Detalhes do Projeto de Pesquisa

AVALIAÇÃO DA SENSIBILIDADE E ESPECIFICIDADE DE INSTRUMENTOS PARA DIAGNÓSTICOS DE TRANSTORNO DE DÉFICIT DE ATENÇÃO E HIPERATIVIDADE

Dados do Projeto

455

AVALIAÇÃO DA SENSIBILIDADE E ESPECIFICIDADE DE INSTRUMENTOS PARA DIAGNÓSTICOS DE TRANSTORNO DE DÉFICIT DE ATENÇÃO E HIPERATIVIDADE

2019/1 até 2021/2

ESCOLA DE CIÊNCIAS SOCIAIS E DA SAÚDE

GRUPO DE PESQUISA EM AVALIAÇÄO E INTERVENÇÄO PSICOLÓGICA EM SAÚDE

Avaliação Psicológica e Neuropsicológica em saúde

DANIELA SACRAMENTO ZANINI

Resumo do Projeto

O Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) é apresentado como uma desordem neurológica de alta prevalência em crianças e adolescentes, causando prejuízos importantes no funcionamento dos indivíduos acometidos. Por ter uma etiologia multifatorial, e ser uma síndrome neurocomportamental, caracterizada por um nível inadequado de atenção em relação ao esperado para a idade, sua avaliação é complexa e não existe um instrumento desenvolvido com esse objetivo. O presente estudo tem por objetivo avaliar a sensibilidade e especificidade da Escala de Inteligência Weschler para Crianças ¿ 4º Edição (WISC-IV) e do Teste de Cinco Dígitos (FDT) no diagnóstico de TDAH. Pretende-se ainda descrever o desempenho de crianças com TDAH, comparando-as com crianças sem qualquer transtorno. Participarão do estudo, oitenta crianças, divididas em dois grupos, sendo eles, clínico e de controle. O grupo clínico será constituído por quarenta crianças, entre oito e dez anos, diagnosticadas com TDAH. Serão utilizados os testes WISC IV e FDT e observações clínicas. Os dados serão analisados usando o SPSS e as análises estatísticas pertinentes.

Objetivos

O presente estudo tem por objetivo avaliar a sensibilidade e especificidade da Escala de Inteligência Weschler para Crianças – 4º Edição (WISC-IV) e do Teste de Cinco Dígitos (FDT) no diagnóstico de TDAH. Pretende-se ainda descrever o desempenho de crianças com TDAH, comparando-as com crianças sem qualquer transtorno. 

Justificativa

O estudo pode ser justificado pela importância em visualizar a confiabilidade do teste em avaliar aquilo que pretende, considerando assim, as implicações sociais e clínicas que o diagnóstico de Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade pode causar na vida da criança. A alta incidência do transtorno de desenvolvimento, apresentado por Wagner, Rohde e Trentini (2016), torna-se relevante na investigação de instrumentos que tornem o processo diagnóstico simplificado e confiável. 

Equipe do Projeto

Nome Função no projeto Função no Grupo Tipo de Vínculo Titulação
Nível de Curso
DANIELA SACRAMENTO ZANINI
Email: dazanini@yahoo.com
Coordenador Líder [professor] [doutor]