Detalhes do Projeto de Pesquisa

TREINAMENTO FÍSICO DOS ATLETAS DA XXVIII E XXVIV CAMINHADA ECOLÓGICA: ANÁLISE DA MODULAÇÃO AUTONÔMICA CARDÍACA

Dados do Projeto

491

TREINAMENTO FÍSICO DOS ATLETAS DA XXVIII E XXVIV CAMINHADA ECOLÓGICA: ANÁLISE DA MODULAÇÃO AUTONÔMICA CARDÍACA

2019/1 até 2025/2

ESCOLA DE CIÊNCIAS MÉDICAS E DA VIDA

GRUPO DE PESQUISA EM CARDIOLOGIA, ESPORTE E IMUNOGENÉTICA

Acompanhamento a curto, médio e longo prazo de Atletas - determinantes estruturais cardiovasculares, fisiológicas e biomoleculares

ANTONIO DA SILVA MENEZES JUNIOR

Resumo do Projeto

Este estudo é considerado relevante por diversos aspectos, dentre os quais se destacam o fato de o esporte ser uma prática bastante difundida nas sociedades ao longo do tempo , além de ser benéfica ao praticante, física e mentalmente (2,3). Outro ponto de grande relevância relacionado ao esporte é a sua íntima relação com o sistema nervoso autônomo cardíaco , visto que há forte associação entre a prática do desporto e a saúde cardíaca, devido ao efeito mais pronunciado do sistema parassimpático, em atletas , resultando em alteração da modulação autonômica com consequente aumento da variação da frequência cardíaca. Objetivos:a. Objetivo Geral: Avaliar a modulação autonômica cardíaca, através da variação da frequência cardíaca, dos atletas da XXVIII e XXVIV Caminhada Ecológica antes e depois da fase de preparação física para o evento. Será realizada análise univariada para os parâmetros avaliados pelo exame de Holter. As variáveis categóricas serão avaliadas utilizando-se a frequência absoluta, frequência relativa e o teste dequi quadrado. Média e desvio padrão das variáveis contínuas serão calculados e as comparações dos períodos pré e pós preparo físico serão feitas através do teste t de Student ou ANOVA, caso haja distribuição paramétrica. Se distribuição não paramétrica, será utilizado o teste de Mann-Whitney ou Kruskal-Wallis.A significância estatística será atribuída para p<0,05.Serão utilizados o questionário de Escala de Estresse Percebido (Perceived Stress Scale) e o protocolo de avaliação pré-competição da American Heart Association (AHA) ..

Objetivos

  1. Objetivo Geral

 Avaliar a modulação autonômica cardíaca, através da variação da frequência cardíaca, dos atletas da XXVIII Caminhada Ecológica antes e depois da fase de preparação física para o evento.

  1. Objetivos Específicos
  1. Realizar abordagem clínica dos participantes através da aplicação de questionários antes e depois do preparo físico.
  2. Analisar a incidência de arritmias cardíacas durante o período de treinamento dos atletas. 


Justificativa

Este estudo é considerado relevante por diversos aspectos, dentre os quais se destacam o fato de o esporte ser uma prática bastante difundida nas sociedades ao longo do tempo (1), além de ser benéfica ao praticante, física e mentalmente (2,3). Outro ponto de grande relevância relacionado ao esporte é a sua íntima relação com o sistema nervoso autônomo cardíaco (8,10), visto que há forte associação entre a prática do desporto e a saúde cardíaca, devido ao efeito mais pronunciado do sistema parassimpático, em atletas (14), resultando em alteração da modulação autonômica com consequente aumento da variação da frequência cardíaca (13)

Este é um estudo inédito na instituição de ensino Pontifícia Universidade Católica de Goiás, pois jamais foi publicada pesquisa por acadêmicos de medicina sobre a avaliação cardíaca de atletas da Caminhada Ecológica, fornecendo dados inovadores e um conhecimento de profunda relevância, a fim de informar a sociedade acadêmica sobre os prováveis efeitos daprática esportiva sobre o bem-estar cardíaco do atleta. Desse modo, de posse dos resultados, será possível elaborar análises significativasa respeito do tema.Além disso, a literatura é escassa quanto à comparação da variação da frequência cardíaca em atletas antes e após o período de preparo físico.

A pesquisa irá cumprir todas as especificações éticas, estando de acordo com a Declaração de Helsinki de 1975. Ademais, o estudo será aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa em Humanos da Pontifícia Universidade Católica de Goiás de modo a garantir os direitos, a dignidade e o respeito aos voluntários.



Equipe do Projeto

Nome Função no projeto Função no Grupo Tipo de Vínculo Titulação
Nível de Curso
ANTONIO DA SILVA MENEZES JUNIOR
Email: a.menezes.junior@uol.com.br
Coordenador Pesquisador [professor] [doutor]