Detalhes do Projeto de Pesquisa

IDENTIFICAÇÃO DE CARACTERÍSTICAS IMPORTANTES PARA O DIAGNÓSTICO DO TRANSTORNO DO ESPECTRO DO AUTISMO

Dados do Projeto

481

IDENTIFICAÇÃO DE CARACTERÍSTICAS IMPORTANTES PARA O DIAGNÓSTICO DO TRANSTORNO DO ESPECTRO DO AUTISMO

2020/1 até 2021/2

ESCOLA DE CIÊNCIAS SOCIAIS E DA SAÚDE

COMUNICAÇÃO E SEUS DISTÚRBIOS

Linguagem e Educação

MARCOS HENRIQUE BORGES

Resumo do Projeto

Ao longo da história, o entendimento e definição do autismo vem sofrendo várias mudanças. A origem do termo autismo é autismus que vem da palavra grega autos, que significa por si mesmo (Orrú, 2012) e do sufixo ismos, que indica ação ou estado. Esse termo foi utilizado na literatura psiquiatra para designar comportamentos humanos voltados para o próprio sujeito, ou, conforme conceitua Tustin (1975) - autismo significa viver em termos do próprio eu (self) (Tustin, 1975, p. 9). De acordo com a quinta edição do Manual Diagnóstico e Estatístico de Doenças Mentais (DSM-5), as características do Transtorno do Espectro do Autismo (TEA) consistem em: a) prejuízo persistente na comunicação social recíproca e na interação social e b) padrões restritos e repetitivos de comportamento, interesses ou atividades. Justificativa: a identificação precoce das características da criança com Transtorno do Espectro do Autismo poderá agilizar o início da intervenção, que se iniciada a tempo, pode amenizar os efeitos negativos no desenvolvimento da criança. Objetivo: identificar a capacidade de diferentes grupos de pessoas em reconhecer as principais características do Autimo, e possibilitar o diagnóstico precoce do Autismo por meio de ampla divulgação de materiais elaborados em linguagem acessível para orientar e capacitar as pessoas na identificação das características da criança com Transtorno do Espectro do Autismo. Resultados esperados: Identificar o nível de conhecimento dos acadêmicos concluintes (último semestre de formação) dos cursos de medicina, fonoaudiologia e psicologia, bem como, de profissionais da saúde em relação às características da criança com Transtorno do Espectro do Autismo (TEA).

Objetivos

Objetivo Geral (ou primário)

Identificar fatores que dificultam o diagnóstico e intervenção precoce no Transtorno do Espectro do Autismo (TEA), com implicações na capacitação de profissionais da saúde em identificar características da criança com TEA.



Objetivos Específicos (ou secundários)

Identificar deficiências na formação acadêmica de alunos concluintes (último semestre de formação) dos cursos de medicina, fonoaudiologia e psicologia, bem como, de profissionais da saúde em relação às características da criança com Transtorno do Espectro do Autismo (TEA).

Justificativa

A identificação precoce das características da criança com Transtorno do Espectro do Autismo poderá agilizar o início da intervenção, que se iniciada a tempo, pode amenizar os efeitos negativos no desenvolvimento da criança.

Equipe do Projeto

Nome Função no projeto Função no Grupo Tipo de Vínculo Titulação
Nível de Curso
ANGELA MARIA MENEZES DUARTE
Email: drduart@gmail.com
Pesquisador Pesquisador [professor] [doutor]
MARCOS HENRIQUE BORGES
Email: mhborgesgo@gmail.com
Coordenador Pesquisador [professor] [mestre]