Detalhes do Projeto de Pesquisa

PESQUISA, DESENVOLVIMENTO, INOVAÇÃO E GESTÃO DE PROCESSOS NA AVIAÇÃO CIVIL

Dados do Projeto

504

PESQUISA, DESENVOLVIMENTO, INOVAÇÃO E GESTÃO DE PROCESSOS NA AVIAÇÃO CIVIL

2020/2 até 2025/2

ESCOLA DE DIREITO, NEGÓCIOS E COMUNICAÇÃO

PLANEJAMENTO URBANO E REGIONAL

Planejamento estratégico, empreendedorismo e inovação

YCARIM MELGAÇO BARBOSA

Resumo do Projeto

O presente projeto de pesquisa tem por finalidade propor um estudo no campo da inovação e sua relação com a gestão de processos, com foco em uma das áreas de maior crescimento na indústria do turismo, a aviação civil. A fundamentação teórica parte da teoria de inovação de Joseph Schumpeter e de demais autores que tratam da gestão de processos. Busca-se atrair alunos de iniciação científica e pós-graduação. Dentre os resultados esperados, estão: inserir alunos de iniciação científica no mundo da pesquisa acadêmica; conhecer os métodos de pesquisa na área abordada, bem como os principais teóricos. Ao final, os alunos pesquisadores deverão, com o coordenador do projeto, publicar artigos e participar de eventos científicos.

Objetivos

 OBJETIVOS


 Objetivo geral


Compreender os princípios da inovação inseridos na gestão de processos tanto em âmbito teórico quanto em sua aplicabilidade na aviação civil.


Objetivos específicos


  1. Estudar as principais correntes teóricas no campo da inovação: noções de inovação radical e inovações incrementais; tipos de inovação no produto e no serviço.
  2. Analisar a gestão de processos e a incorporação do PDI – Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação – pelas empresas.
  3. Estudar as noções de gestão de risco na aviação civil.
  4. Investigar as políticas do Brasil em PDI e compará-las com as de outros países.
  5. Estudar alguns casos envolvendo a inovação na indústria do turismo, incluindo a aviação civil.
  6. Comparar as políticas de inovação adotadas por outros países na área de aviação civil.
  7. Estudar os vetores da inovação na aviação civil: redução de combustível, diminuição na emissão de gazes poluentes e controle de ruído.



 

Justificativa

O interesse em um projeto de pesquisa sobre inovação e risco parte de uma longa experiência como agente de turismo em Goiânia, nos anos 1990, além de vários livros e artigos publicados sobre o tema no decorrer de minhas pesquisas financiadas pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Incluo ainda uma pesquisa para um estágio de pós-doutoramento no Instituto de Economia da Universidade Estadual de Campinas – Unicamp (2011/12), em que abordei o Modelo Disney no cerrado goiano. Em 2015, realizei outro estágio de pós-doutoramento na Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade de Ribeiro Preto (FEA-RP) da Universidade de São Paulo (USP). Essa experiência proporcionou-me aprofundar o estudo sobre inovação e gestão de risco na tomada de decisão de uma empresa.,

Tendo em vista que a inovação envolve toda a sociedade, sendo, aliás, um divisor – os que detêm a tecnologia e os que consomem esse conhecimento como mercadoria –, o tema tem sido abordado do ponto de vista teórico, a partir das ideias do economista Joseph Schumpeter, com base em sua teoria sobre inovação, conhecida como desenvolvimento econômico, e a criação da expressão “destruição criativa. Schumpeter concluiu que a inovação sustenta o modo de produção capitalista.

Diante disso, e para um entendimento mais amplo sobre o tema inovação, o presente projeto pretende partir de estudos de casos recentes envolvendo a inovação e a gestão de riscos.


Equipe do Projeto

Nome Função no projeto Função no Grupo Tipo de Vínculo Titulação
Nível de Curso
YCARIM MELGAÇO BARBOSA
Email: ycarim@gmail.com
Coordenador Pesquisador [professor] [doutor]