Detalhes do Projeto de Pesquisa

OS IMPACTOS SÓCIO-ECONÔMICOS DO INSTITUTO DA RECUPERAÇÃO JUDICIAL NO MERCADO GOIANO À LUZ DO PRINCÍPIO DA FUNÇÃO SOCIAL DA EMPRESA

Dados do Projeto

502

OS IMPACTOS SÓCIO-ECONÔMICOS DO INSTITUTO DA RECUPERAÇÃO JUDICIAL NO MERCADO GOIANO À LUZ DO PRINCÍPIO DA FUNÇÃO SOCIAL DA EMPRESA

2019/2 até 2022/2

ESCOLA DE DIREITO, NEGÓCIOS E COMUNICAÇÃO

GRUPO DE ESTUDOS EM DIREITOS HUMANOS E DIREITO PENAL INTERNACIONAL

Direito Internacional Público

FERNANDA DE PAULA FERREIRA MOI

Resumo do Projeto

A presente pesquisa tem como objeto o estudo do instituto da Recuperação Judicial e seus impactos no mercado goiano à luz dos princípios da função social da empresa e da preservação da empresa para que, a partir da análise de casos concretos, se verfique a (in)eficácia do instituto ora analisado. A Lei n. 11.101/2005 (LRF) revogou o antigo Decreto 7661/1945 e, com isso, trouxe grandes inovações para o Direito Falimentar brasileiro, dentre as quais citamos o instituto da Recuperação Judicial, em substituição ao antigo instituto da concordata. Deste modo, referida Lei, em seu art. 47, dispõe que a Recuperação Judicial tem como objetivo primordial a superação da crise econômico-financeira na qual a empresa se encontra, visando a manutenção da fonte produtora, do emprego dos trabalhadores e dos interesses dos credores, a fim de que se preserve a própria empresa, observando-se, assim, o principio constitucional da função social da empresa (art. 170, III, CF). Deste modo, referido instituto, em momentos de crise econômica como o qual vivenciamos agora, busca alternativas, pautadas em Lei, para que a empresa se recupere e que, com isso, continue explorando sua atividade e, assim, exercendo sua função social. Todavia, há que se ressaltar que nem todos os empresários poderão pleitear a sua Recuperação Judicial pois, para tanto, é necessário o preenchimento dos requisitos legais. Deste modo, a presente pesquisa tem como objetivos, além do estudo teórico do instituto da Recuperação Judicial à luz do princípio da função social da empresa, a análise de processos de recuperação judicial de grande repercussão em território goiano, dentre os quais destacamos os casos da Drogaria Santa Marta, Supermercado Marcos e Restaurante Piquiras.

Objetivos

Objetivo Geral (ou primário)
Estudo do Instituto da Recuperação Judicial e seus impactos na economia goiana.

Objetivos Específicos (ou secundários)
•        Analisar o instituto da recuperação judicial;
•        Traçar as principais diferenças entre os princípios da função social da empresa e da preservação da empresa;
•        Discorrer sobre o princípio da dignidade da pessoa humana e sua ligação com o Direito Recuperacional;
•        Analisar casos de Recuperação Judicial de grande repercussão no estado de Goiás.


Justificativa

A Lei n. 11.101/2005 (LRF) revogou o antigo Decreto 7661/1945 e, com isso, trouxe grandes inovações para o Direito Falimentar brasileiro, dentre as quais citamos o instituto da Recuperação Judicial, em substituição ao instituto da concordata. Referida Lei, em seu art. 47, dispõe que a Recuperação Judicial tem como objetivo primordial a superação da crise econômico-financeira na qual a empresa se encontra, visando a manutenção da fonte produtora, do emprego dos trabalhadores e dos interesses dos credores, a fim de que se preserve a própria empresa, observando-se, assim, o principio constitucional da função social da empresa (art. 170, III, CF). Deste modo, referido instituto, em momentos de crise econômica como o qual vivenciamos agora, busca alternativas, pautadas em Lei, para que a empresa se recupere e que, com isso, continue exercendo sua função social. Todavia, há que se ressaltar que nem todos os empresários poderão pleitear a sua recuperação judicial pois, para tanto, é necessário o preenchimento dos requisitos legais. Deste modo, a presente pesquisa tem como objetivos, além do estudo teórico do instituto da recuperação judicial à luz do princípio da função social da empresa, a análise de processos de recuperação judicial de grande repercussão em território goiano, dentre os quais destacamos os casos da Drogaria Santa Marta, Supermercado Marcos e Restaurante Piquiras.

Assim, a presente pesquisa se justifica diante da necessidade de se entender os novos institutos e meios adequados de uso a fim de que se proporcione desenvolvimento do mercado como um todo.

Equipe do Projeto

Nome Função no projeto Função no Grupo Tipo de Vínculo Titulação
Nível de Curso
FERNANDA DE PAULA FERREIRA MOI
Email: paula@pucgoias.edu.br
Coordenador Líder [professor] [doutor]