Detalhes do Projeto de Pesquisa

A FAUNA ATUAL, ZOOARQUEOLÓGICA E A BIOTURBAÇÃO NO CONTEXTO PAISAGÍSTICO DOS SÍTIOS ARQUEOLÓGICOS PRÉ-HISTÓRICOS DO BRASIL CENTRAL

Dados do Projeto

474

A FAUNA ATUAL, ZOOARQUEOLÓGICA E A BIOTURBAÇÃO NO CONTEXTO PAISAGÍSTICO DOS SÍTIOS ARQUEOLÓGICOS PRÉ-HISTÓRICOS DO BRASIL CENTRAL

2018/2 até 2023/2

ESCOLA DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES E HUMANIDADES

PATRIMÔNIO CULTURAL

Cultura Material e paisagem

WILIAN VAZ SILVA

Resumo do Projeto

Considerando o atual status de conservação das espécies faunísticas do Cerrado, o alto avanço de degradação ambiental observado no bioma e sua relação com o homem atual e pretérito, pretende-se levantar informações sobre o uso e ocupação da paisagem pelas espécies e sua relação com os sítios arqueológicos pré-históricos, a fim de subsidiar ações conservacionistas direcionadas às espécies e ao patrimônio cultural.

Objetivos

O objetivo geral do Projeto é o estudo da biodiversidade faunística associada ao contexto paisagístico bem como sua interação com os sítios arqueológicos pré-históricos no Brasil Central.

Justificativa

O processo de fragmentação e perda de habitats incide em várias perturbações para a biodiversidade do bioma. A formação de fragmentos pode ser um fator limitante para a presença das espécies (LOPES & FERRARI, 2000; MICHALSKY & PERES 2007), pois a formação dos mesmos incide na redução da área disponível, efeito de bordas pela interação do fragmento com a matriz (MURCIA 1995; NORRIS et al. 2008), invasão de espécies (LACERDA et al. 2009; HOBBS 2001) e alterações na conectividade da paisagem (FAHRIG & MERRIAM 1994; UEZU et al.2005; SAMPAIO et al. 2010). Esses fatores em conjunto podem diminuir a probabilidade da presença de espécies sensíveis ao processo de fragmentação de habitats (LOPES & FERRARI 2000; FAHRIG 2003; UEZU et al. 2005; MICHALSKY & PERES 2007; NORRIS et al. 2008) e beneficiar a presença de espécies generalistas (MICHALSKY & PERES 2007; NORRIS et al. 2008). Dessa forma, diversas espécies podem ser afetadas pelo processo de fragmentação uma vez que algumas são particularmente sensíveis a qualquer tipo de alteração no ambiente por possuírem características que as tornam mais vulneráveis, tais como as de grande tamanho corporal e requerimentos específicos em termos de área de vida, alimento, abrigo e reprodução (WILCOLX & MURPHY 1985; HENLE et al. 2004). 

Equipe do Projeto

Nome Função no projeto Função no Grupo Tipo de Vínculo Titulação
Nível de Curso
JULIO CEZAR RUBIN DE RUBIN
Email: rubin@pucgoias.edu.br
Pesquisador Pesquisador [professor] [doutor]
MAIRA BARBERI
Email: barberimaira@gmail.com
Pesquisador Pesquisador [professor] [doutor]
ROSICLÉR THEODORO DA SILVA
Email: silva.rosicler@gmail.com
Pesquisador Pesquisador [professor] [doutor]
SIBELI APARECIDA VIANA
Email: sibeli@pucgoias.edu.br
Pesquisador Líder [professor] [doutor]
WILIAN VAZ SILVA
Email: herpetovaz@gmail.com
Coordenador Pesquisador [professor] [doutor]