Detalhes do Projeto de Pesquisa

FATORES ASSOCIADOS À ATIVIDADE FÍSICA DE MULHERES COM OBESIDADE GRAVE

Dados do Projeto

461

FATORES ASSOCIADOS À ATIVIDADE FÍSICA DE MULHERES COM OBESIDADE GRAVE

2019/1 até 2021/1

ESCOLA DE CIÊNCIAS SOCIAIS E DA SAÚDE

GRUPO DE PESQUISA EM ENVELHECIMENTO ATIVO E CUIDADO INTEGRAL ÀS ENFERMIDADES CARDIOVASCULARES E PULMONARES

Promoção da saúde

PRISCILA VALVERDE DE OLIVEIRA VITORINO

Resumo do Projeto

O objetivo deste projeto de pesquisa é analisar os fatores associados ao tempo diário de AF em mulheres com obesidade grave. Serão analisados os dados da linha de base de um ensaio cli¿nico randomizado (DieTBra Trial) com mulheres adultas entre 18 e 65 anos, e obesas graves, Índice de Massa Corporal (IMC) igual ou superior a 35 kg/m², classe II e III. O tempo diário de AF será avaliado com acelerômetro ActiGraph (wGT3X), durante sete dias.

Objetivos

Identificar os fatores sociodemográficos e de composição corporal associados ao tempo semanal de atividade física em mulheres com obesidade grave.  Comparar o tempo de atividade física diário entre as categorias das variáveis socioeconômicas, de saúde geral e estilo de vida de obesas graves. Correlacionar o tempo de atividade física diária com as variáveis da composição corporal de obesas graves.

Justificativa

O sedentarismo é reconhecidamente um fator de risco para a obesidade e portanto, a avaliação do nível de atividade física é importante para a definição de estratégias mais assertivas para o seu manejo. O indivíduo é considerado sedentário se não atinge parâmetros previamente definidos com a utilização de instrumentos de avaliação da atividade física. 

A mensuração do nível de atividade física pode ser realizada por meio de vários instrumentos que podem ser classificados em diretos ou indiretos. São exemplos de instrumentos diretos: a calorimetria direta, marcadores fisiológicos (utilizados em crianças, jovens, adultos e idosos), monitores mecânicos e eletrônicos (pedômetros, sensores de movimento e acelerômetros), testes na bicicleta ergométrica, de esteira e de degrau (aplicados em crianças, jovens, adultos e idosos sem restrição para deambulação). Os principais instrumentos indiretos são a calorimetria indireta, autorrelatos, questionários, observações comportamentais e de levantamentos das atividades físicas (empregados em jovens, adultos e idosos) (MCARDLE; KATCH; KATCH, 2001; ACSM, 2014)O acelerômetro é um instrumento que permite a avaliação direta do nível de atividade física, consistindo em um dispositivo eletrônico portátil que mensura a aceleração do movimento corporal, quantificando a frequência, duração e intensidade das atividades físicas realizadas no dia-dia (CAFRUNI et al., 2012).

Considerando que a obesidade apresenta como fator associado o sedentarismo e que este é pouco estudado em mulheres com obesidade grave, esse estudo pretende identificar as variáveis sociodemográficas e de composição corporal relacionadas ao sedentarismo nestas mulheres.

Equipe do Projeto

Nome Função no projeto Função no Grupo Tipo de Vínculo Titulação
Nível de Curso
ADEMIR SCHMIDT
Email: ademir@pucgoias.edu.br
Pesquisador Pesquisador [professor] [doutor]
CAMILA KELLEN DE SOUZA CARDOSO
Email: camilacardoso_nut@hotmail.com
Pesquisador Pesquisador [professor] [doutor]
ERIKA APARECIDA DA SILVEIRA
Email: erikasil@terra.com.br
Pesquisador Pesquisador Externo [externo] [doutor]
PRISCILA VALVERDE DE OLIVEIRA VITORINO
Email: pvalverde@pucgoias.edu.br
Coordenador Líder [professor] [doutor]
RAYSSA MARTINS DE OLIVEIRA
Email: rayssa_martins2010@hotmail.com
Pesquisador Estudante [] []
RENAN BORGES MADEIRA PECLAT
Email: renanborgesm@gmail.com
Pesquisador Estudante [] []
WEIMAR KUNZ SEBBA BARROSO DE SOUZA
Email: sebbabarroso@gmail.com
Pesquisador Pesquisador Externo [externo] [doutor]