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O PAPEL DE EMOÇÕES NA SUPERVISÃO CLÍNICA
2020/1 até 2024/2
ESCOLA DE CIÊNCIAS SOCIAIS E DA SAÚDE
NÚCLEO DE PESQUISA APLICADA A INTERVENÇÕES COMUNITÁRIAS E CLÍNICAS
Práticas clínicas: Psicoterapia e supervisão
LUC MARCEL ADHEMAR VANDENBERGHE
Objetivo Geral: Identificar como e de quê forma, as emoções se tornam relevantes no encontro de supervisão na perspectiva dos supervisores e dos supervisionados.
Específicos:
- Conhecer os procedimentos de supervisão a respeito dessa temática: Como a abordagem teórica influencia o trabalho com emoções na supervisão? Como lidam com sentimentos impactantes ou emoções marcantes no encontro de supervisão? Como fazem uso das emoções em benefício de uma supervisão mais eficiente?)
- Levantar propostas pertinentes à qualidade da supervisão e à otimização do processo, a partir de uma compreensão mais concreta do papel das emoções na supervisão.
Consideramos que o trabalho de supervisão clínica não é um processo puramente intelectual. Inclui os sentimentos dos envolvidos. Cogita-se que durante a supervisão, tanto o supervisor, quanto o supervisionado notam as manifestações de emoções no processo e fazem uso dessas emoções na supervisão. Através de entrevistas profundas e discussões em grupo acerca das emoções, procuraremos identificar como supervisores e supervisionados percebem as emoções e seu papel no processo de supervisão e como lidam com estes.
Nome | Função no projeto | Função no Grupo | Tipo de Vínculo | Titulação Nível de Curso |
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LUC MARCEL ADHEMAR VANDENBERGHE
Email: luc.m.vandenberghe@gmail.com |
Coordenador | Líder | [professor] | [doutor] |