Detalhes do Projeto de Pesquisa

INFLUÊNCIA DO CURSO DE GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO FÍSICA DA PUC GOIÁS NO PERFIL DE SAÚDE DE ALUNOS, PROFESSORES, COLABORADORES E COMUNIDADE ATENDIDA NO CAMPUS II

Dados do Projeto

541

INFLUÊNCIA DO CURSO DE GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO FÍSICA DA PUC GOIÁS NO PERFIL DE SAÚDE DE ALUNOS, PROFESSORES, COLABORADORES E COMUNIDADE ATENDIDA NO CAMPUS II

2020/2 até 2024/2

ESCOLA DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES E HUMANIDADES

ATIVIDADE FÍSICA E SAÚDE

Ciências do Esporte e Saúde

ADEMIR SCHMIDT

Resumo do Projeto

Pesquisa com o objetivo de traçar o perfil relacionado à saúde de alunos, professores, colaboradores técnico-administrativos e comunidade externa atendida pelo curso de educação física no Campus II. Trata-se de um estudo transversal com abordagem quantitativa. A coleta de dados contemplará o levantamento de informações sociodemográficas, avaliação do risco cardiometabólico (através de indicadores antropométricos e hemodinâmicos), classificação do nível de atividade física, avaliação da qualidade de vida, ocorrência de sintomas osteomusculares, avaliação do nível de fadiga e níveis de ansiedade. Como critérios de inclusão serão considerados: ter 18 anos completos no ato de realização da pesquisa; estar regularmente matriculado no curso de educação física da PUC Goiás (alunos); estar ministrando disciplinas no curso de educação física nos semestres de realização da coleta de dados (professores); estar regularmente matriculado nas atividades do Estágio Supervisionado em Exercício Físico e Saúde nos semestres destinados à coleta de dados (comunidade externa); fazer parte do quadro oficial de colaboradores da PUC Goiás e atuar no Campus II (colaboradores técnico-administrativos); e assinatura do Termo de Consentimento Livre e Esclarecido (TCLE). Como critérios de exclusão do estudo serão considerados: voluntários que apresentarem idade inferior a 18 anos; professores e colaboradores técnico-administrativos que estejam afastados de suas atribuições; aqueles que não consigam manter a postura ortostática voluntariamente; que possuam alterações neurológicas que afetem o sistema musculoesquelético; que apresentem algias traumáticas na coluna e membros superiores que limitem a coleta de dados; e aqueles que não concordarem em assinar o TCLE.

Objetivos

Objetivo geral


Traçar o perfil relacionado à saúde de alunos, professores, colaboradores técnico-administrativos e comunidade externa atendida pelo curso de educação física no Campus II.


Objetivos específicos


¿    Estimar o risco cardiometabólico através de indicadores antropométricos (Índice de Massa Corporal -IMC, Circunferência de Cintura - CC, Relação Cintura-Quadril - RCQ, Relação Cintura-Estatura - RCE), variáveis hemodinâmicas (glicemia e lipidograma), pressão arterial e frequência cardíaca de repouso;

¿    Identificar a presença ou não de síndrome metabólica;

¿    Comparar o risco cardiometabólico entre os diferentes grupos e entre os indicadores antropométricos, as variáveis hemodinâmicas, a pressão arterial e a frequência cardíaca de repouso;

¿    Classificar o nível de atividade física habitual e estimar o dispêndio energético em diferentes tipos/níveis de atividade física;

¿    Identificar a percepção subjetiva da qualidade de vida e nível de ansiedade;

¿    Identificar a ocorrência de sintomas osteomusculares álgicos e níveis de fadiga;

  • Verificar se existe associação entre o risco cardiometabólico, presença de síndrome metabólica, nível de atividade física, percepção subjetiva da qualidade de vida, ansiedade e a ocorrência de sintomas osteomusculares e níveis de fadiga.

Justificativa

O projeto se justifica por identificar os hábitos relacionados à saúde, mais especificamente do risco cardiometabólico, o nível de atividade física, a presença de sintomas osteomusculares, ansiedade, depressão e a percepção subjetiva da qualidade de vida de estudantes, professores do curso de educação física, bem como de pessoas com as quais estes profissionais tem contato durante o processo de formação como os colaboradores técnico-administrativos e comunidade externa atendida pelo curso.

Equipe do Projeto

Nome Função no projeto Função no Grupo Tipo de Vínculo Titulação
Nível de Curso
ADEMIR SCHMIDT
Email: ademir@pucgoias.edu.br
Coordenador Líder [professor] [doutor]
ANDERSON MIGUEL DA CRUZ
Email: dacruz.prof@gmail.com
Pesquisador Pesquisador [professor] [mestre]
MARCOS PAULO DA SILVA COSTA
Email: mpsc.ead@gmail.com
Pesquisador Pesquisador [professor] [mestre]
PAULO ADRIANO NAVES PRUDENTE
Email: pauloprudentepersonal@hotmail.com
Pesquisador Pesquisador [professor] [mestre]
RAFAEL FELIPE DE MORAES
Email: rafaelfmmoraes@hotmail.com
Pesquisador Pesquisador [professor] [mestre]
VALERIA BERNADETE LEITE QUIXABEIRA
Email: valeriablq@gmail.com
Pesquisador Pesquisador [professor] [doutor]