Detalhes do Projeto de Pesquisa

DIVERSIDADE DE VERTEBRADOS NO CERRADO E O USO DAS ESPECIES COMO INDICADORAS DE QUALIDADE AMBIENTAL

Dados do Projeto

472

DIVERSIDADE DE VERTEBRADOS NO CERRADO E O USO DAS ESPECIES COMO INDICADORAS DE QUALIDADE AMBIENTAL

2014/1 até 2021/2

ESCOLA DE CIÊNCIAS MÉDICAS E DA VIDA

BIODIVERSIDADE NEOTROPICAL

Análise e Monitoramento Ambiental

WILIAN VAZ SILVA

Resumo do Projeto

Considerando o atual status de conservação das espécies de vertebrados do Cerrado e o alto avanço de degradação ambiental observado no bioma, pretende-se levantar informações sobre o uso e ocupação do ambiente pelos vertebrados terrestres no bioma a fim de subsidiar ações conservacionistas direcionadas às espécies detentoras de maiores especificidades ambientais (indicadoras ambiental)

Objetivos

                                                                                                

O objetivo geral do Projeto proposto e¿ o estudo da biodiversidade de vertebrados do Cerrado, na abordagem de dados de histo¿ria natural bem como de sua associac¿a¿o com o ambiente, com a paisagem e com a ana¿lise de aspectos da ecologia de espe¿cies detentoras de maiores especificidades ambientais.

                                                                       

        

Justificativa

As perturbac¿o¿es advindas dos processos de perda e fragmentac¿a¿o de habitats te¿m provocando a extinc¿a¿o de espe¿cies em va¿rias partes do mundo (JENKINS, 2008). O fato de o Cerrado possuir grande biodiversidade e endemismos, particularmente de plantas, o bioma foi selecionado como parte das 35 a¿reas priorita¿rias para a conservac¿a¿o mundial (MITTERMEIER et al., 2005). O processo de fragmentac¿a¿o e perda de habitats incide em va¿rias perturbac¿o¿es para a biodiversidade do bioma. A formac¿a¿o de fragmentos pode ser um fator limitante para a presenc¿a das espe¿cies (LOPES & FERRARI, 2000; MICHALSKY & PERES 2007), pois a formac¿a¿o dos mesmos incide na reduc¿a¿o da a¿rea disponi¿vel, efeito de bordas pela interac¿a¿o do fragmento com a matriz (MURCIA 1995; NORRIS et al. 2008), invasa¿o de espe¿cies (LACERDA et al. 2009; HOBBS 2001) e alterac¿o¿es na conectividade da paisagem (FAHRIG e MERRIAM 1994; UEZU et al.2005; SAMPAIO et al. 2010). Esses fatores em conjunto podem diminuir a probabilidade da presenc¿a de espe¿cies sensi¿veis ao processo de fragmentac¿a¿o de habitats (LOPES & FERRARI 2000; FAHRIG 2003; UEZU et al. 2005; MICHALSKY & PERES 2007; NORRIS et al. 2008) e beneficiar a presenc¿a de espe¿cies generalistas (MICHALSKY & PERES 2007; NORRIS et al. 2008).    

                                   

Dessa forma, diversas espe¿cies podem ser afetadas pelo processo de fragmentac¿a¿o uma vez que algumas sa¿o particularmente sensi¿veis a qualquer tipo de alterac¿a¿o no ambiente por possui¿rem caracteri¿sticas que as tornam mais vulnera¿veis, tais como as de grande tamanho corporal e requerimentos especi¿ficos em termos de a¿rea de vida, alimento, abrigo e reproduc¿a¿o (WILCOLX & MURPHY 1985; HENLE et al. 2004). Essas diversas caracteri¿sticas tornam algumas espe¿cies boas indicadoras de qualidade de habitats.

Equipe do Projeto

Nome Função no projeto Função no Grupo Tipo de Vínculo Titulação
Nível de Curso
DARLAN TAVARES FEITOSA
Email: dtfeitosa@pucgoias.edu.br
Pesquisador Pesquisador [professor] [doutor]
WILIAN VAZ SILVA
Email: herpetovaz@gmail.com
Coordenador Líder Adjunto [professor] [doutor]