Detalhes do Projeto de Pesquisa

PROJETO DE INTERNACIONALIZAÇÃO DE ESTUDOS INVESTIGATIVOS DIVERSIDADE CULTURAL E EDUCAÇÃO: ESTUDOS COMPARADOS E PERSPECTIVAS

Dados do Projeto

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PROJETO DE INTERNACIONALIZAÇÃO DE ESTUDOS INVESTIGATIVOS DIVERSIDADE CULTURAL E EDUCAÇÃO: ESTUDOS COMPARADOS E PERSPECTIVAS

2018/1 até 2025/2

ESCOLA DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES E HUMANIDADES

TEORIAS DA EDUCAÇÃO E PROCESSOS PEDAGÓGICOS

Teoria histórico-cultural e práticas pedagógicas

ELIANDA FIGUEIREDO ARANTES TIBALLI

Resumo do Projeto

Este projeto de estudos investigativos tem o propósito de contribuir com o avanço do conhecimento sobre o tema diversidade cultural em processos educativos e comunicativos e, ao mesmo tempo, realizar pesquisas que propiciem a utilização do repertório midiático para otimização e qualificação dos procedimentos metodológicos da pesquisa Mediante o exposto, fica evidenciado que este projeto demanda o envolvimento de um grupo de pesquisadores com formação multidisciplinar em razão da amplitude de seus propósitos. Assim, participarão deste projetos pesquisadores alunos de graduação e de pós-graduação, mestrandos, doutorandos e pós-doutorandos desta e de outras instituições de ensino superior - IES.

Objetivos


3. Objetivos

O objetivo básico do Projeto é ampliar os espaços de atuação de docentes e discentes pesquisadores que atuam na pós-graduação stricto sensu, valorizando o desenvolvimento de competências para realização de pesquisas e produção científica de âmbito internacional, que visem responder às necessidades e exigências educacionais com sensibilidade para a problemática das desigualdades sociais do mundo contemporâneo.

Mais especificamente, o objetivo desta proposta é o desenvolvimento de um estudo que:

  1. Favoreça a inserção internacional de docentes e discentes do Programa de Pós-Graduação em Educação da PUC Goiás por meio de ações colaborativas e de intercâmbio de estudos investigativos com Instituições de Ensino Superior  estrangeiras;
  2. Promova o desenvolvimento de um projeto de pesquisa internacional e interdisciplinar como forma de agregar esforços acadêmicos e científicos na compreensão do fenômeno educativo, nucleado pelo tema educação e diversidade cultural.
  3.  Possibilite a ampliação do espaço editorial de publicação de resultados de estudos investigativos sobre a temática da diversidade cultural e educação;
  4. Contribua com a realização de ações investigativas internacionais que promovam o avanço do conhecimento sobre o tema educação e diversidade cultural.

Justificativa


2. Justificativa

As premissas básicas deste projeto de internacionalização de estudos investigativos são a multireferencialidade e a pluralidade do fenômeno educativo tomado como objeto de análise das várias áreas de conhecimento que compõem as ciências humanas. Essas premissas resultam do entendimento de que o educativo não se restringe ao escolar, uma vez que apanha as relações mais amplas entre o indivíduo e o contexto socioeconômico, cultural e ecológico, articuladas com outras instâncias educativas fora de seu marco institucional próprio. 

O tema central deste projeto, Diversidade cultural e educação: estudos comparados e perspectivas, é um recorte intencional que tem o propósito de delimitar a abrangência das temáticas educativas, tornando possível planejar as ações colaborativas que serão desencadeada por meio deste projeto. Não obstante, este recorte não deverá limitar a proposição de subtemas e as possibilidades de estudos multidisciplinares que este projeto poderá proporcionar. Assim, tendo a educação como objeto, este Projeto se desdobra em quatro dimensões: a da diversidade cultural na história da educação; a da teoria da educação e dos processos educativos para a diversidade; a das políticas, e diretrizes educacionais para a diversidade cultural, e a da diversidade cultural e educação em comunidades locais e grupos sociais urbanos. 


Este projeto  terá a sua gestão e coordenação sediadas na Pontifícia Universidade Católica de Goiás – PUC Goiás/Brasil e contará com a participação de dez pesquisadores de Instituições de Ensino Superior - IES estrangeiras, tendo em cada uma delas um Pesquisador Coordenador responsável pela execução do projeto


2.1 AÇÕES COLABORATIVAS


 Ação 1 - Projeto de Pesquisa em rede internacional - Desenvolvimento de um projeto de pesquisa interdisciplinar em rede internacional composto de quatro subprojetos investigativos integrados pelo tema central.


