Detalhes do Projeto de Pesquisa

ANALISE DA EXPRESSÃO DOS GENES VEGF E MMP2/MMP9 E DO POTENCIAL ANGIOGÊNICO DE FITOCONSTITUÍNTES DE PLANTAS MEDICINAIS DO CERRADO UTILIZANDO MEMBRANAS CORIOALANTÓIDES DE GALINHAS

Dados do Projeto

545

ANALISE DA EXPRESSÃO DOS GENES VEGF E MMP2/MMP9 E DO POTENCIAL ANGIOGÊNICO DE FITOCONSTITUÍNTES DE PLANTAS MEDICINAIS DO CERRADO UTILIZANDO MEMBRANAS CORIOALANTÓIDES DE GALINHAS

2020/1 até 2023/1

ESCOLA DE CIÊNCIAS MÉDICAS E DA VIDA

GRUPO DE PESQUISAS REPLICON

Estrutura genômica, expressão gênica e mutagênese em eucariotos

CLAUDIO CARLOS DA SILVA

Resumo do Projeto

O consumo de plantas medicinais é uma prática vivenciada desde a antiguidade, e vem sendo passada de geração a geração. É uma estratégia para cura e tratamento de doenças. Apesar da ampla expressividade genética vegetal, poucas espécies têm sido estudadas em análise investigativa de suas qualidades, segurança e eficácia. Porém a importância histórica da terapêutica em suas transformações seja como fonte de alimentos, substâncias ativas ou mesmo na forma de medicamentos fitoterápicos, vem resistindo o passar do tempo. No entanto há a necessidade de estudos na avaliação potencial angiogênico para contribuir na validação da relação entre benefício e risco. Neste contesto destacam-se as plantas medicinais do cerrado goiano. Segundo COSTA e MENK (2000) agentes exógenos como fármacos e fitoterápicos podem gerar lesões no DNA pela ação de agentes antioxidante ou pelo mecanismo de oxirredução, pois os metabólitos podem ser reativos a biomoléculas de DNA, interferindo na expressão de diversos genes. Este estudo tem como finalidade analisar a expressão de genes relacionados à angiogênese e a análise do potencial angiogênico e/ou antiangiogênico de extratos de plantas do cerrado com atividade fitoterápica em membranas corioalantóides de galinhas. Os resultados destes testes serão analisados utilizando pacotes estatísticos, sempre condizentes a 5% de significância. Este estudo deve reforçar a necessidade de políticas que visem a importância de pesquisas básicas na avaliação de fitoconstituíntes, bem como alertar a população de que o uso inadequado de substância fitoterápica pode ser prejudicial para sua saúde.

Objetivos

Objetivo Geral: 

Analisar a expressão de genes relacionados à angiogênese e a análise do potencial angiogênico e/ou antiangiogênico de extratos de plantas do cerrado com atividade fitoterápica em membranas corioalantóides de galinhas.

Objetivos Específicos:

  • Avaliar a influência de extratos hidroalcóolicos de plantas medicinais do cerrado na expressão dos genes vegf, mmps2 e mmps9 em células embrionárias da membrana corioalantóidea de galinhas.
  •  Investigar e analisar o potencial angiogênico e antiangiogênico dos extratos de plantas medicinais utilizando a CAM de galinha.
  • Contribuir para informar a comunidade sobre possíveis riscos à saúde com o uso de fitoconstituíntes de plantas do cerrado.
  • Reforçar a necessidade de políticas que visem pesquisas sobre a ação de fitoconstituíntes utilizados pela população como fitoterápicos.

Justificativa

 o esclarecimento e sensibilização acerca da problemática do conhecimento do potencial das substâncias angiogênicas, associadas a utilização de plantas medicinais tem a finalidade de alertar sobre os possíveis efeitos que podem causar nos indivíduos consumidores devido seu uso incorreto, e ainda ressaltar de que a forma correta na prática de uso para fins terapêuticos das plantas. Por conta da popularização dos recursos naturais como alternativa no tratamento e prevenção de doenças, por baixo poder aquisitivo, ou outras condições, como eficácia e segurança, são motivos que levam a crescente a busca pela prevenção ou cura de enfermidades através de princípio ativo existente nas plantas. Contudo, há amplo desejo para esclarecer sobre os danos que as substâncias fitoterápicas podem causar, sobretudo a sua interferência nos processos metabólicos, se vivenciada cotidianamente, visando proporcionar-lhes conhecimentos práticos relativos à sua saúde e ao bem-estar de todos envolvidos.

Equipe do Projeto

Nome Função no projeto Função no Grupo Tipo de Vínculo Titulação
Nível de Curso
ALEX SILVA DA CRUZ
Email: alexsilva@pucgoias.edu.br
Pesquisador Pesquisador [professor] [doutor]
APARECIDO DIVINO DA CRUZ
Email: acruz@pucgoias.edu.br
Pesquisador Líder [professor] [doutor]
CLAUDIO CARLOS DA SILVA
Email: dasilva.genetica@gmail.com
Coordenador Líder Adjunto [professor] [doutor]
EMILIA OLIVEIRA ALVES COSTA
Email: emiliaoac@yahoo.com.br
Pesquisador Pesquisador Externo [externo] [doutor]
JALES TEIXEIRA CHAVES FILHO
Email: jaleschaves@yahoo.com.br
Pesquisador Pesquisador [professor] [doutor]
LYSA BERNARDES MINASI
Email: minasilb@gmail.com
Pesquisador Pesquisador [professor] [doutor]