Detalhes do Projeto de Pesquisa

AVALIAÇÃO EPIDEMIOLÓGICA DE ANEUPLOIDIAS E CARACTERIZAÇÃO DE DOENÇAS GENÉTICAS RARAS

Dados do Projeto

531

AVALIAÇÃO EPIDEMIOLÓGICA DE ANEUPLOIDIAS E CARACTERIZAÇÃO DE DOENÇAS GENÉTICAS RARAS

2020/2 até 2021/2

ESCOLA DE CIÊNCIAS MÉDICAS E DA VIDA

ASPECTOS BIOPSICOSSOCIAIS EM AMBIENTE E SAÚDE

SOCIEDADE, AMBIENTE E SAÚDE

ANTONIO MARCIO TEODORO CORDEIRO SILVA

Resumo do Projeto

Algumas doenças são consideradas raras por atingirem uma fração mínima de uma população. A Organização Mundial da Saúde sugere que 8% da população mundial é afetada por doenças genéticas raras e que existem entre 6.000 e 7.000 doenças raras em todo o mundo. Neste contexto, existem várias doenças genéticas raras e pouco pesquisadas e com consequente escassez de artigos científicos publicados sobre elas. Assim, podemos citar as seguintes alterações genéticas: a trissomia do mosaico do cromossomo 8 (síndrome de Warkany); a trissomia do mosaico do cromossomo 16; a trissomia do mosaico do cromossomo 17; e a síndrome de insensibilidade androgênica. A justificativa para o desenvolvimento deste estudo se baseia no fato das doenças genéticas, aqui abordadas, serem muitas vezes negligenciadas e, por serem raras, de difícil diagnóstico. Pretendemos ampliar o conhecimento das doenças em questão, tanto no contexto da iniciação científica, incluindo alunos da medicina da PUC Goiás, quanto para a comunidade científica em geral, por meio de apresentações e publicações de resumos em anais congressos e de artigos sobre os temas propostos em revistas especializadas. Portanto, o objetivo do presente projeto é determinar a prevalência de alterações cromossômicas numéricas (aneuploidias), autossômicas e sexuais, e caracterizar, por meio da descrição dos principais sinais e sintomas, síndromes genéticas raras publicadas na literatura nacional e internacional. Trata-se de um estudo exploratório descritivo epidemiológico. Os dados serão coletados em artigos científicos publicados no período de 2000 a 2020. Serão utilizados os seguintes bases de bancos: PubMed, Periódicos CAPES, CINAHL, Biblioteca Virtual de Saúde (BVS) e SciELO. Serão utilizados os seguintes descritores: ¿Doença Genética Inata¿ (Disease, Inborn Genetic); ¿Distúrbios Cromossômicos¿ (Chromosome Disorders); ¿Aberrações cromossômicas sexuais¿ (Sex Chromosome Aberrations); e os nomes específicos de cada síndrome. Os dados serão organizados em planilhas eletrônicas com o auxílio do software Microsoft Excel. Será feita estatística descritivas dos dados coletados, com a cálculo das frequências absolutas e relativas percentuais. A pesquisa pretende mapear a prevalência das alterações cromossômicas numéricas (aneuploidias), autossômicas e sexuais, no Brasil e no mundo, determinando quais as síndromes genéticas mais prevalentes, por meio de dados publicados em artigos científicos. Adicionalmente, intenta descrever características, especialmente associadas aos sinais e sintomas, de algumas síndromes genéticas raras. Pretendese também apresentar e publicar os resultados da presente pesquisa em congressos e em forma de artigo científico em revistas especializadas, ampliando assim o conhecimento da comunidade científica sobre as doenças genéticas em questão.

Objetivos

Objetivo Geral

          Determinar a prevalência de alterações cromossômicas numéricas (aneuploidias), autossômicas e sexuais, e caracterizar, por meio da descrição dos principais sinais e sintomas, síndromes genéticas raras publicadas na literatura nacional e internacional.


Objetivos Específicos

- Determinar a prevalência de diferentes anormalidades cromossômicas, autossômicas e sexuais, em publicações em todo o mundo;

- Caracterizar, por meio da descrição dos principais sinais e sintomas, a trissomia do mosaico do cromossomo 8 ou Síndrome de Warkany;

- Caracterizar, por meio da descrição dos principais sinais e sintomas, a trissomia do mosaico do cromossomo 16;

- Caracterizar, por meio da descrição dos principais sinais e sintomas, a trissomia do mosaico do cromossomo 17;

- Caracterizar, por meio da descrição dos principais sinais e sintomas, a síndrome de insensibilidade androgênica.

Justificativa

A justificativa para o desenvolvimento deste estudo se baseia no fato das doenças genéticas, aqui abordadas, serem muitas vezes negligenciadas e, por serem raras, de difícil diagnóstico. Pretendemos ampliar o conhecimento das doenças em questão, tanto no contexto da iniciação científica, incluindo alunos da medicina da PUC Goiás, quanto para a comunidade científica em geral, por meio de apresentações e publicações de resumos em anais congressos e de artigos sobre os temas propostos em revistas especializadas.

Equipe do Projeto

Nome Função no projeto Função no Grupo Tipo de Vínculo Titulação
Nível de Curso
ANTONIO MARCIO TEODORO CORDEIRO SILVA
Email: marciocmed@gmail.com
Coordenador Líder Adjunto [professor] [doutor]