Detalhes do Projeto de Pesquisa

PERFIL IMUNOLÓGICO E GENOTÍPICO DE INDIVÍDUOS INFECTADOS POR ARBOVÍRUS

Dados do Projeto

548

PERFIL IMUNOLÓGICO E GENOTÍPICO DE INDIVÍDUOS INFECTADOS POR ARBOVÍRUS

2020/1 até 2027/2

ESCOLA DE CIÊNCIAS MÉDICAS E DA VIDA

ASPECTOS AMBIENTAIS, PSICOSSOCIAIS E DE SAÚDE EM DOENÇAS INFECCIOSAS E AUTO-IMUNES

Infecção gestacional por vírus Zika

IRMTRAUT ARACI HOFFMANN PFRIMER

Resumo do Projeto

As arboviroses de maior destaque atualmente são vírus da Dengue (DENV), vírus Zika (ZIKV), o vírus Chikungunya (CHIKV) e o vírus da Febre Amarela (YFV). Esses vírus podem ser transmitidos pelos mosquitos do gênero Aedes sp. que são encontrados amplamente pelo Brasil e pelo mundo. As infecções por esse vírus têm se tornado um desafio à saúde pública devido aos impactos sociais e devido também ao custo para a saúde pública ocasionados pelas manifestações clínicas e sintomatologia da infecção viral que inabilitam as pessoas infectadas a executarem suas atividades diárias e ainda pelas sequelas desenvolvidas nos adultos e nos conceptos de mães infectadas associadas ao ZIKV. Os sinais e sintomas em sua maioria são inespecíficos como febre, artralgia, erupções cutâneas e dor de cabeça. Ocorre também manisfestações mais graves da doença como a presença de síndrome hemorrágica ou a síndrome de Guillain-Barré. Nesse sentido, o presente estudo visa investigar os impactos das arboviroses no organismo humano, investigando os aspectos clínicos-laboratoriais, socioepidemiológicos e fatores imunológicos e genéticos dos pacientes associados com a severidade da infecção por arbovírus.

Objetivos

OBJETIVO GERAL


Investigar os aspectos clínicos-laboratoriais, socioepidemiológicos e fatores imunológicos e genéticos dos pacientes associados com a gravidade da infecção por arbovírus. 


OBJETIVOS ESPECÍFICOS

1. Investigar os aspectos socioepidemiológicos e clínicos-laboratoriais de pacientes infectados por arbovírus

2. Investigar a presença, persistência e a carga viral na infecção por arbovírus (vírus Zika, Dengue, Chikungunya, Mayaro e da Febre amarela) por biologia molecular.

3.Investigar a infecção por arbovírus por testes sorológicos

4. Investigar o efeito das infecções por arbovírus na resposta imune inata e específica.

5. Investigar o perfil genotípicos dos indivíduos sintomáticos infectados por arbovírus. 

Justificativa

As infecções por arbovirus podem causar doença com sinais e sintomas  variando de febre moderada a doença hemorrágica, artralgia intensa e doenças no sistema nervoso central. Até o momento não existem diagnósticos específicos que predizem o desenvolvimento de arbovirose grave. Estudo com amostras biológicas de humanos são essenciais para entendimento dos preditores de doença grave considerando que existe diferença de resposta imunológica e fatores genéticos associados entre os indivíduos que podem auxiliar no entendimento da susceptibilidade às infecções e da patogênese das arboviroses principalmente nas regiões endêmicas. 

        

Equipe do Projeto

Nome Função no projeto Função no Grupo Tipo de Vínculo Titulação
Nível de Curso
ANA PAULA VILELA MACHADO MAIA
Email: tecnicolaboratoriomcas@gmail.com
Pesquisador Técnico [tecnico] [null]
FERNANDA DE OLIVEIRA FEITOSA DE CASTRO
Email: fofeitosa1@yahoo.com.br
Pesquisador Estudante [aluno] [null]
IRMTRAUT ARACI HOFFMANN PFRIMER
Email: araci@pfrimer.com.br
Coordenador Líder [professor] [doutor]
VALERIA BERNADETE LEITE QUIXABEIRA
Email: valeriablq@gmail.com
Pesquisador Pesquisador [professor] [doutor]