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ESTADO E POLÍTICA EM BOURDIEU: UM ESTUDO A PARTIR DA TEORIA PRAXIOLÓGICA
2020/1 até 2021/2
ESCOLA DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES E HUMANIDADES
GRUPO DE ESTUDOS E PESQUISAS SOBRE FORMAÇÃO DE PROFESSORES E DOCÊNCIA
Políticas Educacionais e de Formação de Professores
SYLVANA DE OLIVEIRA BERNARDI NOLETO
Objetivo Geral (ou primário)
Analisar os fundamentos, processos, constituição e atuação do Estado, compreendendo-o como campo e tomando-se como referencial teórico a teoria compreensiva, praxiológica de Pierre Bourdieu.
Objetivos Específicos (ou secundários)
Produzir conhecimento sobre o Estado, sobre a legislação pertinente que regula e garante a Democracia como regime do Estado Brasileiro;
Estudar a Política como campo inerente às formas de atuação do Estado.
No contexto da pesquisa, em que se tem a perspectiva de localizar o objeto e sua configuração relacional, faz-se necessário refletir sobre o Estado e também sobre o Estado brasileiro.
Concebe-se o Estado como campo em que este é lugar de lutas por posição e distinção em função do capital adquirido e conquistado e constituído pelo caráter relacional de seus agentes.
Avalia-se que os resultados relativos às atuais e novas faces do Estado brasileiro, oriundas de uma construção e de reformas ou mesmo transformações mais significativas ocorridas no campo social, decorrem de um conjunto de fatores de toda natureza, de contextos históricos, do volume de capital de seus agentes sociais e institucionais, do próprio poder do Estado, como aquele que mantém vitalizado, ou não, o poder da crença social em si.
Portanto, como campo, não se estabelece em uma situação tranquila e estática, uma vez que o campo acolhe divergências, contradições, disputas por capitais. Compreende-se que os campos sociais - os campos político, econômico, educacional, dentre outros, conformam-se no espaço social, se diferenciam de diversas formas, seja pelo território, pela historicidade, pelas especificidades inerentes às lutas de seus agentes, pelos resultados das relações empreendidas.
A análise institucional tende mais a delimitar-se pelo que é - como produto de sua institucionalização como teoria e como prática – do que pela precisão de seu objeto, dos fenômenos que aborda ou das teorias de que se nutre. Dessa forma, é importante pensar que as instituições, como objeto do conhecimento, estabelecem obstáculos epistemológicos que provém, por um lado, da própria natureza dos fenômenos institucionais; por outro, do sentido e função que as instituições adquirem na sociedade.
Nesse sentido, avalia-se que este trabalho pode subsidiar e contribuir, dentro dos limites de sua inserção como pesquisa, com a discussão mais aprofundada sobre o Estado, em especial sobre o Estado brasileiro.
Nome | Função no projeto | Função no Grupo | Tipo de Vínculo | Titulação Nível de Curso |
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SYLVANA DE OLIVEIRA BERNARDI NOLETO
Email: sylvana.bernardi@gmail.com |
Coordenador | Pesquisador | [] | [] |