Detalhes do Projeto de Pesquisa

OS EPISÓDIOS DE FALTA DE ATENÇÃO DOS ALUNOS DO PRIMEIRO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA DA ESCOLA PÚBLICA DE GOIÂNIA-GO

Dados do Projeto

466

OS EPISÓDIOS DE FALTA DE ATENÇÃO DOS ALUNOS DO PRIMEIRO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA DA ESCOLA PÚBLICA DE GOIÂNIA-GO

2019/2 até 2020/1

ESCOLA DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES E HUMANIDADES

TEORIAS DA EDUCAÇÃO E PROCESSOS PEDAGÓGICOS

Teoria histórico-cultural e práticas pedagógicas

MADE JUNIOR MIRANDA

Resumo do Projeto

Esta pesquisa investigou os episódios de falta de atenção dos alunos nas aulas de educação física da escola pública de Goiânia-GO. Buscou registrar os indicativos do comportamento dos sujeitos como as distrações individuais nas aulas e as intervenções disciplinares da professora. O aporte teórico foi a abordagem histórico-cultural. Os dados obtidos sinalizaram para a necessidade de intervenções mais profícua dos agentes educacionais no contexto de desenvolvimento dos alunos.

Objetivos

Esta questão nos inquietou pois como disse Vygotsky (1996), o processo que conduz à formação dos conceitos verdadeiros requer o empenho de algumas funções intelectuais e a primeira que ele citou foi a atenção deliberada seguida da memória lógica, da abstração e da capacidade para comparar e diferenciar. Segundo o autor estes processos psicológicos são muito complexos e difíceis de serem controlados nas fases iniciais de aprendizagem, entretanto se o professor não der uma consideração especial os conceitos formados tenderão a ser apenas superficiais e nas palavras de Vygotsky (p. 72)  “um verbalismo oco, um ‘psitacismo’ que simula um conhecimento dos conceitos correspondentes, mas que na realidade só encobre um vácuo”.

Justificativa

Esta questão nos inquietou,pois como disse Vygotsky (1996), o processo que conduz à formação dos conceitos verdadeiros requer o empenho de algumas funções intelectuais e a primeira que ele citou foi a atenção deliberada seguida da memória lógica, da abstração e da capacidade para comparar e diferenciar. Segundo o autor estes processos psicológicos são muito complexos e difíceis de serem controlados nas fases iniciais de aprendizagem, entretanto se o professor não der uma consideração especial os conceitos formados tenderão a ser apenas superficiais e nas palavras de Vygotsky (p. 72)  “um verbalismo oco, um ‘psitacismo’ que simula um conhecimento dos conceitos correspondentes, mas que na realidade só encobre um vácuo”. Assim, este estudo se justifica pela busca e pela possibilidade de corroborar com estratégias de ensino que possar auxiliar os professores em suas práticas pedagógicas.

Equipe do Projeto

Nome Função no projeto Função no Grupo Tipo de Vínculo Titulação
Nível de Curso
MADE JUNIOR MIRANDA
Email: 118made118@gmail.com
Coordenador Pesquisador [] []