Detalhes do Projeto de Pesquisa

CHICA MACHADO: UM DISCURSO QUE NÃO QUER CALAR

Dados do Projeto

426

CHICA MACHADO: UM DISCURSO QUE NÃO QUER CALAR

2017/1 até 2021/2

ESCOLA DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES E HUMANIDADES

EDUCAÇÃO, HISTÓRIA, MEMÓRIA E CULTURAS EM DIFERENTES ESPAÇOS SOCIAIS

Escola, História, Memória e Cultura Escolar

ADÉLIA FREITAS DA SILVA

Resumo do Projeto

Este Projeto visa investigar se a narrativa Chica Machado funciona como estratégia comunicativa de representação do cocalense e, ou de Cocal e se, mesmo passados mais de dois séculos da existência dessa escrava, a narrativa oral ainda se faz presente no imaginário desse povo e se rege comportamentos. Cocal foi uma das últimas grandes minas descobertas em Goiás, por volta de 1750. Foi também cenário do romance ¿Chica Machado: um mito goiano. Para Eliade (1972) e Diurand (1998), ¿essas são característica de mito.¿ Após 15 anos, tal narrativa continua intrigando e encantando. Com isso, propõe-se, através deste projeto, um estudo feito com base na narrativa Chica Machado que compreende leitura, escrita, oralidade, linguagem, memória, imaginário afrodescendência, história de Goiás, ciclo do ouro, escravidão. sociedade, gastronomia, dentre muitas outras possibilidades. Trata-se de um projeto guarda-chuva que abarca várias temáticas. Inicialmente, este projeto pretendeu observar o fenômeno apenas na escola Santa Cecília, região do Rio Vermelho em Cocal, porém, após visita na região em julho de 2017, verificou-se a necessidade de alcançar também as demais escolas da região. Por ser um projeto guarda-chuva, observar-se-á os estudos de: Antunes, I. (2010-2013), Bagno, M. (2015), Possenti, Sírio(2012), Marchuschi (2005-2008), André, M. E. D.A. (1995), Babo, M. A.; Mourão, J.A. (2001), Barros, D. M. (2011); Bortoni-Ricardo, S. M. (2008), Cintra, L; Cunha (2013), Camara Júnior, J. M. (2009), Creswell, J. W. (2007), Eliade, M.(1972), Endruweit, M.L. (2008), Faraco, C. A. (2014), Fávero, L. L.(2009), Freire, Paulo (1984), Köche, V. S. (2000-2012-2015), Koch, I.V. (2015-2016), Lótman, I. (1981), Martina, M. H. (1994), Moraes (2016), Motta-Roth (2010), Moita Lopes, (2006-2013), Rajagopallan (2010), Santaella (2004), SILVA (2014), Yunes, E. (2016), dentre outros.

Objetivos

Identificar o grau de conhecimento acerca do mito Chica Machado, da história desse povo, memória cultural e história de Goiás, principalmente, no período aurífero.

Objetivos Específicos

- Observar se há e quais são as principais informações sobre as narrativas e conhecidas pelos alunos;

- verificar a narrativa Chica Machado está presente e se sofreu alguma modificação após a inserção da TV, CEL e Internet;

- observar se o aluno tem consciência da importância de manutenção do mito como patrimônio imaterial do cocalense.

- verificar se há, entre eles, alguma estratégia de reprodução e manutenção do mito na região;

- verificar se há concorrência entre a narrativa aqui em questão e alguma outra ainda não identificada.

Justificativa

Este projeto se justifica pelo fato de poder contribuir para o desenvolvimento do conhecimento acerca da cultura cocalense, consequentemente a cultura goiana representada por uma comunidade que traz história secular de um passado glorioso e suas transformações sob o signo da globalização (Tempos midiáticos), mediante descaso político e carência de pesquisa na área. O fato de o projeto estar ligado à educação escolar também se faz necessário, uma vez que, pode conscientizar gerações futuras quanto à história de seu povo e isto contribui, inclusive, para a melhoria da saúde emocional do indivíduo adulto.

Equipe do Projeto

Nome Função no projeto Função no Grupo Tipo de Vínculo Titulação
Nível de Curso
ADÉLIA FREITAS DA SILVA
Email: adeliacultura1@hotmail.com
Coordenador Pesquisador [professor] [mestre]
SIMONE CRISTINA SCHMALTZ DE REZENDE E SILVA
Email: simoneschmaltz@gmail.com
Pesquisador Pesquisador [professor] [mestre]