitos m¿thos e sýmbolon por uma perspectiva interdisciplinar que abrangerá um rol de referências clássicas dedicadas ao tema, reunindo desde as obras antigas de autores como Platão, Aristóteles, Plotino e Fílon de Alexandria até as contribuições mais contemporâneas de F. M. Müller, James Frazer, Lucien Lévy-Bruhl, Bronislaw Malinowski, A. R. Radcliffe-Brown, Sigmund Freud, Carl Gustav Jung, Gaston Bachelard, Roger Callois, M. Eliade, Claude Lévi-Strauss, Georges Dumézil, Jean-Pierre Vernant, Gilbert Durand, Roland Barthes, Edgar Morin, Joseph Campbell, Marcel Détienne, Paul Veyne, entre outos. O objetivo do projeto é analisar a construção históricas dos conceitos ¿mito¿ e ¿símbolo¿, compreendendo os processos de sua construção filosófica e analisando as variações de sua percepção ao como representação da realidade ao longo dos séculos. Para tanto, é indispensável recorrer ao rol de conceitos e categorias analíticas oferecidos pelos autores que sinalizam a História Cultural (Kulturgeschichte), tais como: Jacob Burckhardt, Johan Huizinga, Clifford Geertz, Roger Chartier, Carlo Ginzburg, Peter Burke, Sandra Jatahy Pesavento, Alessandro Arcangeli, entre outros. Os estudos das Performances Culturais incluem como referência Victor Turner, Richard Schechner, J. Longshaw Austin, Diana Taylor, Erika Fischer-Lichte, além de visitas constantes às obras do filósofo-historiador R. G. Collingwood.

Objetivos

2.1 Objetivo Geral 

         M¿thos e Sýmbolon: Imaginários, Representações e Performances tem como objetivo promover o interesse, os estudos e as pesquisas sobre os mitos das sociedades antigas e, transversalmente, quaisquer comunidades humanas localizadas em diferentes temporalidades e espaços onde os mitos puderam se manifestar e florescer. Espera-se que a partir do quadro de fontes documentais e referências bibliográficas os estudantes do Curso de História e áreas afins sejam estimulados a ler e conhecer os relatos míticos do universo clássico e de outras culturas, distantes espacial e temporalmente dos antigos gregos e latinos.


2.2 Objetivos Específicos 

  1. Apresentar aos discentes da Licenciatura em História e das áreas afins o quadro referencial dos estudos de Mitologia Comparada, História Cultural e Performances Culturais;
  2. Proporcionar a prática como componente formativo no Curso de História, disponibilizando aos discentes o espaço e momento próprios à leitura, análise, discussão e compreensão de fontes e documentos históricos;
  3. Incentivar a reflexão e a crítica como elementos basilares da formação profissional do docente e pesquisador na área de História;
  4. Promover a interdisciplinaridade e a transdisciplinaridade pela abordagem eminentemente diversa das pesquisas sobre mitos e símbolos;
  5. Discutir as possibilidades de análise, crítica e interpretação dos mitos e dos símbolos, pautadas sempre pelas teorias da História Cultural;
  6. Oportunizar espaço para leitura, pesquisa e divulgação dos diferentes mitos, mitologias e símbolos que definiram e ainda definem as culturas por intermédio dos autores arrolados neste projeto;
  7. Estimular a produção discente para a publicação de resenhas críticas, participação em eventos e engajamento nas atividades de extensão propostas pelo Curso de História;
  8. Publicar os resultados das pesquisas na forma de artigos científicos ou capítulos de livro para publicação em coletânea.

Justificativa

        Esta pesquisa se insere no Mundus Antiquus Studiorum, ou Grupo de Estudos do Mundo Antigo (GEMUNA), reunindo discentes interessados em aprofundar seus conhecimentos sobre a Antiguidade, sob a coordenação do Prof. Me. Ivan Vieira Neto. O GEMUNA mantém reuniões regulares desde 2015.1, e em suas sessões discorre sobre obras de referência das áreas de Estudos Clássicos e História Antiga, além de oportunizar a leitura de fontes antigas, em especial dos autores gregos e latinos.

        Após um período de dez semestres de reuniões para a leitura e discussão sobre os autores clássicos e durante o desenvolvimento de leituras específicas para os trabalhos de Iniciação Científica que se desenvolveram nos âmbitos dos projetos História em Cena na Athenas Clássica: Sociedade e Quotidiano nas Tragédias Gregas e História e Performances Culturais: Imaginários, Práticas e Representações, o GEMUNA submete o projeto M¿thos e Sýmbolon: Imaginários, Representações e Performances à apreciação do Grupo de Pesquisa Cultura, Poder e Representações para cadastro junto à PROPE, a Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa da PUC Goiás.

        O intuito do projeto de pesquisa é possibilitar aos discentes de História, Filosofia e Letras ou áreas afins conhecer, compreender, analisar e estudar o fenômeno do mito e suas complexas teias de relações com aspectos variados da vida social à luz da História Cultural.

Equipe do Projeto

Nome Função no projeto Função no Grupo Tipo de Vínculo Titulação
Nível de Curso
ANA KELLY FERREIRA SOUTO
Email: souto-ana@hotmail.com
Pesquisador Pesquisador [professor] [mestre]
IVAN VIEIRA NETO
Email: vieira.pucgoias@yahoo.com
Coordenador Pesquisador [professor] [mestre]
POLLIANA PIRES DO CARMO ALVES ROCHA
Email: prof.pollianapires@hotmail.com
Pesquisador Pesquisador [professor] [mestre]