Detalhes do Projeto de Pesquisa

PREVALÊNCIA, FATORES ASSOCIADOS E DESEMPENHO DE TESTES DIAGNÓSTICOS PARA VAGINOSE BACTERIANA E INFECÇÕES GENITAIS EM MULHERES ATENDIDASEM AMBULATÓRIO DE GINECOLOGIA PREVENTIVA

Dados do Projeto

423

PREVALÊNCIA, FATORES ASSOCIADOS E DESEMPENHO DE TESTES DIAGNÓSTICOS PARA VAGINOSE BACTERIANA E INFECÇÕES GENITAIS EM MULHERES ATENDIDASEM AMBULATÓRIO DE GINECOLOGIA PREVENTIVA

2019/1 até 2020/2

ESCOLA DE CIÊNCIAS MÉDICAS E DA VIDA

MARCADORES MOLECULARES EM SAÚDE E DOENÇA

MARCADORES MOLECULARES ASSOCIADOS AO DIAGNÓSTICO DE INFECÇÕES SEXUALMENTE TRANSMISSÍVEIS

VERA APARECIDA SADDI

Resumo do Projeto

O câncer de mama é o mais frequente em mulheres e representa a segunda principal causa de morte por câncer na população feminina. No Brasil, 57.120 casos novos de câncer de mama são estimados em 2014, com um risco médio de 56 casos a cada 100 mil mulheres. As estatísticas mostram que no ano de 2014 são esperados 1.500 casos novos no Estado de Goiás e que o câncer de mama é o terceiro mais incidente no Estado. Em Goiânia, 210 novos casos de câncer de mama foram estimados para 2014, com risco previsto de 65,7 casos para cada 100.000 habitantes. Cerca de 20% dos carcinomas de mama são classificados como triplo-negativos, que apresentam mau prognóstico, padrão inicial de metástase agressivo e relativa falta de alvos terapêuticos. Utilizando métodos de PCR em tempo real e imuno-histoquímica, o presente estudo visa avaliar a expressão de micro RNAS (miRNAs) potencialmente associados à regulação do gene BRCA1, bem como as possíveis associações entre a expressão desses marcadores e os aspectos clínicos e prognósticos dos carcinomas triplo-negativos. Os casos a serem analisados serão selecionados a partir de amostras de biópsias e peças cirúrgicas incluídas em parafina, obtidas de pacientes diagnosticados com carcinomas de mama triplo-negativos e não triplo-negativos, provenientes do Setor de Anatomia Patológica do Hospital Araújo Jorge. Os dados clínicos serão colhidos a partir prontuários das respectivas pacientes. Os resultados esperados visam a melhor compreensão de mecanismos moleculares associados ao comportamento mais agressivo dos carcinomas triplo-negativos, bem como a identificação de alvos moleculares específicos (miRNAs), passíveis de serem usados em estudos clínicos posteriores.

Objetivos

Objetivo Primário:

Estimar a prevalência, os fatores associados e o desempenho dos métodos diagnósticos para as infecções genitais de transmissão sexual em mulheres em ambulatório de ginecologia preventiva.


Objetivos Secundários:

  • Estimar a prevalência de anormalidades citológicas, da vaginose bacteriana e das infecções por cândida, TV NG, CT e HPV. 


  • Identificar os fatores sócio-demográficos, comportamentais e obstétricos associados às anormalidades citológicas, à vaginose bacteriana e ás infecções genitais por cândida, TV, NG, CT e HPV.


  • Avaliar a associação entre as anormalidades citológicas e as infecções pelo HPV, CT e NG.


  • Avaliar o grau de concordância e a acurácia entre o diagnóstico de VB e Cândida sp pelos métodos clínico, citológico, pelo exame a fresco e corado da secreção vaginal. 


  • Avaliar o grau de concordância e a acurácia do diagnóstico das infecções por TV, CT e NG pelos métodos clínico, citológico, molecular e pela bacterioscopia.





Justificativa

As infec'ões sexualmente transmissíveis (IST) constituem importante problema de saúde pública, pela elevada prevalência; pelo elevado percentual de infecções assintomáticas; pelas taxas elevadas de complicações; pela a facilitação da carcinogênese cervical e pelo o aumento na transmissibilidade do HIV. Vários métodos de diagnóstico diferentes estão disponíveis para cada uma delas. Porém, conhecer a prevalência os fatores associados e o desempenho dos métodos diagnósticos, em mulheres assintomáticas, encaminhadas a serviço público de prevenção fornecerá evidências que possibilitarão avaliar as políticas de saúde pública atuais e planejar intervenções apropriadas destinadas à prevenção, diagnóstico e ao controle destas infecções.

Equipe do Projeto

Nome Função no projeto Função no Grupo Tipo de Vínculo Titulação
Nível de Curso
VERA APARECIDA SADDI
Email: verasaddi@gmail.com
Coordenador Líder [professor] [doutor]