Detalhes do Projeto de Pesquisa

POTENCIAL DE INTERAÇÕES MEDICAMENTOSAS DOS FÁRMACOS PRESCRITOS NA SANTA CASA DE MISERICÓRDIA DE GOIÂNIA

Dados do Projeto

520

POTENCIAL DE INTERAÇÕES MEDICAMENTOSAS DOS FÁRMACOS PRESCRITOS NA SANTA CASA DE MISERICÓRDIA DE GOIÂNIA

2020/1 até 2023/2

ESCOLA DE CIÊNCIAS MÉDICAS E DA VIDA

PROSPECÇÃO DE ATIVIDADES BIOLÓGICAS DE PRODUTOS NATURAIS

Pesquisa de produtos naturais

VINICIUS BARRETO DA SILVA

Resumo do Projeto

O emprego de fármacos na prática clínica é reconhecidamente uma atividade que significativamente melhora parâmetros clínicos e aumenta a expectativa de vida das pessoas. Entre os idosos é mais comum encontrar pacientes submetidos a polifarmácia, ou seja, pacientes que utilizam concomitantemente vários medicamentos. O emprego da polifarmácia pode determinar alguns possíveis desfechos clínicos, alguns dos quais são resultado de interações medicamentosas. Estima-se que cerca de 6,5% das internações hospitalares sejam consequência do resultado de interações medicamentosas. Neste contexto, é crucial impulsionar a realização de pesquisas que promovam esclarecimentos sobre o potencial de interações medicamentosas, sobretudo das classes farmacológicas mais prescritas, viabilizando a identificação de combinações inapropriadas de medicamentos e o discernimento precoce de desfechos potencialmente negativos para os pacientes. Dessa forma, o objetivo do projeto de pesquisa consiste em mapear o potencial de interações medicamentosas dos fármacos prescritos na Santa Casa de Misericórdia de Goiânia. Espera-se com a realização da pesquisa definir o perfil das prescrições medicamentosas realizadas na Santa Casa de Misericórdia de Goiânia, criando embasamento científico para a tomada de decisão sobre o uso seguro e racional de medicamentos no ambiente hospitalar.

Objetivos

A proposta de projeto apresentada tem como objetivo geral descrever o potencial de interações medicamentosas das classes de fármacos mais prescritas na Santa Casa de Misericórdia de Goiânia, com foco nas interações do tipo medicamento-medicamento, medicamento-alimento e medicamento-enfermidade. Os objetivos específicos da presente proposta comtemplam:

- Realizar levantamento na unidade de farmácia hospitalar da Santa Casa de Misericórdia de Goiânia dos fármacos mais prescritos no hospital.

- Mapear o potencial de interações medicamentosas dos fármacos prescritos na Santa Casa de Misericórdia de Goiânia.

- Avaliar combinações potencialmente perigosas para fármacos comumente prescritos em ambiente hospitalar e/ou utilizados no tratamento das doenças mais prevalentes no Brasil.

- Traçar o perfil de interações medicamentosas dos fármacos utilizados na Santa Casa de Misericórdia de Goiânia, contribuindo para a criação posterior de protocolos seguros para a prescrição de fármacos no hospital e para o desenvolvimento de sistemas de alerta de interações medicamentosas para os profissionais prescritores e dispensadores de medicamentos

Justificativa

Estima-se que cerca de 6,5% das internações hospitalares sejam consequência do resultado de interações medicamentosas (GUTHRIE et al., 2015). Dessa forma, uma parcela significativa dos custos para manutenção dos sistemas público e privados de saúde está relacionada aos desfechos negativos de interações medicamentosas. Neste contexto, é crucial impulsionar a realização de pesquisas que promovam esclarecimentos sobre o potencial de interações medicamentosas, sobretudo das classes farmacológicas mais prescritas, viabilizando a identificação de combinações inapropriadas de medicamentos e o discernimento precoce de desfechos potencialmente negativos para os pacientes

Equipe do Projeto

Nome Função no projeto Função no Grupo Tipo de Vínculo Titulação
Nível de Curso
LEONARDO LUIZ BORGES
Email: leonardo.cbb@pucgoias.edu.br
Pesquisador Líder [professor] [doutor]
VINICIUS BARRETO DA SILVA
Email: viniciusbarreto.farmacia@gmail.com
Coordenador Pesquisador [professor] [doutor]