Detalhes do Projeto de Pesquisa

COMPORTAMENTO DO SOLO DE UMA ESTRADA NÃO PAVIMENTADA NO MUNICÍPIO DE GOIÂNIA, COMO REFERÊNCIA A ANÁLISES DE CONSERVAÇÃO

Dados do Projeto

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COMPORTAMENTO DO SOLO DE UMA ESTRADA NÃO PAVIMENTADA NO MUNICÍPIO DE GOIÂNIA, COMO REFERÊNCIA A ANÁLISES DE CONSERVAÇÃO

2018/1 até 2021/2

ESCOLA POLITÉCNICA E DE ARTES

GESTÃO E MODELAGEM DE RECURSOS HÍDRICOS

Planejamento Urbano e Recursos Hídricos

MARCELO TSUYOSHI HARAGUCHI

Resumo do Projeto

Estradas vicinais de terra que se encontram em más condições influenciam de forma direta na ocorrência de diversos problemas tais como: aumento do custo operacional do transporte viário, elevação da emissão de gases poluentes na atmosfera, interrupção do fluxo de veículos e pessoas impedindo muitas vezes o acesso a serviços essenciais (escolas, postos de saúde, mercados em geral), além de contribuir para um possível processo de degradação das condições ambientais e da qualidade dos recursos hídricos. Diante da importância das vias vicinais de terra e o reflexo de seu mau estado de conservação, surge a necessidade de verificação de suas características e principais fatores correspondentes ao processo de deterioração.

Objetivos

A verificação e levantamento de informações de um determinado trecho de uma via não pavimentada no município de Goiânia. 

            Objetivos específicos:

Índices físicos do solo

Limites de Atterberg (limite de liquidez e plasticidade).

Normas técnicas utilizadas nos procedimentos.

Determinar a utilização do solo, nas camadas de um pavimento flexível

Justificativa

Conforme DNER (2014), 1,7 milhões de quilômetros de estradas cortam o Brasil. No entanto, 79,5% (1.363,740 km) não são pavimentadas. Ao todo, o país tem 12,9% (211.820 km) de rodovias pavimentadas; os outros 7,6% (1.363,740 km) são vias planejadas, isto é, ainda não saíram do papel.

A importância das estradas pavimentadas e não pavimentadas está relacionada com a economia do País. Tem maior representatividade em relação as outras modalidades de transporte e grande parte da produção agrícola e industrial são inicialmente transportados, principalmente, neste segundo tipo de estrada. 

Segundo Griebeler (2001), a existência de estradas não pavimentadas em condições favoráveis para utilização sob as mais variadas condições climáticas é importante para a infraestrutura de transporte e desenvolvimento do País. O escoamento superficial com velocidade e vazão que gera a erosão provocada pela água no leito e nas margens de estradas não pavimentadas é um dos principais fatores para sua degradação.

Equipe do Projeto

Nome Função no projeto Função no Grupo Tipo de Vínculo Titulação
Nível de Curso
FELIPE CORREA VELOSO DOS SANTOS
Email: felipecvsantos@hotmail.com
Pesquisador Líder Adjunto [professor] [doutor]
FERNANDO ERNESTO UCKER
Email: ferucker@gmail.com
Pesquisador Pesquisador Externo [] []
MARCELO TSUYOSHI HARAGUCHI
Email: haramt@yahoo.com.br
Coordenador Pesquisador [professor] [doutor]