Detalhes do Projeto de Pesquisa

AVALIAÇÃO DE PARÂMETROS FISIOLÓGICO DE BOVINOS LEITEIROS EM AMBIENTE TROPICAL

Dados do Projeto

536

AVALIAÇÃO DE PARÂMETROS FISIOLÓGICO DE BOVINOS LEITEIROS EM AMBIENTE TROPICAL

2020/2 até 2021/2

ESCOLA DE CIÊNCIAS MÉDICAS E DA VIDA

PRODUÇÃO ANIMAL E VEGETAL

Produção Animal

RODRIGO ZAIDEN TAVEIRA

Resumo do Projeto

Na produção eficiente de leite nos trópicos, diversos fatores precisam ser avaliados, entre eles a adaptação dos bovinos ao ambiente de produção. Tendo em vista a maior especialização para a produção leiteira, as raças taurinas são muitas vezes priorizadas, entretanto, existe por parte delas, dificuldade de adaptação a situações climáticas de maior desafio pelas altas temperaturas. Neste sentido, torna-se importante o melhor entendimento sobre parâmetros fisiológicos destas vacas frente ao ambiente tropical, já que estes podem revelar importantes informações sobre sua adaptação a este ambiente. Será conduzido revisão da literatura narrativa sobre os principais parâmetros fisiológicos de bovinos leiteiros em ambiente tropical, entre eles: frequência respiratória, temperatura de superfície corporal, temperatura retal e taxa de sudação. Pretende-se ampliar o conhecimento sobre os mecanismos fisiológicos de bovinos leiteiros relacionados à adaptação em ambiente tropical, podendo ainda contribuir para o melhor entendimento destes mecanismos frente ao ambiente tropical. Ao final deste estudo pretende-se apresentar os resultados em eventos científicos e submeter para publicação em revista científica. Palavras-chaves: estresse térmico; parâmetros fisiológicos; termotolerância.

Objetivos

Objetivo Geral (ou primário)

Sintetizar resultados de produções científicas que possibilitem ampliar o entendimento de parâmetros fisiológicos de bovinos leiteiros frente ao ambiente tropical. 

Objetivos Específicos (ou secundários)

Ampliar a compreensão da frequência respiratória, temperatura de superfície corporal, temperatura retal e taxa de sudação de bovinos leiteiros.

Justificativa

A realização deste estudo justifica-se pela possibilidade da identificação de indivíduos que sejam mais termotolerantes ao calor em rebanho localizado no estado de Goiás, o que pode também diminuir os custos de produção leiteira. Desta forma, espera-se que estes animais possam ser utilizados em sistemas de produção mais realistas com as condições do clima tropical.   Além disso, a melhor compreensão de parâmetros fisiológicos das vacas da raça Jersey podem auxiliar em estudos frente aos ambientes mais desafiadores pelo calor.  

Equipe do Projeto

Nome Função no projeto Função no Grupo Tipo de Vínculo Titulação
Nível de Curso
MARLOS CASTANHEIRA
Email: marlos.castanheira@gmail.com
Pesquisador Pesquisador [professor] [doutor]
RODRIGO ZAIDEN TAVEIRA
Email: rodrigozaiden@gmail.com
Coordenador Pesquisador [] []