Detalhes do Projeto de Pesquisa

A HIPERMODERNIDADE: TEORIAS ESTÉTICAS E OBRAS DE ARTES DO CINEMA, DA LITERATURA, DA PINTURA, DAS ARTES VISUAIS E DAS NARRATIVAS GRÁFICAS

Dados do Projeto

441

A HIPERMODERNIDADE: TEORIAS ESTÉTICAS E OBRAS DE ARTES DO CINEMA, DA LITERATURA, DA PINTURA, DAS ARTES VISUAIS E DAS NARRATIVAS GRÁFICAS

2018/1 até 2022/1

ESCOLA DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES E HUMANIDADES

ESTUDOS DA LITERATURA

CORRENTES CRÍTICAS CONTEMPORÂNEAS

MARIA APARECIDA RODRIGUES

Resumo do Projeto

A proposta é estudar, apresentar e realizar as investigações sobre as teorias da hipermodernidade tais como apresentados pelos filósofos Gilles Lipovetsky e Jean Baudrillard, este a respeito da teoria do Simulacro e Simulação. Os postulados teóricos serão acrescidos pelas abordagens críticas de Nícolas Bourriaud sobre as trocas sociais em rede e o modus operandi de a arte contemporânea estabelecer relações comunicacionais, apresentadas em sua obra Estética relacional, bem como, as noções de Gilles Deleuze e Félix Guatarri sobre o rizoma como modo composicional da obra de arte de agora ... agora. A pesquisa terá como focalização o estudo, a princípio das teorias sobre a hipermodernidade e as noções de simulação, propostas, respectivamente, por Lipovetsky e Baudrillard. Destacando-se do primeiro, entre outros, o individualismo, o processo de personalização e o vazio. E, do segundo, as ideias de dissimulação, simulacro e simulação. Toma-se por base, do primeiro, duas de suas obras: A era do vazio e Os tempos hipermodernos. Enquanto na primeira obra, o foco está no individualismo contemporâneo, destrinchando sua estrutura e operação; na segunda, aquilo que Lipovetsky chamou pós-modernidade é revisto, passando a entendê-la como um momento transitório para a hipermodernidade. Esta segunda obra traça nova conceituação diante da realidade que se apresenta, superando, assim, o tema pós-modernidade. O pensador defende que a partir dos anos 1980, situamo-nos na hipermodernidade, caracterizada por hiperconsumo, hipernarcisismo, hipercapitalismo e hiperindividualismo. Destacam-se de Jean Baudrillard as percepções da modernidade centrada na dissimulação e da hipermodernidade focalizada na simulação na qual está previsto a desreferencialização dos objetos e a consequente hiper-realização das coisas e dos seres, pressupondo a virtualização da vida. O corpus serão obras artísticas do Cinema, da Literatura, da Pintura e das Artes Visuais e das Narrativas Gráficas. Palavras-chaves: Teoria Literária. Literatura. Estéticas comparadas. Modernidade e Hipermodernidade.

Objetivos

OBJETIVO GERAL:

Estudar as teorias da hipermodernidade, considerando as teorias estéticas da modernidade em suas três fases: modernidade stricto sensu, pós-modernidade e hipermodernidade a partir da análise de obras da literatura, do cinema, da pintura, das narrativas gráficas, das artes visuais de um modo geral, da moda e do designer.



OBJETIVOS ESPECÍFICOS:

  • Estudas as teorias do estético e do transestético e relacioná-las às obras de arte.
  • Estudar as artes contemporâneas a fim de reconhecer o elo dessas artes com a realidade social do século XX e XXI.
  • Reconhecer a aproximação criativa de diferentes formas de arte e as tendências criativas do século XXI.
  • Esboçar uma prévia teoria sobre as artes do século XXI.






Justificativa

A importância deste estudo se deve ao conhecimento das teorias estéticas da modernidade, pós-modernidade e a possível definição do que seja a arte de agora: a hipermodernidade. Essas delimitações permitem ao crítico de artes ter ciência do objeto analisado e das teorias que lhes dão suporte. O ajuizamento crítico é uma faca de vários gumes, porém não dissociado de uma lógica crítica que reverbera o conceito de “verdade” em arte.





Equipe do Projeto

Nome Função no projeto Função no Grupo Tipo de Vínculo Titulação
Nível de Curso
ELIZETE ALBINA FERREIRA
Email: elizete@pucgoias.edu.br
Pesquisador Pesquisador [professor] [doutor]
MARIA APARECIDA RODRIGUES
Email: mariacidarodrigues2013@gmail.com
Coordenador Líder [professor] [doutor]