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RELIGIÃO E CONSTRUÇÕES DE SENTIDO
2020/1 até 2023/2
ESCOLA DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES E HUMANIDADES
GRUPO DE PESQUISA EM RELIGIÃO, CULTURA E SOCIEDADE
CULTURA E SISTEMAS SIMBÓLICOS
JOSE REINALDO FELIPE MARTINS FILHO
a) Objetivo geral:
b) Objetivos específicos:
O itinerário de estudos que se pretende construir a partir deste projeto tem como justificativa premente a carência de uma leitura arrojada sobre a religião como construtora de sentido a partir da Fenomenologia da Religião, em seu diálogo com outras áreas das ciências humanas. Este argumento pode ser particularizado no que segue:
I) Em primeiro lugar, como já aludido desde a introdução deste projeto, no âmbito das pesquisas em fenomenologia no Brasil ainda são bastante tímidas as que se dedicam ao fenômeno religioso em sentido estrito – e ainda mais raras as que o fazem a partir de um diálogo com a cultura. Em números percentuais, mesmo a partir do conjunto de publicações especializadas em fenomenologia, aquelas que projetam o alcance da obra de Husserl e Heidegger, bem como de sua influência em autores com Frankl, Otto, Geertz e Ales Bello, a respeito do tema religião são praticamente inexistentes. Por isso, o primeiro argumento de nossa justificativa concentra-se no impacto intelectual e na abertura de relações com outras pesquisas desenvolvidas no país e no exterior sobre o tema, preenchendo uma importante lacuna no quadro do que se tem pesquisado nas fileiras da PUC Goiás. A isso se acrescenta a experiência que o pesquisador titular do projeto tem construído com grupos de pesquisa em Fenomenologia da Religião de outros países, especialmente da Itália e da Alemanha, tendo sido recentemente admitido como membro parecerista pela América Latina da renomada revista trilíngue de estudos fenomenológicos Heidegger Studies, com sede em Freiburg na Alemanha.
II) Além disso, trata-se de uma forma de ressonância às impressões colhidas a partir das disciplinas ministradas pelo pesquisador titular no curso de Filosofia da PUC Goiás e na área de Teologia – que se espalha por todos os cursos da Universidade. O interesse manifesto pelos estudantes em se aprofundarem na discussão fenomenológica, tendo a religião como epicentro da investigação, moveu à elaboração do presente projeto, com vistas à posterior constituição de um grupo de estudos formado por graduandos e pós-graduandos, com leitura de textos e produção de comunicações, artigos e ensaios – sobretudo no âmbito da iniciação científica, tomada como crucial no despertar do interesse dos acadêmicos pela pesquisa. Daí o seu caráter interdisciplinar, já que almeja congregar diferentes olhares sobre o fenômeno religioso, a partir da ênfase fenomenológica, ensejando a continuidade dos estudos em novos níveis acadêmicos (tais como mestrados e doutorados). A experiência conquistada pelo pesquisador titular parece garantir a viabilidade do projeto e sua repercussão (note-se a ampla publicação sobre o assunto e o fator de impacto já conquistado nesses poucos anos).
III) Em terceiro lugar, trata-se de uma pesquisa a ser desenvolvida em parceria nos níveis de iniciação científica, mestrado e doutorado, por pesquisadores associados da PUC Goiás, vinculando-se, além disso, ao Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura (CLAEC), uma organização de pesquisa com sede no Brasil e vínculos por toda a América Latina. Tal oportunidade permitirá a troca de experiências entre os pesquisadores envolvidos, além da projeção do impacto dos resultados em um nível mais abrangente, para fora dos limites territoriais do Estado brasileiro, graças ao auxílio das ferramentas de comunicação e tecnologias da informação. Trata-se de um dos fatores fundamentais para a consolidação da internacionalização da pesquisa realizada pela PUC Goiás, o que apontamos como o segundo pilar deste projeto, unido à sua identidade eminentemente interdisciplinar.
IV) Em último lugar, não podemos deixar de mencionar a importância de uma pesquisa como essa levando em conta a vinculação do pesquisador titular junto à Linha de Pesquisas “Cultura e Sistemas Simbólicos” do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Religião da PUC Goiás (que já possui nota 5 junto à CAPES e tem fortes chances de adquirir uma nota 6 na próxima quadrienal). As parcerias em nível da pós-graduação poderão resultar na organização de dossiês temáticos, na organização de livros e eventos científicos com foco para o tema estudado. Dito de outro modo, significa obter um impacto significativo sobre dois âmbitos cruciais para a manutenção das atividades prestadas pela IES, quais sejam: a graduação, envolvida nos primeiros passos da pesquisa qualificada, e a pós-graduação, como estágio mais amadurecido no processo investigativo. O alto número de publicações do pesquisador titular relacionadas à temática a ser explorada, além de sua vinculação a círculos especializados no Brasil e no exterior, atestam a seriedade do trabalho a ser desenvolvido e a grande probabilidade de alcance de seus resultados.
Esses são, em suma, alguns dos argumentos que demonstram a pertinência do presente estudo, sua adequação à identidade e à necessidade da Instituição de Ensino à qual pertence e, enfim, a legitimidade de sua proposta no âmbito dos saberes em que está inserido.
Nome | Função no projeto | Função no Grupo | Tipo de Vínculo | Titulação Nível de Curso |
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ANA KELLY FERREIRA SOUTO
Email: souto-ana@hotmail.com |
Pesquisador | Estudante | [professor] | [mestre] |
BIANCA SOARES MAGALHAES
Email: biancasoaresmagalhaes@gmail.com |
Pesquisador | Estudante | [aluno, aluno] | [null, null] |
DANIEL CARVALHO DA SILVA
Email: carvalho_danyel@hotmail.com |
Pesquisador | Estudante | [aluno] | [null] |
GUSTAVO AUGUSTO DA SILVA
Email: gustavoaugust0@hotmail.com |
Pesquisador | Estudante | [aluno, aluno] | [null, null] |
JOSE JOAO NEVES BARBOSA VICENTE
Email: jose@ufrb.edu.br |
Pesquisador | Estudante | [externo] | [doutor] |
JOSE REINALDO FELIPE MARTINS FILHO
Email: jreinaldomartins@gmail.com |
Coordenador | Pesquisador | [professor, externo] | [doutor, doutor] |
MARCELO GABRIEL DE FREITAS VELOSO
Email: yosihing@gmail.com |
Pesquisador | Estudante | [aluno, aluno] | [null, null] |