Detalhes do Projeto de Pesquisa

O USO DE PROVÉRBIOS PELO SÁBIO POPULAR JESUS DE NAZARÉ

Dados do Projeto

433

O USO DE PROVÉRBIOS PELO SÁBIO POPULAR JESUS DE NAZARÉ

2018/2 até 2024/2

ESCOLA DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES E HUMANIDADES

RELIGIÃO, TEOLOGIA E SOCIEDADE

TEOLOGIA, BÍBLIA E RELIGIÃO

VALMOR DA SILVA

Resumo do Projeto

Pesquisa provérbios, ditos e expressões proverbiais colocados na boca do sábio popular Jesus de Nazaré, a partir dos evangelhos sinóticos. Nesse sentido, insere Jesus na tradição sapiencial de Israel, como quem valoriza os elementos da vida diária, através de comparações e metáforas, para sacudir sua audiência e provocar reflexão em vista de novas atitudes. Com base nas fontes bíblicas e nos instrumentos de análise dos textos, estabelece o diálogo com estudos recentes sobre a pessoa de Jesus histórico, visto como profeta itinerante e sábio popular, inserido na realidade histórica e social do seu povo. Toma como referencial teórico, além da exegese e hermenêutica bíblicas, os conceitos de sabedoria e cultura popular. Espera-se, com isso, contribuir com diversas áreas de interesse convergentes, em torno à pessoa histórica de Jesus de Nazaré, às fontes literárias e culturais dos evangelhos, à tradição da sabedoria e aos ditos e provérbios populares.

Objetivos

3.1. Objetivo Geral

Analisar o uso de provérbios, ditos e expressões proverbiais por parte do sábio popular Jesus de Nazaré, a partir dos evangelhos sinóticos.


3.2. Objetivos Específicos

3.2.1. Discutir as teorias sobre a identidade do Jesus histórico, reconhecido como profeta itinerante e sábio popular.

3.2.2. Elencar os dados, a partir dos evangelhos sinóticos, que demonstrem o uso de provérbios, ditos e expressões proverbiais na boca de Jesus.

3.2.3. Verificar as fontes bíblicas, culturais e sociais das quais Jesus se serve para compor seus ditos, expressões e parábolas.

3.2.4. Comparar os ditos dos evangelhos sinóticos com os provérbios da Bíblia Hebraica, especificamente com o livro bíblico de Provérbios.

3.2.5. Contribuir com a compreensão de características da cultura moderna, a partir das fontes históricas do cristianismo, com base na pessoa de Jesus de Nazaré.

Justificativa

A importância histórica de Jesus Cristo para a humanidade e, especialmente, para a cultura ocidental, é de suma relevância. Sobre a pessoa de Jesus fundamenta-se o cristianismo que, por sua vez, constrói conceitos, molda comportamentos, direciona políticas e estabelece atitudes religiosas. Ao buscar a fonte última, chega-se a uma pessoa concreta, cujas palavras e ações são testemunhadas pelos livros do Novo Testamento, principalmente pelos evangelhos sinóticos de Mateus, Marcos e Lucas.

Equipe do Projeto

Nome Função no projeto Função no Grupo Tipo de Vínculo Titulação
Nível de Curso
MARIOSAN DE SOUSA MARQUES
Email: mariosansousa@hotmail.com
Pesquisador Pesquisador [professor] [doutor]
VALMOR DA SILVA
Email: lesil@terra.com.br
Coordenador Pesquisador [professor] [doutor]