Título do Projeto

Diversidade Cultural e Educação: estudos comparados e perspectivas


Subprojetos 

  • Subprojeto 1- Diversidade cultural e educação e movimentos sociais – Coordenação Prof. Dr. Aldimar Jacinto Duarte
  • Subprojeto 2- Diversidade cultural nas políticas e diretrizes educacionais, nacionais e internacionais – Coordenação Profª. Drª Cláudia Valente Cavalcante
  • Subprojeto 3- Diversidade cultural e educação no debate acadêmico em sociedades ocidentais contemporâneas – Coordenação Prof. Dr. Wilson Alves de Paiva 
  • Subprojeto 4- Diversidade cultural nas teorias da educação e nos processos educativos – Coordenação Profª. Drª. Elianda Figueiredo Arantes Tiballi.
  • Subprojeto 5- Diversidade cultural na história da educação – Coordenação Prof. Dr. Carlos Eduardo Vieira

Ação 2- Publicação de livros – Edição de livro com os resultados finais do projeto de pesquisa em rede 


Tema central: Diversidade Cultural e Educação: estudos comparados e perspectivas


Os resultados dos subprojetos do projeto de pesquisa em rede internacional serão publicados em livro. A editoração e organização do livro ficará sob a responsabilidade da equipe de Gestão Administrativa e da Equipe de Coordenação Acadêmica do projeto, que fará uma edição em língua portuguesa a ser publicada no Brasil. Esta versão será disponibilizada aos pesquisadores coordenadores participantes para que, havendo interesse, providenciem a organização, a tradução e a publicação do livro em seus países de origem. 


        Ação 3- Publicação de artigos científicos em revistas especializadas 


Os Pesquisadores Coordenadores deste projeto poderão publicar artigos científicos em revistas especializadas das IES estrangeiras participantes, contando com a mediação dos pesquisadores da IES onde pretende publicar, sempre preservados os critérios de submissão e avaliação para publicação do periódico escolhido.


        Ação 4- Mobilidade de professores e alunos da pós-graduação stricto sensu ente as IES participantes 


Mobilidade de professores e alunos para intercâmbio de experiências acadêmicas de estudos e pesquisas nas modalidades: viagens de estudo e pesquisa, estágio pós-doutoral, estágio doutoral, capacitação em curso de curta duração, participação em eventos científicos.


A mobilidade de professores e alunos para intercâmbio acadêmico ocorrerá quando demanda pelo interesse de pelo menos um Pesquisador Coordenador do projeto, mediante planejamento e acordo prévio deste com o Pesquisador Coordenador do projeto na IES participante com a qual lhe interessar o intercâmbio.

O financiamento para a mobilidade de professores e aluno poderá ser obtido de duas maneiras:

a)- Por meio de permuta de hospedagem de professores e de alunos, devendo haver proporcionalidade entre o número de visitantes que serão permutados, com duração máxima de 30 dias. Nesta modalidade, o pesquisador ou aluno visitante é responsável pelo custeio de sua passagem, cabendo ao pesquisador anfitrião custear a hospedagem e a alimentação do visitante. O recurso para este custeio poderá ser solicitado à própria IES ou às agências de fomento que financiam intercâmbios acadêmicos. 

b)- Por meio de agências de fomento ou da própria IES, mediante solicitação do Pesquisador Coordenador, participante deste projeto, visitante ou anfitrião, que poderá utilizar este projeto para esta finalidade. A duração da permanência do visitante na IES estrangeira, nesta modalidade, será definida conforme critérios próprios da agência financiadora e do plano de trabalho estabelecido previamente entre os pesquisadores das IES envolvidas.


Ação 5 - Colóquios acadêmicos internacionais nas IES participantes do projeto

Os pesquisadores coordenadores, quando interessados, poderão promover colóquios internacionais em suas respectivas IES, com a colaboração dos demais Pesquisadores Coordenadores estrangeiros participantes. 



Equipe do Projeto

Nome Função no projeto Função no Grupo Tipo de Vínculo Titulação
Nível de Curso
EDUARDO MOREIRA MARQUES
Email: eduardomarques@facmais.edu.br
Pesquisador Estudante [] []
ELIANDA FIGUEIREDO ARANTES TIBALLI
Email: tiballi@terra.com.br
Coordenador Pesquisador [professor] [doutor]
LILA MARIA SPADONI
Email: lilaspadoni@gmail.com
Pesquisador Pesquisador [professor] [doutor]
LUIZ FELIPE CANDIDO DE OLIVEIRA
Email: luizfelipe@anhanguera.edu.br
Pesquisador Estudante [] []
MADE JUNIOR MIRANDA
Email: 118made118@gmail.com
Pesquisador Pesquisador [] []
MILIAN DANIANE MENDES IVO SILVA
Email: milian_daniane@yahoo.com.br
Pesquisador Estudante [] []
WEYBER RODRIGUES DE SOUZA
Email: weybergoias@gmail.com
Pesquisador Estudante [] []